Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Mamelodi Sundowns – A dinastia dourada da África do Sul

Mamelodi Sundowns – A dinastia dourada da África do Sul

Mamelodi Sundowns – A dinastia dourada da África do Sul

CraquesCraques|

Fundado no último ano da década de 70, o Mamelodi Sundowns Football Club é muito mais do que uma potência desportiva do futebol africano. É o reflexo da excelência, da modernidade e da ambição sem limites. Conhecidos como os “Brazilians de África” pelas suas cores e estilo de jogo, os Sundowns são, hoje, um dos nomes mais temidos do futebol africano, seja dentro ou fora de portas.

O percurso dos Mamelodi Sundowns tem sido marcado por um crescimento constante desde a sua fundação. O clube é o mais titulado da Premier Soccer League sul-africana, com 15 títulos de campeão nacional, incluindo um domínio quase absoluto na última década, onde se sagrou, então, octocampeão da África do Sul. A era moderna do clube, iniciada em 2004, após a compra pelo investidor bilionário Patrice Motsepe, transformou os Sundowns num modelo de gestão, desenvolvimento e investimento sustentado. Para além dos títulos da liga, o clube venceu, ainda, 7 Taças da África do Sul, várias Taças da Liga e Supertaças nacionais, consolidando, então, o seu estatuto e hegemonia no país. Mamelodi Sundowns – A dinastia dourada da África do Sul.

Mas o Mamelodi Sundowns não se limita ao palco doméstico. Em 2016, o clube conquistou a sua primeira Liga dos Campeões da CAF, derrotando o Zamalek, do Egito, por 3-1 na final. E, desde então, o clube tornou-se uma presença regular nas fases finais da Champions Africana. Somando várias presenças nos quartos-de-final e meias-finais. Em 2023, venceu, então, a primeira edição da Superliga Africana (African Football League), reforçando ainda mais o seu estatuto de elite.

Mundial de Clubes: da estreia à afirmação

A conquista da Liga dos Campeões de África, em 2016, levou os Sundowns à sua primeira participação no Mundial de Clubes da FIFA nesse mesmo ano, no Japão. Apesar de ter feito uma campanha discreta, o clube deixou, então, boas indicações e ganhou experiências valiosas para o futuro.

A participação no Mundial de Clubes de 2016 ficou aquém das expetativas mas foi valiosa

Em 2025, regressaram ao palco mundial com outro estatuto. Integrados no novo formato do torneio, os Mamelodi Sundowns mostraram-se competitivos e organizados. Inseridos no Grupo E, enfrentaram clubes como o Fluminense, o Borussia de Dortmund e o Ulsan Hyundai. A equipa do português Miguel Cardoso só perdeu o embate frente ao gigante alemão, marcando assim uma posição bastante forte no torneio.

Um estilo que encanta

Sob o comando técnico de Miguel Cardoso, os Sundowns têm apostado, então, num futebol ofensivo, técnico e rápido, inspirado no modelo brasileiro. Jogadores como Iqram Rayners, Lebo Mothiba, Ronwen Williams ou Lucas Ribeiro são autênticas personificações dessa filosofia moderna, com qualidade individual e consciência táctica ao mais alto nível.

Miguel Cardoso guiou o Mamelodi Sundowns à conquista do seu oitavo campeonato consecutivo

Além disso, o clube é pioneiro em África no uso de análise de dados, infraestruturas de elite e academias de formação de excelência, o que lhe garante uma base sólida para continuar a dominar na África do Sul mas também o continente africano nos próximos anos.

Equipa do Mamelodi deixou uma excelente imagem neste novo Mundial de Clubes da FIFA

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados