O Sport Clube Mirandela apenas precisou de 16 jornadas para se tornar campeão da Divisão de Honra da AF Bragança. Uma temporada depois de terem sido rebaixados, o clube presidido por Carlos Correia já carimbou a presença no Campeonato de Portugal na próxima temporada. O Mirandela volta aos nacionais em grande estilo.
Ao leme da equipa está Daniel Ferreira, que foi campeão pela primeira vez enquanto treinador de uma equipa sénior. O Mirandela conquistou algo muito especial, ainda não perdeu qualquer jogo, e tem recebido o apoio dos adeptos alvi-negros, que seguem a equipa para todo o lado.
Em declarações ao Craques.pt, Ronaldo Cruz, o melhor marcador da divisão (13 golos em 13 jogos) justifica este feito com a “união e a força do grupo”. “Toda a gente tem remado para o mesmo lado. Somos uma grande família”, acrescentou.
Ao longo da temporada, os mirandelenses cumpriram então 20 jogos, entre o campeonato e a Taça da AF Bragança, e os piores resultados foram três empates… assim conseguindo uma temporada muito proveitosa no Estádio São Sebastião.
O camisola 9 admite, então, que alcançar este feito foi “muito gratificante” e que o objetivo de subirem de divisão está “alcançado” com todo o mérito.
Normalmente diz-se que uma grande equipa começa por ter um grande guarda-redes – embora também seja o caso do Mirandela – o cabeça-de-cartaz desta temporada foi Ronaldo Cruz, o goleador da equipa, brasileiro de 26 anos.
Com este nome… só podia ser craque, brincam os transmontanos. “Eu sou de 1998. Nesse ano, de Mundial, o Ronaldo ‘fenómeno’ estava no auge. Toda a minha família gosta de futebol e o meu nome veio daí”, revelou.
O camisola 9 dos mirandelenses é o melhor marcador da divisão e além de treinar no clube durante as manhãs ainda tem um part-time à tarde. Na retina estão os 15 golos em 16 jogos, sendo que nas suas 13 partidas do campeonato marcou 13 vezes.
Ronaldo sublinha, ainda, que este objetivo não se alcança sozinho: “Sem a equipa não chegava lá”.
O avançado, de 26 anos, está a viver uma boa temporada nos alvi-negros mirandelenses e admite, então, que “o momento está a ser o melhor possível”. “A bola tem chegado com qualidade e eu tenho aparecido no momento certo para finalizar. É como eu costumo dizer: Quando a fase está boa, a bola até pode bater em mim que vai entrar na baliza”, brinca.
A ambição transmontana dá pano para mangas. O melhor marcador deu o mote para que ainda haja mais um jogo nesta reta final de temporada: “Ainda há mais para conquistar! O principal já está, mas ainda há a Taça. Vamos atrás da dobradinha”.
A próxima partida vai ser a segunda mão da meia-final da Taça da AF Bragança, em casa, frente ao Macedo de Cavaleiros. O primeiro jogo, de dia 30, terminou 1-1 no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros. Curiosamente, os golos do jogo foram marcados por homónimos de dois craques: Ronaldo e… Mantorras.
Ronaldo Cruz admite, então, que a equipa está a fazer uma “época fantástica” e admite que o objetivo é ficar “na memória do Mirandela”. Para isso, os jogadores vão fazer de “tudo para estar na final da Taça”.
Depois da maioria dos jogos da 1.ª eliminatória terminarem na semana passada, este fim-de-semana ainda contou com quatro jogos. Todos estes encontros têm algo em comum: goleadas. Nestes quatro jogos de dia 5, 6 e 7 de setembro houve 25 golos! Este cenário de resultados expressivos sublinha a imprevisibilidade e a emoção que a Taça [...]
O futebol faz-se momentos que desafiam a lógica e que se eternizam na memória dos adeptos. Um dos grandes momentos do futebol fez 30 anos a 6 de setembro, quando o lendário guarda-redes colombiano protagonizou um movimento ‘escorpião’ na baliza ao serviço da Colômbia. A sua acrobática e audaciosa defesa não só evitou um golo, [...]
Em dia de Hungria-Portugal, o Craques falou com o defesa-central do Florgrade, internacional sub-19 dos magiares. Nasceu em Budapeste mas vive com os avós portugueses e vai dividir-se no jogo de mais logo. "Para mim, que sou 50/50 português e húngaro, vai ser difícil. Mas acho que Portugal vai ganhar 2-1", avisa. Aos 19 anos, [...]
O presidente e alguns adeptos do Carapinheirense ajudaram às obras de remodelação do estádio. Um deles pintou o emblema do clube numa fachada do recinto. É, por norma, nos clubes mais desconhecidos que surgem as melhores histórias de associativismo. No Carapinheirense, que milita na divisão de elite da distrital de Coimbra, o presidente e alguns [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.