Novo equipamento do Celta promete reconquistar Vigo

CraquesCraquesFutebol4 dias atrás63 Visualizações

Marián Mouriño, presidente do Celta de Vigo, anunciou uma “surpresa” para homenagear a Reconquista de Vigo, em 1809. Nesta próxima jornada, a equipa azul-celeste vai trocar a sua cor tradicional pelo preto e branco, com muitos símbolos associados à libertação da cidade galega das invasões Napoleónicas.

Inspirada na música “Oliveira de Cen Anos”, hino do centenário do clube, o design das 1809 camisolas disponibilizadas ao público reflete o orgulho e a identidade galegas. O novo equipamento do Celta promete reconquistar Vigo. A camisola, desenhada pela Hummel em colaboração com a Late Checkout, é predominantemente preta e apresenta no símbolo do clube uma oliveira com raízes de prata e o castelo de San Sebastián.

Para os celestes, este limitado lote de camisolas disponíveis vai ser reduzido face ao amor que têm pela região e pelos significados que nela estão incluídos.

Iago Aspas é a principal referência do Celta de Vigo nas últimas épocas Foto: Celta Vigo

A música do coração celtista

A “Oliveira dos Cen Anos”, escrita por C. Tangana, em 2023, para o 100º aniversário do Celta de Vigo, rapidamente entrou nas veias celtistas. Atualmente, é entoada antes do apito inicial, em todos os jogos no Balaídos. Na letra estão, então, incluídos detalhes com os quais os galegos da região de Pontevedra se identificam, pois ligam o clube, a cidade e a massa adepta.

Entre três minutos de canção, são exaltadas as oliveiras, dos mais importantes símbolos da cidade espanhola, a paixão pela região, referida nas ondas do mar, e o amor azul celeste.

Paixão galega por um dos seus principais símbolos Foto: Celta Vigo

A “surpresa” para o próximo jogo

Em declarações à Radio Galega, durante o ‘Cocido Galego de Lalín’, uma festa numa aldeia da região, a presidente do Celta de Vigo, Marián Mouriño, revelou que haveria uma “surpresa” para o jogo frente ao Las Palmas. O jogo será amanhã, às 20 horas, no Balaídos, casa do Celta.

Essa surpresa foi um equipamento especial cheio de simbologia da cidade e da região. Este homenageia a reconquista da cidade aos franceses, durante a Guerra da Independência Espanhola (1808-1814). Num estilo retro, é possível, então, ver que não consta o símbolo habitual do Celta de Vigo. No seu lugar existe um brasão, em veludo, criado em sintonia com a “Oliveira dos Cen Anos”.

Nele, é possível ver a oliveira, importante na cidade de Vigo, com raízes de prata (tal como na canção), o Castelo de San Sebastián, uma fortaleza em Vigo, do século XVII, e o símbolo do Celta, a preto.

Nas costas, acima do nome e do número, aparece a bandeira da cidade. Já por dentro do pescoço da camisola surge um verso icónico da canção: “Na ledicia son celeste; Celtista non padecer”. Ou seja, “Na felicidade sou celeste; Celtista no sofrimento”. Este verso mostra que, tanto nos bons como nos maus momentos, nunca se deixa de ser celtista.

A camisola de utilização única no jogo com o Las Palmas esta segunda-feira Foto: Celta Vigo

As oliveiras não são só especiais em Vigo, mas também em todo o território português. O clube galego tem muitas ligações a Portugal, especialmente pela língua e a proximidade geográfica.

A ligação a Portugal

Recentemente, os adeptos do Celta entoaram, então, o “Grândola, Vila Morena” no estádio, depois da vitória frente ao Bétis. Uma espécie de provocação, dadas as orientações políticas extremistas dos ‘ultras’ béticos.

Há pouco menos de dois anos, os celtistas até criaram um movimento, com base num inquérito do jornal galego ‘Nós Diario’, sobre a possibilidade de o Celta de Vigo jogar na Liga portuguesa. A ideia surgiu na sequência dos muitos protestos à arbitragem espanhola.

A verdade é que não só os celtistas, mas muitos adeptos espanhóis ainda sentem muito os valores da região e a paixão pela cidade. Este equipamento promete reconquistar Vigo e todos os adeptos do Celta. Embora seja de utilização única, será lembrado por muito tempo e guardado por várias gerações.

O produto estará à venda no dia do jogo e terá o custo de 95 euros para não sócios, e 85,5€ para sócios. Vão estar também disponíveis nas lojas do clube.

Deixar uma resposta

Artigo Anterior

Artigo Seguinte

Segue-nos
  • X
  • Craques Youtube
  • Craques Instagram

Fique Informado com as Últimas e Mais Importantes Notícias

Autorizo a receção da newsletter por correio eletrónico. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade

Segue-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendência
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...