Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

O regresso do Almalaguês – a alma da Milheiriça está de volta

O regresso do Almalaguês – a alma da Milheiriça está de volta

O regresso do Almalaguês – a alma da Milheiriça está de volta

CraquesCraques|

Vinte e três anos depois, o amor à camisola voltou a fazer das suas em Almalaguês. Situada bem no coração do distrito de Coimbra, a povoação tem assistido ao renascimento do clube local, com o regresso do presidente José Manuel Luís e a formação de uma nova equipa sénior. Com Fábio José ao leme, o arranque não podia ser melhor na 3ª Distrital de Coimbra.

O Campo da Milheiriça já ansiava por este regresso há mais de duas décadas. O Almalaguês havia competido pela última vez numa distrital de Coimbra em 2001/02, mas não mais voltou a ter equipa sénior e os habitantes locais acabaram por, naturalmente, se afastar do futebol. Mas a paixão de José Manuel Luís, essa, nunca esmoreceu. O futebol faz parte da sua vida e foi por essa razão que aceitou reassumir a presidência, num projeto de 2 anos, para recuperar um clube que tem alma até no próprio nome. “Sou natural daqui. Nascido e vivido na freguesia de Almalaguês. E por amor à camisola aceitei este desafio”, contou ao Craques. O regresso do Almalaguês – a alma da Milheiriça está de volta.

Encontrados apoios, o Almalaguês quase que se refundou e encontrou, então, em Fábio José o treinador ideal para liderar um plantel… construído de raiz. Irreverência e experiência não faltam onde o mais novo é o médio Miguel Correia, de 18 anos, e o mais velho é o central Rui Daniel, de… 43.

O técnico, que já havia trabalhado em escalões de formação de diversos clubes, aceitou o desafio de treinar pela primeira vez uma equipa sénior e o arranque é de luxo. Para já, são 4 vitórias em outros tantos jogos e a liderança isolada na 3ª Distrital da AF Coimbra.

Equipa tem mostrado a alma do clube e já leva quatro vitórias consecutivas

Muita gente a querer ajudar o clube

“Formámos aqui uma equipa do zero. E disse-lhes, desde o início, que o fundamental era que todos devemos ter uma motivação especial para estar ali. De forma a podermos unir as vontades de todos e remarmos para o mesmo lado durante toda a época. E este grupo tem sido incrível. Temos um plantel extenso, mas contamos sempre com mais de 20 jogadores no treino e a dar tudo. Para mim, já se torna difícil elaborar cada convocatória”, assume Fábio José.

Fábio José é o timoneiro desta equipa

Numa equipa técnica curta, onde Fábio José conta com o adjunto Pedro Ventura e o técnico de guarda-redes Hugo Oliveira, o primeiro objetivo já está a ser atingido. “O que a direção nos pediu foi para termos uma equipa que voltasse a aproximar as pessoas do futebol e que estas se revissem nesta equipa. Nos jogos em casa temos tido sempre muita gente. Os resultados também ajudam, claro”, refere.

Mas o que impressiona o técnico, neste regresso da alma da Milheiriça, o campo de jogos, até é outra coisa. “Noto que há muita gente a querer ajudar o Almalaguês. Todos os dias, vejo pessoas novas a ajudar dentro e fora do campo. Há diretores no campo a apanhar bolas, porque não temos muita gente. Todos têm mostrado uma enorme disponibilidade”, refere o técnico.

Experiência e espírito de grupo

Esta dedicação ao “novo” Almalaguês, por puro amor à camisola, permitiu também criar um grupo especial. Onde os mais velhos são vistos como um exemplo. Casos dos centrais Rui Daniel (43 anos) e Rafael Dias (38), o médio e capitão Kazuza (37), o guarda-redes Bruno Paiva (37), o lateral João Dias (36) ou o avançado Nuno Fachada (35). “A malta é toda muito recetiva a ouvir, mesmo tendo os anos que têm de futebol. Não há quaisquer problemas a nível disciplinar”, refere o Fábio José, de 31 anos.

Rui Daniel é o elemento mais experiente do grupo

E a união do grupo é evidente. “É aqui que vemos que o Almalaguês está de volta. Nós jantamos sempre todos à sexta-feira e almoçamos ao domingo, antes dos jogos. Temos todos uma grande união e é por isso também que o grupo se criou de forma natural”, explica o jovem técnico.

Sem previsões a médio prazo

O Almalaguês arrancou, então, a todo o gás. São quatro vitórias em outros tantos jogos, mas Fabio José quer que o grupo mantenha os pés assentes no chão. “Só pensamos jogo a jogo e ganhar é sempre melhor do que perder. Mas não fazemos previsões até porque nesta 3ª Distrital, há dois grupos, passam os três primeiros de cada grupo e, depois, na fase final arranca tudo do zero outra vez. Por isso, vamos viver o momento, ganhar o próximo jogo e depois logo vemos”, atira.

Já o presidente José Manuel Luís não hesita. “A fase de promoção é o objetivo. E, ao mesmo tempo, fomentar o acesso dos adeptos ao Campo da Milheiriça. Bem como mostrarmos sempre fair-play e respeito para com as mais diversas equipas, sejam adversários ou as de arbitragem”, defende.

A Milheiriça voltou a receber a visita de muitos adeptos

“Queremos que a Milheiriça seja um local de eleição. E ainda no último jogo, o árbitro veio ter comigo e disse: ‘Já andei por muitos campos e nunca ouvi nada do que aqui ouvi hoje. É um exemplo.’ É este o espírito que nos move”, conclui.

Estreia na Taça e um legado a preservar

Amanhã, o Almalaguês recebe o Vila Nova de Anços na 2ª eliminatória da AF Coimbra e é esperada uma nova enchente no Campo da Milheiriça. “Tem sido uma agradável surpresa ver aqui umas centenas de pessoas no estádio a ver os jogos. Esperamos que assim possa continuar”, defendeu o presidente, enaltecendo ainda a “vertente cultural” que a sua direção tem procurado manter viva no clube.

Um legado que deve ser preservado. “A povoação de Almalaguês já recebeu o Prémio Europeu de Tecelagem. Mas também somos uma terra de bom vinho. É bom que haja projetos como o Craques para que se projetem terras como a nossa. Onde as dificuldades são ultrapassadas com muito esforço e nem sempre lhes é dado o merecido destaque”, explica.

José Manuel Luís voltou por amor ao Almalaguês

A finalizar, José Manuel Luís estabeleceu, então, um objetivo claro para estes dois anos de mandato. “Em dois anos queria meter esta equipa na Divisão de Honra [2ª Distrital da AF Coimbra]. Vamos ver se lá chegamos. Mas temos aqui uma equipa fantástica, vive-se aqui como uma família”, diz, orgulhoso. O regresso do Almalaguês – a alma da Milheiriça está de volta.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados