Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

O Vitória Sernache leva o seu nome muito a sério

O Vitória Sernache leva o seu nome muito a sério

CraquesCraques|

Está na AF Castelo Branco um dos dois clubes invencíveis em Portugal. Comandado por Natan Costa, o Vitória Sernache está a cumprir uma época de sonho: já é campeão, está na final da Taça distrital e assegurou lugar no Campeonato de Portugal na próxima época sem qualquer derrota até agora.

É no concelho da Sertã, na vila de Cernache do Bonjardim, que está sediado o Grupo Desportivo Vitória Sernache. É mesmo assim, não é gralha: a localidade chama-se Cernache (com C) e o clube Sernache (com S). O Vitória Sernache leva o seu nome muito a sério.

Feitas as apresentações, vamos a factos. A equipa sénior dos vermelhos e brancos já assegurou, então, o regresso aos campeonatos nacionais uma época depois de terem descido aos distritais, sagrando-se campeões da AF Castelo Branco sem qualquer derrota. O Vitória Sernache é, então, uma das duas equipas dos distritais sem derrotas até à data. A outra é o Mirandela.

O treinador Natan Costa está, então, pela primeira vez neste escalão e admite que a motivação está em “querer vencer os jogos todos”. “Há uma grande sede de vitória”, admitiu ao Craques.pt.

Jogadores, adeptos e equipa técnica comemoraram a subida de divisão no campo

O percurso foi imaculado: 21 jornadas da 1.ª Divisão da AF Castelo Branco, com 20 vitórias e um empate; duas eliminatórias e duas vitórias na Taça José Farromba, onde apenas lhe falta jogar a final, frente ao Ac. Fundão.

A única vez que a equipa de Natan Costa escorregou foi então a 26 de janeiro, no empate frente ao Águias de Moradal, em casa (1-1). O treinador revelou-nos que a resposta depois desse jogo “foi muito boa”: “Tratou-se de um jogo muito duro em que conseguimos vencer.” Referindo-se, então, a um triunfo sofrido em casa do Idanhense, por 2-1.

Jogar fora como em casa

Ao longo dos 23 jogos disputados esta temporada, a equipa do centro do País tem registado números impressionantes tanto em casa, como fora. A única diferença nos resultados dos jogos no Estádio Municipal D. Nuno Álvares Pereira e fora de portas é o empate em casa, na 17ª jornada.

Em casa, o Sernache tem 11 jogos disputados, com dez vitórias e um empate; 39 golos marcados e seis sofridos; já em 12 jogos fora de casa, regista 12 vitórias com 34 golos marcados e cinco sofridos.

Mesmo com mais jogos feitos longe do D. Nuno Álvares Pereira, a equipa do distrito de Castelo Branco apresenta um registo defensivo melhor do que em casa. Nos jogos dentro da fortaleza cernachense tem-se verificado uma maior veia goleadora. O segredo esteve nas “boas reações da equipa”, porque mesmo nos três jogos em que estiveram em desvantagem os jogadores reagiram “com equilíbrio emocional, segurança e confiança”, sublinha o treinador.

Voz do líder

O treinador Natanael Costa, de 46 anos, aceitou no início da época o desafio de liderar a equipa neste escalão. “Acreditei no projeto e nas pessoas que me convidaram. Desci um escalão competitivo porque também tenho confiança em mim e acreditei que o clube pode ser estável e reconhecido nos quadros nacionais.”

Natanael Costa aceitou, então, baixar um escalão para levar o Vitória de Sernache ao título

Por ter experiência em patamares mais altos, o técnico, com licenciatura, mestrado e curso UEFA A, sabe que para o trabalho ser “reconhecido e reparado” neste escalão, o trabalho tem mesmo de ser “muito acima da média”. E depois a “invencibilidade é uma consequência do trabalho.”

O treinador afirmou que, mesmo depois de uma pré-época curta, o plantel mostrou-lhe desde cedo que podiam “fazer uma grande temporada”, algo que veio a acontecer, dado que as vitórias nas últimas duas temporadas não chegam, então, às do Vitória em 2024/25.

A marca de invencíveis

Faltam, então, quatro jogos para o fim da época, sendo um deles a final da Taça José Farromba, frente ao Académico do Fundão. Ainda assim, Natan Costa desvia o foco deste jogo porque “o primeiro objetivo é o próximo jogo”, frente ao Atalaia do Campo, no próximo fim-de-semana (dia 19).

Além destes dois objetivos, o treinador ainda apontou uma terceira meta: “A invencibilidade tornou-se um objetivo, mas só depois de ganhar o próximo jogo e de conquistar a Taça. Queremos deixar a marca de invencíveis”.

Para o Vitória Sernache alcançar este objetivo, o treinador quer mostrar que é líder de uma equipa “diferente das outras”. “Falta pouco para terminar e quero mostrar que não estamos relaxados depois de termos sido campeões. Queremos manter este registo”, finalizou.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados