É no concelho da Sertã, na vila de Cernache do Bonjardim, que está sediado o Grupo Desportivo Vitória Sernache. É mesmo assim, não é gralha: a localidade chama-se Cernache (com C) e o clube Sernache (com S). O Vitória Sernache leva o seu nome muito a sério.
Feitas as apresentações, vamos a factos. A equipa sénior dos vermelhos e brancos já assegurou, então, o regresso aos campeonatos nacionais uma época depois de terem descido aos distritais, sagrando-se campeões da AF Castelo Branco sem qualquer derrota. O Vitória Sernache é, então, uma das duas equipas dos distritais sem derrotas até à data. A outra é o Mirandela.
O treinador Natan Costa está, então, pela primeira vez neste escalão e admite que a motivação está em “querer vencer os jogos todos”. “Há uma grande sede de vitória”, admitiu ao Craques.pt.
O percurso foi imaculado: 21 jornadas da 1.ª Divisão da AF Castelo Branco, com 20 vitórias e um empate; duas eliminatórias e duas vitórias na Taça José Farromba, onde apenas lhe falta jogar a final, frente ao Ac. Fundão.
A única vez que a equipa de Natan Costa escorregou foi então a 26 de janeiro, no empate frente ao Águias de Moradal, em casa (1-1). O treinador revelou-nos que a resposta depois desse jogo “foi muito boa”: “Tratou-se de um jogo muito duro em que conseguimos vencer.” Referindo-se, então, a um triunfo sofrido em casa do Idanhense, por 2-1.
Ao longo dos 23 jogos disputados esta temporada, a equipa do centro do País tem registado números impressionantes tanto em casa, como fora. A única diferença nos resultados dos jogos no Estádio Municipal D. Nuno Álvares Pereira e fora de portas é o empate em casa, na 17ª jornada.
Em casa, o Sernache tem 11 jogos disputados, com dez vitórias e um empate; 39 golos marcados e seis sofridos; já em 12 jogos fora de casa, regista 12 vitórias com 34 golos marcados e cinco sofridos.
Mesmo com mais jogos feitos longe do D. Nuno Álvares Pereira, a equipa do distrito de Castelo Branco apresenta um registo defensivo melhor do que em casa. Nos jogos dentro da fortaleza cernachense tem-se verificado uma maior veia goleadora. O segredo esteve nas “boas reações da equipa”, porque mesmo nos três jogos em que estiveram em desvantagem os jogadores reagiram “com equilíbrio emocional, segurança e confiança”, sublinha o treinador.
O treinador Natanael Costa, de 46 anos, aceitou no início da época o desafio de liderar a equipa neste escalão. “Acreditei no projeto e nas pessoas que me convidaram. Desci um escalão competitivo porque também tenho confiança em mim e acreditei que o clube pode ser estável e reconhecido nos quadros nacionais.”
Por ter experiência em patamares mais altos, o técnico, com licenciatura, mestrado e curso UEFA A, sabe que para o trabalho ser “reconhecido e reparado” neste escalão, o trabalho tem mesmo de ser “muito acima da média”. E depois a “invencibilidade é uma consequência do trabalho.”
O treinador afirmou que, mesmo depois de uma pré-época curta, o plantel mostrou-lhe desde cedo que podiam “fazer uma grande temporada”, algo que veio a acontecer, dado que as vitórias nas últimas duas temporadas não chegam, então, às do Vitória em 2024/25.
Faltam, então, quatro jogos para o fim da época, sendo um deles a final da Taça José Farromba, frente ao Académico do Fundão. Ainda assim, Natan Costa desvia o foco deste jogo porque “o primeiro objetivo é o próximo jogo”, frente ao Atalaia do Campo, no próximo fim-de-semana (dia 19).
Além destes dois objetivos, o treinador ainda apontou uma terceira meta: “A invencibilidade tornou-se um objetivo, mas só depois de ganhar o próximo jogo e de conquistar a Taça. Queremos deixar a marca de invencíveis”.
Para o Vitória Sernache alcançar este objetivo, o treinador quer mostrar que é líder de uma equipa “diferente das outras”. “Falta pouco para terminar e quero mostrar que não estamos relaxados depois de termos sido campeões. Queremos manter este registo”, finalizou.
O futebol adora reencontros improváveis, e o de Alexis Sánchez com Erik Lamela é um desses momentos curiosos que o destino preparou. Alexis Sánchez assinou no último dia do mercado pelo Sevilha e reencontra, então, um velho amigo e ex-companheiro de balneário. Nada mais nada menos do que Erik Lamela, que pendurou as chuteiras no [...]
A Casa Branca vai transformar-se num autêntico octógono, a 4 de julho de 2026. A Ultimate Fighting Champions confirmou que, pela primeira vez, vai realizar um evento oficial na 'South Lawn' da Casa Branca. Coincidindo, então, com as ansiadas celebrações dos 250 anos dos Estados Unidos da América. O que parecia apenas um rumor tornou-se [...]
O Clube União Fabril, outrora uma potência do futebol português, enfrenta um dos períodos mais desafiadores da sua longa história. Após décadas de glória e a revelação de talentos, o clube do Barreiro vê-se novamente na realidade dos campeonatos distritais. A nova descida em 2024/25, após uma passagem pelo Campeonato de Portugal, acende um alerta [...]
O Lecce, da Série A italiana, alinha num sistema de quatro defesas e três deles têm ligação ao futebol português. Esta composição defensiva é um aspeto notável, que integra jogadores com percursos distintos, mas com um ponto em comum: a passagem por Portugal. Por coincidência, ingressaram no Lecce todos contratados ao E. Amadora. No sistema [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.