Fundado em abril de 1928, o Fabril do Barreiro, inicialmente conhecido como Grupo Desportivo da CUF, construiu uma trajetória recheada de momentos memoráveis no futebol nacional. A sua história é, então, marcada por várias participações na Primeira Divisão. E pela conquista de títulos que o colocaram entre os clubes mais respeitados do país. No entanto, os últimos anos têm sido de um declínio acentuado, culminando em mais uma descida de divisão aos distritais. A qual entristece os seus fervorosos adeptos e a comunidade do Barreiro. Fabril do Barreiro – a queda da histórica CUF.
O Grupo Desportivo da CUF viveu o seu auge nas décadas de 1950 e 1960. Ainda assim, foi em 1942/43 que o clube do Barreiro disputou, então, pela primeira vez a I Divisão, mas foi logo despromovido nessa temporada. Nas décadas de 50 e 60, o clube estabeleceu-se como uma força no futebol português, participando ininterruptamente na elite por 22 anos consecutivos, de 1954/55 a 1975/76.
O ponto alto foi o terceiro lugar alcançado em 1964/65. Um feito notável que lhe valeu a participação na Taça das Cidades com Feiras (atual Liga Europa). O clube também conquistou o seu grupo na Taça Intertoto em 1973/74, um feito internacional que atesta, então, a sua relevância na época.
O Estádio Alfredo da Silva, inaugurado em 1965, é também um símbolo dessa era dourada, tendo sido palco de grandes jogos. E de uma vitória histórica sobre o AC Milan, por 2-0, na Taça das Cidades com Feiras em 1965. Ainda assim, insuficiente para eliminar o gigante italiano, que foi forçado a disputar uma ‘finalíssima’ para eliminar o clube da Margem Sul do Tejo.
Entre os jogadores mais míticos da CUF encontram-se os defesas Abalroado, Durand e José Palma, os médios Arnaldo e Fernando Oliveira e os avançados José Travassos e Manuel Fernandes. Durand, Abalroado e Fernando Oliveira fizeram parte da equipa que bateu o Milan e Oliveira foi quem inaugurou o marcador.
A melhor campanha na Taça de Portugal ocorreu nas épocas 1968/69 e 1972/73, em que a CUF acabou eliminada por Benfica e Sporting, respetivamente. Recentemente, e 50 anos depois dessa última grande campanha, em 2012/13, o clube do Barreiro voltou a fazer um belo percurso na prova rainha. Terminou nos oitavos-de-final, onde foi, então, afastado pelo Belenenses.
Após a nacionalização da CUF e a mudança de nome para Quimigal e, posteriormente, Grupo Desportivo Fabril, o clube enfrentou um lento, mas contínuo, declínio. A perda do apoio da grande empresa industrial teve um impacto significativo na sua estrutura e capacidade financeira. Em 1975/76, após 22 anos na elite, o Fabril desceu, então, à Segunda Divisão. Mas em 1991/92, atingiu o plano mais fundo ao cair na 1ª Distrital da AF Setúbal. Embora tenha tido alguns regressos fugazes aos campeonatos nacionais, a estabilidade nunca mais foi a mesma.
A temporada 2024/25 trouxe, então, mais um duro golpe para o Fabril do Barreiro. Após ter competido na Série D do Campeonato de Portugal, o clube voltou a descer para os distritais. Esta nova descida é um reflexo das dificuldades que o clube tem enfrentado para se reerguer e uma recordação da distância que o separa dos seus tempos áureos. Agora, prepara-se para disputar a 1ª Distrital da AF Setúbal mais competitiva dos últimos anos – terá, então, como adversários o V. Setúbal, Cova da Piedade, Olímpico do Montijo, Charneca de Caparica ou Pescadores Costa de Caparica.
O futebol adora reencontros improváveis, e o de Alexis Sánchez com Erik Lamela é um desses momentos curiosos que o destino preparou. Alexis Sánchez assinou no último dia do mercado pelo Sevilha e reencontra, então, um velho amigo e ex-companheiro de balneário. Nada mais nada menos do que Erik Lamela, que pendurou as chuteiras no [...]
A Casa Branca vai transformar-se num autêntico octógono, a 4 de julho de 2026. A Ultimate Fighting Champions confirmou que, pela primeira vez, vai realizar um evento oficial na 'South Lawn' da Casa Branca. Coincidindo, então, com as ansiadas celebrações dos 250 anos dos Estados Unidos da América. O que parecia apenas um rumor tornou-se [...]
O Clube União Fabril, outrora uma potência do futebol português, enfrenta um dos períodos mais desafiadores da sua longa história. Após décadas de glória e a revelação de talentos, o clube do Barreiro vê-se novamente na realidade dos campeonatos distritais. A nova descida em 2024/25, após uma passagem pelo Campeonato de Portugal, acende um alerta [...]
O Lecce, da Série A italiana, alinha num sistema de quatro defesas e três deles têm ligação ao futebol português. Esta composição defensiva é um aspeto notável, que integra jogadores com percursos distintos, mas com um ponto em comum: a passagem por Portugal. Por coincidência, ingressaram no Lecce todos contratados ao E. Amadora. No sistema [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.