Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

“Partilhar o balneário com o meu pai foi a realização de um sonho”: Tiago Batalha, do Bairro da Boavista

“Partilhar o balneário com o meu pai foi a realização de um sonho”: Tiago Batalha, do Bairro da Boavista

CraquesCraques|

Autor de quatro golos nos últimos três jogos, Tiago Batalha atravessa um dos melhores momentos da época no Bairro da Boavista, da AF Lisboa. O avançado de 22 anos recorda o processo que o trouxe até aqui e sublinha o momento mais marcante na sua carreira: partilhar o balneário com o seu pai.

O ponta-de-lança de 22 anos soma cinco golos em seis jogos no regresso ao clube onde já tinha assinado a melhor marca da carreira: 24 golos em 31 partidas, em 2021/22. Após duas épocas menos eficazes no Linda-a-Velha, Tiago Batalha volta agora a “casa”, e procura relançar a carreira no clube do “seu coração”, o CSD Bairro da Boavista.

Tiago Batalha leva cinco golos em seis jogos na 2ª Divisão da AF Lisboa

Do pavilhão ao relvado

O percurso de Tiago Batalha começou longe dos relvados. Foi dentro dos pavilhões de futsal onde o atleta começou a sua formação como jogador.

O, agora, avançado admite que essa base foi decisiva para desenvolver algumas das suas maiores virtudes: “Ter feito formação no futsal influenciou-me bastante em diversos aspetos: tomada de decisão rápida, drible curto, mas o que mais me ajudou foi na velocidade de execução.”

A mudança para o futebol trouxe novos desafios. O espaço, o tempo e a exigência tática transformaram por completo o jogo de Tiago. “Encontrei algumas dificuldades, principalmente na ocupação dos espaços e nos posicionamentos em campo. O futebol de 11 é um jogo muito mais pensado, onde tens muito mais espaço e tempo para definir a melhor opção.”

Aos 16 anos, o atleta estreou-se na equipa sénior do CSD Bairro da Boavista. A experiência foi marcante, não só pela exigência, mas pela oportunidade única que viveu. “Estrear-me no futebol sénior com apenas 16 anos foi muito impactante. Tanto a partilha do balneário como o facto de enfrentar jogadores mais experientes ajudou-me muito a entender o que é o futebol.”

Tiago Batalha estreou-se no futebol sénior aos 16 anos

No entanto, houve algo que tornou este momento ainda mais especial. “O que mais me marcou, sem dúvida, foi partilhar o balneário com o meu pai. Foi a realização de um sonho, tanto dele como meu.”

O clube do coração

Para Tiago Batalha, o Bairro da Boavista não foi apenas um ponto de partida, mas sim uma casa e uma família. “Desde pequeno sou muito ligado ao clube”, recorda. A ligação a este emblema é quase hereditária. O seu avô foi presidente do clube e o atleta cresceu no coração da instituição. “Passei a infância inteira a assistir aos jogos do clube. Cresci, praticamente, na sede, sempre rodeado das pessoas ligadas a ele.”

Tiago Batalha representou o Bairro da Boavista durante praticamente toda a sua carreira

Com o passar dos anos, o pai seguiu o mesmo caminho, assumindo a presidência e reforçando ainda mais essa relação afetiva. “O clube tem como objetivo acolher as pessoas menos favorecidas e ajudar as crianças a afastarem-se um pouco do ambiente das ruas, e isso define muito a mística do clube.”

A passagem pelo Linda-a-Velha representou um passo diferente na carreira de Tiago Batalha. Apesar do carinho recebido desde o primeiro momento, a adaptação foi exigente. “Cheguei a uma realidade diferente e tive um pouco de dificuldade em adaptar-me à forma de jogar.”

Tiago Batalha representou o Linda-a-Velha durante duas épocas

Após essa experiência, o atleta voltou ao Bairro da Boavista. Sentiu que precisava de reencontrar o lugar onde tudo fazia sentido. “O clube é a minha casa. Onde cresci e aprendi o significado de amor, e, sem dúvida, é o clube do meu coração.”

A afirmação individual

Tiago Batalha atravessa um dos melhores momentos da sua carreira. O próprio reconhece que está a viver uma fase especial. “Sinto que pode ser o meu melhor ano a nível individual, e tenho trabalhado diariamente para isso”.

Aos 22 anos, alcança, então, uma fase de maturidade crescente, percebendo cada vez melhor o ritmo e o que exige para se manter em destaque. “Com 22 anos, sinto que estou a entrar num momento importante da minha carreira. Tenho vindo a crescer, a ganhar experiência e a consolidar o meu jogo.”

O avançado define os seus objetivos com clareza, dividindo-os entre o presente imediato e um horizonte mais ambicioso. “A curto prazo, o meu foco é ajudar a equipa, ser consistente e fazer uma grande época. A médio prazo, claro que ambiciono subir patamares competitivos e quero chegar o mais alto possível.”

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados