Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Joaquim Pereira - a segurança na baliza dos Sub-19 do Casa Pia

Joaquim Pereira - a segurança na baliza dos Sub-19 do Casa Pia

Joaquim Pereira – a segurança na baliza dos Sub-19 do Casa Pia

CraquesCraques|

É o guarda-redes mais novo do plantel – só faz 17 anos em dezembro – mas é dono da baliza dos juniores dos gansos que lutam por voltar à 1ª Divisão Nacional de Sub-19. Elogia o grupo e a relação que tem com os colegas de posição e considera “um sonho” treinar, uma vez por semana, com o plantel principal do Casa Pia.

Aos 16 anos, Joaquim Pereira é uma promessa das balizas. A nível nacional mas, particularmente, do Casa Pia, onde é dono da posição na equipa de Sub-19 dos gansos. Contratado ao Barreirense no final da época passada, o jovem guarda-redes adaptou-se da melhor maneira às ideias de Bruno Figueiredo e mostra-se ciente das exigências atuais. “No Casa Pia, dão as melhores condições de trabalho. Por isso, nós só temos de dar o nosso máximo. Porque a exigência existe e é isso que nos faz crescer. O Casa Pia não é um clube para estar na 2ª Divisão Nacional”, afirmou, num exclusivo ao Craques. Joaquim Pereira – a segurança na baliza dos Sub-19 do Casa Pia.

Ainda que tenha sido o titular nos sete jogos da 1ª Fase do campeonato de Sub-19, Joaquim Pereira reconhece a importância da relação que tem com os companheiros de posição. “Este grupo de trabalho é muito bom, no geral. Mas destaco a relação que tenho com os meus colegas da baliza. Eles, mesmo não jogando tanto como eu, estão sempre a apoiar-me. Todos nos apoiamos muito uns aos outros e torcemos pelo sucesso de todos. A nossa relação é excelente”, atira.

Exigência e preparação

O salto do Barreirense para o Casa Pia foi encarado com seriedade. “Consegui adaptar-me bem e não tenho sentido problemas. Depois, o mister Bruno Figueiredo exige muito de nós porque sabe que podemos atingir um nível alto. Ele sabe que temos qualidade, pelo que puxa mesmo por nós”, atira.

Já quanto a Filipe Gonçalves, técnico de guarda-redes, Joaquim refere que prepara tudo ao pormenor. “Fazemos sempre a análise aos três ou quatro elementos do ataque adversário para percebermos de onde pode vir o perigo. Trabalhamos sempre isso para chegarmos ao jogo o mais preparados possível”, refere.

O Casa Pia ocupa o 2º lugar na Série C da 1ª Fase dos Sub-19, a 3 pontos do Oriental, contra quem sofreu a única derrota: “Faltou-nos um pouco mais de sorte nesse jogo. Quando estava 1-1, tivemos um penálti a favor mas não convertemos. Eles entusiasmaram-se e acabaram por vencer (3-1). Mas rapidamente voltámos ao nosso nível e estamos bem posicionados para atingir a Fase de Apuramento de Campeão.”

Treinar com jogadores de 1ª Liga

Joaquim Pereira só faz 17 anos no dia 19 de dezembro mas já treina uma vez por semana com o plantel sénior. E assume que é “um sonho”. “Treinar com jogadores que, todas as semanas, jogam na Liga Portugal tem sempre de ser um incentivo para nós. O plantel principal tem quatro guarda-redes e todos eles muito bons. Aprendemos a vê-los treinar”, diz quem tem como ídolo o belga ´Thibaut Courtois, do Real Madrid.

Mas não são só os guarda-redes que trazem incentivo. “Treinar com jogadores experientes como o José Fonte, o Larrazabal e mesmo os mais novos, como o Renato Nhaga, que já joga na equipa principal e marcou ao Benfica na Luz, é excelente”, reconhece.

Um estágio especial à vista

Quando faltam 4 jornadas para a conclusão da 1ª Fase, o Casa Pia tem pela frente jogos com Benfica e Castelo Branco (fora, 29/11), O Elvas (fora, 6/12), Lusitânia dos Açores (casa, 13/12) e, por fim, Sp. Covilhã (fora, 20/12). Três deslocações e uma receção que vão obrigar o Casa Pia a mostrar a sua melhor versão, até porque a Naval (3º lugar) tem os mesmos 16 pontos dos gansos. E só os dois primeiros se apuram para a Fase de Apuramento de Campeão.

O último jogo, precisamente na Covilhã, será, então, especial para Joaquim Pereira. É disputado a 20 de dezembro, um dia depois de o guardião cumprir 17 anos. “Vai haver estágio e fazemos a viagem para a Covilhã no meu dia de anos. Vou fazer 17 anos em estágio. Será diferente porque sempre passei o aniversário com a minha família. Mas se estiver no estágio, é bom sinal. É sinal que fui convocado e eu quero é jogar”, assume o jovem guarda-redes. Joaquim Pereira – a segurança na baliza dos Sub-19 do Casa Pia.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados