
Pedro Miguel chega aos 50 em grande forma no Lourosa
O futebol é um mundo sem igual. Mais até do que o ditado de que “o que hoje é verdade, amanhã já pode ser mentira”, vinga o carrossel de emoções e de realidades que nunca podem ser certezas. Nunca ninguém está “acabado” e há sempre um cenário ideal para renascimentos ou reconquistas que, à partida, poderiam ser impossíveis. E a história recente do treinador Pedro Miguel é mais um exemplo de que a felicidade pode surgir no cenário mais inesperado. Após 2 anos e 4 meses no desemprego, o experiente técnico viu, aos 57 anos, o Lourosa bater-lhe à porta com um convite aliciante: cumprir o sonho de fazer subir o Lusitânia à 2ª Liga. O objetivo foi alcançado e a equipa dá cartas no segundo escalão esta época. Pedro Miguel chega aos 50 em grande forma no Lourosa.
Não, não há qualquer confusão. Pedro Miguel chega aos 50, sim, mas jogos pelo Lusitânia esta 5ª feira, dia 8 de janeiro, quando receber amanhã o Leixões, o qual orientou em 2015/16. E o saldo é muito positivo tanto em quantidade como em qualidade: em 49 jogos, o técnico natural de Oliveira de Azeméis somou 28 vitórias e 11 empates. Sofreu, então, 10 derrotas. Além disso, deu outra alma ao Lusitânia de Lourosa e dimensão competitiva a uma equipa que já havia falhado a subida à 2ª Liga em 2023/24, num playoff amargo frente ao Feirense.

E a chegada aos 50 jogos pelo Lourosa dá-se precisamente na melhor fase da época. A equipa de Pedro Miguel soma 4 vitórias nos últimos 5 jogos, pecúlio que lhe permitiu dar um salto para um mais do que tranquilo 7º lugar na Liga 2. Isto quando falta uma jornada para estar decorrido meio campeonato.
Nas últimas largas épocas, o nome de Pedro Miguel rimava, inevitavelmente, com a UD Oliveirense. Nada mais natural. Afinal, o experiente técnico orientou o clube de Oliveira de Azeméis durante 13 temporadas, tendo conseguido levar os oliveirenses até à 2ª Liga e estabilizá-los a esse nível. No total foram oito épocas consecutivas, entre 2004/05 e 2011/12, para depois regressar em 2016/17 e orientar a UD Oliveirense até 2020/21.
Pedro Miguel é, por isso, o técnico com mais jogos feitos na história da UD Oliveirense – 426 partidas – superando, então, o segundo na lista, Tião, com 208 jogos. Para se perceber a importância do treinador naquele clube, basta dizer que Pedro Miguel tem quase tantas vitórias (187) pela UD Oliveirense como jogos (208) feitos pelo segundo treinador com mais partidas.

E a provar que a UD Oliveirense ainda lhe está atravessada está, então, o recente registo do seu Lusitânia Lourosa. Nos últimos 5 jogos, Pedro Miguel ganhou 4 jogos e perdeu um. Contra quem? Pois. Em casa, diante da UD Oliveirense…
Em duas épocas incompletas, Pedro Miguel soma 49 jogos pelo centenário Lusitânia de Lourosa. E, caso termine esta temporada, será desde logo o segundo técnico com mais jogos pelo clube. Tudo porque Martelinho soma 53, Jorge Pinto tem 56 e Pedro Martins contabiliza 58.
Quer isto dizer que, se se mantiver no cargo dos Leões de Lourosa na próxima época, manter-se-á na perseguição a Álvaro Magalhães. O antigo lateral-esquerdo do Benfica e da Seleção Nacional efetuou 117 jogos pelo Lusitânia entre 1993/94 e 1996/97, somando, então, 49 vitórias, 37 empates e 31 derrotas.
Aos 58 anos, o futebol deu, então, uma nova vida a Pedro Miguel. E o experiente técnico, que é um confesso amante da natureza e da agricultura, pôs mãos à obra. E o Lusitânia de Lourosa ruge na Liga 2!

De um lado, o Paredes de Tarantini que atravessa uma fase com 5 jogos sem perder e três triunfos seguidos. Do outro, o Amarante de Alex Costa que está imbatível também há 5 jogos, nos quais somou, então, outras tantas vitórias. Um jogo imperdível na penúltima ronda da fase regular da Série A da Liga [...]

Aos 39 anos, o craque ítalo-brasileiro continua a ser decisivo no futsal do Sporting. Desafiando o tempo e afirmando-se como uma das maiores figuras da história do futsal português. Na goleada por 11-4 frente ao Valpaços, para a Taça da Liga, o ala leonino voltou a deixar a sua marca com um golo e sete [...]

À entrada da 15.ª jornada das 26 previstas na fase inicial do Campeonato de Portugal, com mais de metade da época disputada, é tempo de olhar para o campeonato para lá dos marcadores e das estatísticas ofensivas. Num contexto competitivo marcado pelo equilíbrio e por margens cada vez mais curtas, a solidez defensiva continua a [...]

O Folgosa da Maia FC, lanterna vermelha da Série 2 da Divisão de Elite da AF Porto, roubou pontos na visita ao terreno do líder isolado, Padroense FC. O jovem avançado Paulo Silva, de 23 anos, foi o herói da partida, ao bisar na partida e ser decisivo no empate. À entrada para a 16ª [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.