
Pepa, técnico português do Sport Recife, procura suceder a Daniel Neri como campeão pernambucano. Para isso, precisa de vencer o Retrô, um dos mais estimulantes projetos de formação nascidos no Brasil este século, numa final disputada a duas mãos, estando o primeiro jogo agendado para sábado, dia 22.
Em caso de vitória no estadual, Pepa tornar-se-á no 12.º estrangeiro a conquistar o título e o segundo europeu a consegui-lo, sucedendo, neste particular, ao também português Daniel Neri, que em 2020 fez história com o Salgueiro.
Onze treinadores estrangeiros já conquistaram o estadual de Pernambuco.
Quase todos sul-americanos. Menos um. Daniel Neri, 45 anos, natural de Amarante, foi o único europeu, até agora, a conseguir intrometer-se. Fez também história ao levar o Salgueiro ao primeiro título de um clube do interior.
Pepa pode, agora, suceder ao compatriota e oferecer ao Sport Recife o terceiro campeonato pernambucano consecutivo, depois de em 2024 o argentino Mariano Soso ter oferecido ao Leão o 44.º título estadual.

Daniel Jorge Neri Marinho iniciou a carreira de treinador em equipas da formação. E assim continuou quando, em 2013, decidiu cruzar o Atlântico, para trabalhar na base do Sport Recife e do Porto de Caruaru.
A primeira oportunidade de Daniel Neri com uma equipa profissional surgiu, apenas, em 2018, no Flamengo de Pernambuco, mas durou somente cinco jogos. Foi então que apareceu o convite para treinar o Salgueiro, onde o técnico experienciou os primeiros êxitos.
Único treinador campeão pernambucano por uma equipa do interior, Daniel Neri foi contratado para comandar o Salgueiro na Série D de 2019 mas não foi além da segunda fase no Brasileirão. No entanto, o treinador continuou no Carcará e, no ano seguinte, levou o conjunto ao inédito título estadual.
Foram 56 jogos no comando da equipa pernambucana, com 22 vitórias, 15 derrotas e 19 empates. Além do título estadual, Daniel Neri conduziu o Salgueiro até aos quartos de final do Pernambucano de 2021 e à terceira fase da Série D de 2020.
Mais dois títulos estaduais, em anos consecutivos, no maranhense (Sampaio Correia) e no sergipano (Sergipe), reforçam o currículo de Daniel Neri que, nos anos mais recentes, liderou o Madureira, no estadual carioca.
Aliás, este ano chegou mesmo à final da Taça Rio mas perdeu os dois jogos da final com o Sampaio Corrêa. Assegurou, ainda assim, a presença do clube do Rio de Janeiro na Série D de 2026.

A missão (quase impossível) de recolocar o Sport Recife na elite do futebol brasileiro foi concretizada com brilhantismo. São 9V, 4E e 3D (em 16 jogos na Série B de 2024) que fazem Pepa acreditar que poderá conquistar o primeiro título no Brasil.
O Sport Recife de Pepa está ainda envolvido em três competições (Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil). Fará a sua estreia na edição 2025 do Brasileirão no Estádio Morumbi a 30 de março. A partida será frente ao São Paulo, onde alinha o lateral-direito português Cédric Soares, campeão da Europa por Portugal em 2016.
Recorde-se que a equipa conta com três reforços portugueses: João Silva (ex-Kortrijk, Bélgica), Sérgio Oliveira (ex-Galatasaray, Turquia) e Gonçalo Paciência (ex-Sanfrecce Hiroshima, Japão).

Roupeiro dos Canários da Caparica desde 2020, foi diretor do clube mas é um autêntico 'faz-tudo': desde obras, reparações, gestão dos equipamentos, o famoso Campos já faz parte da 'mobília'. Tem assistido às inúmeras melhorias que a direção presidida por José Manuel Santos tem feito no Charneca e promete ficar até à última ambição do [...]

Nuno Silva revelou que o assalto à academia do Aliados Lordelo motivou 16 mil euros em perdas e apela a donativos. A academia Jaime Pacheco, do Aliados Lordelo, foi assaltada na madrugada de 24 de outubro. Os assaltantes levaram uma carrinha pertencente à formação, bem como eletrodomésticos e outros bens materiais. Ao Craques.pt, o presidente [...]

A nona jornada da Liga Portugal Betclic teve 27 golos e só não foram mais porque Bernardo Fontes não deixou. Os avançados já destacados do campeonato voltaram a faturar e aumentaram o registo na lista de melhores marcadores. Especialmente Pavlidis e Pablo, que agora são o número um e número dois, respetivamente. A jornada intervalada [...]

Na madrugada do passado dia 24 de outubro, a Academia de Formação Jaime Pacheco, do Aliados de Lordelo, foi vítima de um assalto. Este incluiu material de treino, máquinas de secar e de café, uma arca frigorífica cheia de comida, pequenos eletrodomésticos e ainda uma carrinha de 9 lugares, a única que o clube tinha. [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.