Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Ramsdale: uma descida a cada dois anos

Ramsdale: uma descida a cada dois anos

CraquesCraques|

Guardião inglês soma a terceira despromoção da Premier League nos últimos 6 anos, desta vez ao serviço do Southampton. Já se fala em maldição mas… até há dois clubes interessados nele para a próxima época.

Em Inglaterra já lhe chamam a maldição de Ramsdale. O guarda-redes inglês, de 26 anos, foi mais uma vez titular na baliza do Southampton e, com a derrota por 3-1 em casa do Tottenham, viu consumada a sua terceira despromoção da Premier League nos últimos 6 anos. Ramsdale: uma descida a cada dois anos. Podia ser o nome do filme da sua carreira, ainda que estejamos a falar de um guardião internacional inglês nas camadas jovens e na seleção principal.

Tudo começou em 2019/20 quando, após vários empréstimos, se fixou, então, como titular na baliza do Bournemouth. Os cherries viriam a descer da Premier nessa época mas Ramsdale ficou porque… o Sheffield United pagou 20 milhões de euros pelo guardião que era visto como uma promessa.

Só que 2020/21 não lhe correu melhor. O Sheffield ficou, então, na última posição, com 23 pontos, e regressou ao Championship. Mas Ramsdale deu um salto de 12 lugares na classificação e assinou… pelo Arsenal. Nesta altura, já era visto como o futuro guarda-redes da seleção de Inglaterra e os gunners contrataram-no.

Puro azar ou algo mais?

Mikel Arteta deu-lhe a titularidade e Ramsdale arrancou em grande estilo. Vários jogos sem sofrer golos e elogios de vários quadrantes, entre os quais um de… Peter Schmeichel. O lendário guarda-redes de Manchester United e Sporting classificou uma defesa de Ramsdale a um livre de Maddison, numa vitória do Arsenal em casa do Leicester, como “a melhor que vi nos últimos anos” e chegou a criticar o facto de Arteta não ter mantido Ramsdale na baliza gunner mais tarde.

Ramsdale vestiu a camisola do Arsenal de 2021 a 2024

Contudo, a aura que teve no arranque pelo Arsenal foi perdendo o seu brilho e espaço, com a chegada de David Rayà a pedido de Arteta.

Mas interessados nunca faltaram. Em agosto de 2024, o Southampton, acabado de subir à Premier League, pagou 30 milhões de euros por Ramsdale. O guardião começou como titular, mas depois foi operado ao dedo de uma mão e ficou afastado durante várias semanas. Agora, os Saints desceram e a imprensa inglesa questiona: Puro azar ou algo mais?

“É um dia triste… Temos de perceber que não fomos suficientemente bons esta época. Temos de lutar ainda nas jornadas que faltam para evitar que sejamos os piores de sempre da Premier League. Não podemos desistir. A próxima época do Southampton começa já agora”, disse Ramsdale no final do jogo.

Aaron Ramsdale pediu desculpa aos adeptos do Southampton pela descida de divisão

Os Saints têm 10 pontos em 31 jornadas e precisam, então, de 1 ponto para igualar o Derby County de 2007/08, pior equipa de sempre na história da Premier League e 2 para fugir a esse destino.

Interessados não faltam

Ramsdale pode ter uma descida de divisão a cada dois anos, mas o seu valor continua a ser intocável para certos clubes. Há cerca de um mês, a imprensa inglesa noticiou o interesse do Leeds e do… Chelsea nos seus serviços para a próxima temporada.

O Leeds luta, então, para subir à Premier League, enquanto o Chelsea de Ted Boehli parece manter o seu fetiche por guarda-redes: se contratar Ramsdale, passa a ter… 8(!) guarda-redes com contrato, para além de Jorgensen, Robert Sánchez, Bettinelli, Petrovic, Bergström e ainda Kepa, este cedido ao Bournemouth.

A pergunta que falta é: quem contratar Ramsdale, está ciente das dificuldades que pode encontrar na Premier League?

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados