Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Renato Nhaga – de juvenil a internacional A pela Guiné‑Bissau em um ano

Renato Nhaga – de juvenil a internacional A pela Guiné‑Bissau em um ano

CraquesCraques|

Aos 18 anos, Renato Nhaga vive ascensão meteórica desde os escalões de formação do Casa Pia até à seleção A da Guiné‑Bissau. Convocado por Luís Boa Morte, fez a estreia contra o Burundi e foi titular com o Gabão. No plantel principal dos gansos, jogou três vezes e foi titular frente ao SC Braga, mostrando-se capaz de jogar entre os seniores.

Renato Sam‑Na Nhaga, nascido em 27 de março de 2007, em Bissau, revelou-se como peça-chave nas camadas jovens do Casa Pia. Em 2023/24, Nhaga jogou nos juvenis e, em 2024/25, terminou na equipa principal, em Rio Maior. Já integrado no plantel sénior, o jovem renovou, então, o contrato até 2028 e acumulou os primeiros minutos na Primeira Liga. A evolução do médio guineense chamou a atenção da federação guineense e, pouco tempo depois, chegou o momento de envergar a camisola da seleção A, naquela que tem sido uma ascensão meteórica do jovem talento. Renato Nhaga – de juvenil a internacional A pela Guiné‑Bissau em um ano.

Da formação até à Primeira Liga

Renato Nhaga despontou, então, nos escalões de sub-17 em 2023/24, tendo jogado apenas com os juvenis. Mas, em 2024/25 a história foi outra: Jogou pelos juniores e pela equipa principal.

Nhaga já participou em três jogos pelo Casa Pia na Liga Portugal

Na última temporada, o jovem guineense ainda arrancou integrado nos sub-19, mas já participou, então, em três jogos na Liga Portugal Betclic: frente ao Estoril, Braga (titular) e Famalicão.

Estreia pela Guiné-Bissau

Em maio deste ano, Luís Boa Morte, que era então o selecionador da Guiné-Bissau, surpreendeu tudo e todos ao convocar o jovem médio para a seleção A. E as expectativas foram mesmo cumpridas, dado que o antigo internacional português decidiu apostar em Nhaga nos jogos particulares frente a Burundi e Gabão. No passado dia 6 de junho, Renato Nhaga fez, então, a sua estreia, entrando aos 73 minutos no desafio contra o Burundi.

Renato Nhaga foi titular pela Guiné-Bissau no particular frente ao Gabão

Três dias depois, o momento mais alto da (ainda curta) carreira de Renato Nhaga. No dia 9 de junho, frente ao Gabão, Luís Boa Morte deu a titularidade ao jovem do Casa Pia no meio-campo. Num ano, Renato Nhaga foi, então, de juvenil do Casa Pia a internacional A pela Guiné-Bissau. O futuro tem tudo para ser radioso.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados