
Taça de Portugal – Os Sete Magníficos
A primeira ronda de jogos da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal realizou-se este fim-de-semana. Entre vários jogos de clubes vizinhos, dada a condição geográfica do sorteio desta primeira fase, houve a estreia na temporada das equipas dos distritais. Até porque esses campeonatos só começam no fim-de-semana de 13/14 de setembro. Ainda assim, mesmo sendo o primeiro jogo oficial da época, houve ‘Taça’ em vários campos. Taça de Portugal – Os Sete Magníficos.
Entre os 34 confrontos já disputados, sobressaem, então, sete clubes dos distritais que venceram e carimbaram, assim, passagem para a 2.ª eliminatória. São eles o Vila Caiz, Nazarenos, Charneca de Caparica, Castrense, ADC Correlhã, SC Espinho e Ovarense.
Desde a goleada da Ovarense até à fibra demonstrada pelo Charneca de Caparica nos penáltis, passando pela vitória aos 90’+5 minutos do Vila Caiz, esta eliminatória terminou cheia de emoção. Especialmente para as equipas dos distritais que ainda nem começaram a jogar o campeonato.
A Ovarense aplicou 7-1 ao SC Celoricense. O primeiro jogo oficial destas duas equipas na temporada não podia ter sido mais dicotómico. A equipa da AF Aveiro entrou com tudo e, logo aos dois minutos de jogo, já estava a vencer. Houve, então, golos de uma ponta à outra. Dado que o Celoricense marcou o golo da consolação aos 90’+2 – por Afonso Almeida.

Os marcadores dos golos da Ovarense foram Gonçalo Semedo, Lucas Lima, Pedro Martins, Mário Correia, Edgar Almeida (2) e André Claro (sim, esse André Claro). Na próxima eliminatória, a Ovarense vai, então, receber outro histórico, o Sporting da Covilhã.
Mas nem todas as vitórias das equipas dos distritais foram tranquilas e largas como a da Ovarense. O Vila Caiz, por exemplo, teve de esperar até aos 90’+5 para eliminar o Ribeira Brava (Campeonato de Portugal), com golo do defesa Ricardo Ferreira.
Por outro lado, o Charneca da Caparica, agora treinado por Ricardo Aires, enfrentou o Olímpico do Montijo e só resolveu o jogo nas grandes penalidades. Isto depois de um redondo 0-0 durante 120 minutos. Uma fotocópia do que aconteceu nas meias-finais da Taça AF Setúbal da época passada. Com a diferença de que nesse caso, o jogo foi disputado no Montijo.
O Vila Caiz vai receber o Eléctrico Ponte-de-Sóôr e o Charneca da Caparica visita, então, o Fornos de Algodres, na 2ª eliminatória da Taça de Portugal.
O Sporting de Espinho deslocou-se ao estádio do Florgrade – uma viagem que dura menos de 15 minutos de carro – para vencer a equipa sensação da AF Aveiro da última temporada.

Se na última época o Florgrade ficou com o único lugar de promoção ao Campeonato de Portugal do Campeonato Sabseg da AF Aveiro, o Sporting de Espinho, que ficou em terceiro, desforrou-se este fim-de-semana. O jogo terminou 1-0 para os visitantes, no Parque Desportivo do Buçaquinho, em Cortegaça, Ovar. O golo foi de Luís Rebelo, no início da segunda parte.
Na próxima eliminatória, o histórico de Espinho vai enfrentar o Almodôvar, em casa.
O Castrense, os Nazarenos e o ADC Correlhã venceram as respetivas partidas da 1.ª eliminatória sem sofrer golos. A equipa de Castro Verde enfrentou, então, o Quarteirense, em casa, e venceu por 1-0. O resultado magro chegou para a classificação em Castro Verde. O autor do golo foi Natã Marciano, aos 31′. O Lusitânia de Lourosa é o próximo adversário do Castrense, que vai voltar a jogar na Taça em casa.

A equipa da Nazaré começou a eliminatória com golo, aos 10 minutos, e sustentou o feito de Ricky Duarte durante toda a partida. O visitante Sourense, da AF Coimbra, bem tentou, mas a vitória e a qualificação ficaram para a equipa da casa. O próximo adversário dos Nazarenos será, então, o Paços de Ferreira, no Estádio Municipal da Nazaré.
Por outro lado, a equipa de Ponte de Lima venceu 2-0. Os golos só apareceram na segunda parte, mas chegaram a tempo para eliminar o GD Valpaços. Os golos foram de dois estreantes: José Pedro (ex-Relâmpago Nogueirense) e de Francisco Pimenta (ex-Jeunesse Canach, do Luxemburgo). A próxima fase terá um ADC Correlhã-Torreense.

Aos 37 anos, Daniel Candeias vive uma nova etapa da carreira, ao serviço da Académica de Coimbra, e esteve à conversa com o Craques sobre a carreira e o futuro O experiente extremo, com passagens por clubes de topo em Portugal e no estrangeiro, explicou em entrevista as razões que o levaram a juntar-se ao [...]

O Eléctrico FC conseguiu romper um jejum de vitórias, que durava desde o início da temporada, em duas modalidades distintas. As equipas de futebol e de futsal do clube de Ponte de Sor venceram pela primeira vez esta época, nos respetivos campeonatos. Depois de um arranque de época marcado por resultados menos positivos, o último [...]

A equipa bragantina está a “morder os calcanhares” ao Vinhais na Divisão de Honra da AF Bragança, sob o comando do antigo central de Belenenses, FC Porto e Benfica. Ainda sem derrotas, o técnico português tem um grande desafio pela frente. E procura manter o grupo tranquilo face a uma notícia de última hora que [...]

Trinta jogos depois, Francisco Trincão voltou a parar. Desde 19 de fevereiro de 2025 — quando, por opção técnica de Rui Borges, não foi chamado para o segundo jogo do play-off da Liga dos Campeões frente ao Borussia Dortmund — o extremo do Sporting vinha num ciclo ininterrupto de titularidade e influência. Na altura, o [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.