Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Taça de Portugal – Os Sete Magníficos

Taça de Portugal – Os Sete Magníficos

CraquesCraques|

Os primeiros jogos da Taça de Portugal desta temporada decorreram neste fim-de-semana, e com eles vêm as primeiras surpresas. Dos 34 jogos de sábado e domingo, houve sete equipas dos campeonatos distritais a vencer. E estão, por isso, na 2.ª eliminatória da prova rainha do futebol português. Alguns pela primeira vez.

A primeira ronda de jogos da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal realizou-se este fim-de-semana. Entre vários jogos de clubes vizinhos, dada a condição geográfica do sorteio desta primeira fase, houve a estreia na temporada das equipas dos distritais. Até porque esses campeonatos só começam no fim-de-semana de 13/14 de setembro. Ainda assim, mesmo sendo o primeiro jogo oficial da época, houve ‘Taça’ em vários campos. Taça de Portugal – Os Sete Magníficos.

Entre os 34 confrontos já disputados, sobressaem, então, sete clubes dos distritais que venceram e carimbaram, assim, passagem para a 2.ª eliminatória. São eles o Vila Caiz, Nazarenos, Charneca de Caparica, Castrense, ADC Correlhã, SC Espinho e Ovarense.

Desde a goleada da Ovarense até à fibra demonstrada pelo Charneca de Caparica nos penáltis, passando pela vitória aos 90’+5 minutos do Vila Caiz, esta eliminatória terminou cheia de emoção. Especialmente para as equipas dos distritais que ainda nem começaram a jogar o campeonato.

Goleada das antigas

A Ovarense aplicou 7-1 ao SC Celoricense. O primeiro jogo oficial destas duas equipas na temporada não podia ter sido mais dicotómico. A equipa da AF Aveiro entrou com tudo e, logo aos dois minutos de jogo, já estava a vencer. Houve, então, golos de uma ponta à outra. Dado que o Celoricense marcou o golo da consolação aos 90’+2 – por Afonso Almeida.

Ovarense aplicou ‘chapa 7’ na 1ª eliminatória da Taça de Portugal

Os marcadores dos golos da Ovarense foram Gonçalo Semedo, Lucas Lima, Pedro Martins, Mário Correia, Edgar Almeida (2) e André Claro (sim, esse André Claro). Na próxima eliminatória, a Ovarense vai, então, receber outro histórico, o Sporting da Covilhã.

Até à última gota de suor

Mas nem todas as vitórias das equipas dos distritais foram tranquilas e largas como a da Ovarense. O Vila Caiz, por exemplo, teve de esperar até aos 90’+5 para eliminar o Ribeira Brava (Campeonato de Portugal), com golo do defesa Ricardo Ferreira.

Por outro lado, o Charneca da Caparica, agora treinado por Ricardo Aires, enfrentou o Olímpico do Montijo e só resolveu o jogo nas grandes penalidades. Isto depois de um redondo 0-0 durante 120 minutos. Uma fotocópia do que aconteceu nas meias-finais da Taça AF Setúbal da época passada. Com a diferença de que nesse caso, o jogo foi disputado no Montijo.

O Vila Caiz vai receber o Eléctrico Ponte-de-Sóôr e o Charneca da Caparica visita, então, o Fornos de Algodres, na 2ª eliminatória da Taça de Portugal.

Histórico vence dérbi

O Sporting de Espinho deslocou-se ao estádio do Florgrade – uma viagem que dura menos de 15 minutos de carro – para vencer a equipa sensação da AF Aveiro da última temporada.

Sp. Espinho ‘vingou’ a época passada e afastou o Florgrade da Taça

Se na última época o Florgrade ficou com o único lugar de promoção ao Campeonato de Portugal do Campeonato Sabseg da AF Aveiro, o Sporting de Espinho, que ficou em terceiro, desforrou-se este fim-de-semana. O jogo terminou 1-0 para os visitantes, no Parque Desportivo do Buçaquinho, em Cortegaça, Ovar. O golo foi de Luís Rebelo, no início da segunda parte.

Na próxima eliminatória, o histórico de Espinho vai enfrentar o Almodôvar, em casa.

‘Clean-sheet’ para qualificação limpa

O Castrense, os Nazarenos e o ADC Correlhã venceram as respetivas partidas da 1.ª eliminatória sem sofrer golos. A equipa de Castro Verde enfrentou, então, o Quarteirense, em casa, e venceu por 1-0. O resultado magro chegou para a classificação em Castro Verde. O autor do golo foi Natã Marciano, aos 31′. O Lusitânia de Lourosa é o próximo adversário do Castrense, que vai voltar a jogar na Taça em casa.

Nazarenos fez a festa com os adeptos após eliminar o Sourense

A equipa da Nazaré começou a eliminatória com golo, aos 10 minutos, e sustentou o feito de Ricky Duarte durante toda a partida. O visitante Sourense, da AF Coimbra, bem tentou, mas a vitória e a qualificação ficaram para a equipa da casa. O próximo adversário dos Nazarenos será, então, o Paços de Ferreira, no Estádio Municipal da Nazaré.

Por outro lado, a equipa de Ponte de Lima venceu 2-0. Os golos só apareceram na segunda parte, mas chegaram a tempo para eliminar o GD Valpaços. Os golos foram de dois estreantes: José Pedro (ex-Relâmpago Nogueirense) e de Francisco Pimenta (ex-Jeunesse Canach, do Luxemburgo). A próxima fase terá um ADC Correlhã-Torreense.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados