Talento de sobra – conheça todos os treinadores sub-30 a dar cartas nos distritais
Em Portugal, há 22 clubes a disputar as Primeiras Divisões Distritais que confiam a sua equipa principal de futebol a treinadores com 30 ou menos anos e, em alguns casos, os resultados são bastante positivos. Se, antigamente, a profissão de treinador era encarada como uma extensão da de futebolista, hoje os tempos mudaram e há bastantes jovens que cumprem o seu percurso académico já com a intenção de serem treinadores principais com tenra idade. Por isso, o Craques foi à procura do talento que existe por esses bancos de norte a sul de Portugal. E até há quem lidere o respetivo campeonato. Talento de sobra – conheça os treinadores sub-30 a dar cartas nos distritais.
Começamos esta nossa viagem pelo Algarve. E na 1ª Distrital da AF Algarve, encontramos Vasco Rodrigues, de 26 anos, treinador do Culatrense. Soma duas vitórias e uma derrota no campeonato. E lidera uma equipa técnica, toda ela, sub-30. Os adjuntos são Tomás Afonso (28) e Diogo Guerreiro (27), além do treinador de guarda-redes, Gonçalo Augusto (27) e do preparador físico Alexandre Grade (23).
Segue-se a 1ª Distrital da AF Beja, onde treinam três técnicos sub-30. Hélder Oliveira (29) comanda o Almodôvar, no 6º lugar, enquanto Miguel Silva (27) treina o Renascente S. Teotónio e Tiago Matos (30) é o treinador do Odemirense. Neste caso, já houve um confronto direto, em que o Almodôvar bateu o Odemirense e Hélder Oliveira soma dois triunfos e uma derrota. Esta frente ao líder Moura.
É certo que ainda só decorreram duas jornadas na apelidada “Superliga de Setúbal”, mas Bernardo Gonçalves (25) [foto de topo] tem tido um arranque perfeito no comando do Sesimbra. Ao todo são seis vitórias em outros tantos jogos, quatro para a Taça AF Setúbal, e duas no campeonato, que lhe conferem a liderança do campeonato. Ainda nesta mesma divisão, ‘mora’ Paulo Menezes (26), técnico de um Barreirense que tem 5 vitórias em sete jogos, juntando campeonato e taça.
Continuando a subir no mapa, chegamos à AF Évora, onde há duas equipas com técnicos sub-30. São elas o Grupo União Sport, comandado por Gonçalo Carapinha (30) e o Juventude de Évora B, liderado por Gonçalo Farinha (29).
Um pouco mais acima, na 1ª Distrital da AF Santarém, o Águias de Alpiarça, de Gonçalo Arraiolos (25) arrancou muito bem na época e discute a liderança com CD Torres Novas e Mação. Ao todo, soma quatro vitórias e uma derrota, esta sofrida precisamente na jornada inaugural, por 1-0, diante do agora líder CD Torres Novas, de quem está a um ponto de distância.
Mais acima, é em Coimbra e Castelo Branco que voltamos a encontrar apostas feitas em jovens e talentosos treinadores. Em Coimbra, Esperança AC e Eirense, liderados por Rúben Ventura (28) e Bernardo Estanqueiro (25), respetivamente, têm registado percursos similares e ocupam lugares tranquilos.
Já em Castelo Branco, o Sporting da Covilhã B arrancou bem na época e ainda não perdeu. No total, entre campeonato e Taça, são duas vitórias e dois empates para o técnico Rajiv Aguiar (28). Mas vem aí um duelo de maior exigência na próxima jornada com uma equipa que também ainda não perdeu, o ACRD Cabeçudo.
Na Guarda, e aos 26 anos, Rui Fernandes partiu para a sua terceira época no AD São Romão. O arranque não foi o melhor – uma derrota pesada, seguida de um empate – mas o trabalho desenvolvido nas duas épocas anteriores permite ao técnico ter o tempo necessário para inverter o percurso verificado até aqui.
E nos cinco distritos mais a norte de Portugal, estão presentes… nove treinadores sub-30. A começar pela AF Porto que, a par da AF Beja, é a que tem mais em atividade. São três e um deles é mesmo o mais novo de Portugal: Pedro Reis, de 22 anos, treina o Pedras Rubras. Mas há ainda André Reis (28) a comandar o Vila Caiz e João Sales (30) a orientar o Gondomar. Nenhum lidera o campeonato, mas João Sales tem o Gondomar no 4º lugar, a 6 pontos do líder Sousense e… prepara-se para entrar o benjamim Pedro Reis (Pedras Rubras) já na próxima jornada.
Na AF Braga, o Esposende, de Sérgio Campos (28) está muito bem posicionado. Ocupa o 3º lugar, a 1 ponto do líder Pevidém, com quem até já perdeu. Na AF Vila Real, Renato Coimbra (28) e Nuno Arada (28) registam, então, bons arranques ao serviço de Vila Pouca e Mondinense, respetivamente, e ainda não perderam.
Por fim, e a fechar este roteiro dos técnicos Sub-30 nas Primeiras Divisões Distritais em Portugal, chegamos à AF Viana do Castelo. Neste caso, Tiago Araújo (29) e Igor Ludgero (28) comandam Âncora Praia e Deucriste, respetivamente, mas ainda não conheceram o sabor da vitória esta época. O primeiro ocupa o 13º lugar, com dois empates e três derrotas, enquanto o segundo obteve um empate e quatro derrotas nas primeiras cinco jornadas. E na próxima jornada… encontram-se, com o Deucriste a receber o Âncora Praia, num duelo entre técnicos sub-30!
Campeão pelo Ases de Santa Eufémia na temporada passada, o avançado tem sido o principal motivo do bom arranque da equipa, agora, na segunda divisão distrital de Braga. Aos 24 anos, além de ter marcado em todos os cinco jogos do campeonato, Edu já provou, também, ser jogador de fazer grandes golos. Num início de [...]
O Fiães Sport Clube está a ter o melhor arranque de campeonato, na distrital da AF Aveiro, dos últimos 13 anos. Está a ser um começo de época impressionante para o conjunto de Santa Maria da Feira. São cinco vitórias e um empate no Campeonato SABSEG, da distrital de Aveiro, e 16 golos marcados. O [...]
Florentino Luís deixou o Benfica para abraçar o desafio mais exigente da sua carreira: a Premier League. Em quatro jogos pelo Burnley, três deles como titular, o médio português já soma 297 minutos num arranque marcado por derrotas frente a Liverpool, Manchester City e Aston Villa e um empate diante do Nottingham Forest. Aposta clara [...]
A terceira ronda da Primeira Divisão da AF Setúbal vai receber duelos dicotómicos, entre líderes 100% vitoriosos e equipas ainda em busca do primeiro ponto. O Olímpico do Montijo tenta prolongar o bom momento diante do Almada AC, enquanto o Sesimbra procura manter a invencibilidade frente ao Charneca da Caparica. A Primeira Divisão da AF [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.