
Talento de sobra – conheça todos os treinadores sub-30 a dar cartas nos distritais
Em Portugal, há 22 clubes a disputar as Primeiras Divisões Distritais que confiam a sua equipa principal de futebol a treinadores com 30 ou menos anos e, em alguns casos, os resultados são bastante positivos. Se, antigamente, a profissão de treinador era encarada como uma extensão da de futebolista, hoje os tempos mudaram e há bastantes jovens que cumprem o seu percurso académico já com a intenção de serem treinadores principais com tenra idade. Por isso, o Craques foi à procura do talento que existe por esses bancos de norte a sul de Portugal. E até há quem lidere o respetivo campeonato. Talento de sobra – conheça os treinadores sub-30 a dar cartas nos distritais.
Começamos esta nossa viagem pelo Algarve. E na 1ª Distrital da AF Algarve, encontramos Vasco Rodrigues, de 26 anos, treinador do Culatrense. Soma duas vitórias e uma derrota no campeonato. E lidera uma equipa técnica, toda ela, sub-30. Os adjuntos são Tomás Afonso (28) e Diogo Guerreiro (27), além do treinador de guarda-redes, Gonçalo Augusto (27) e do preparador físico Alexandre Grade (23).

Segue-se a 1ª Distrital da AF Beja, onde treinam três técnicos sub-30. Hélder Oliveira (29) comanda o Almodôvar, no 6º lugar, enquanto Miguel Silva (27) treina o Renascente S. Teotónio e Tiago Matos (30) é o treinador do Odemirense. Neste caso, já houve um confronto direto, em que o Almodôvar bateu o Odemirense e Hélder Oliveira soma dois triunfos e uma derrota. Esta frente ao líder Moura.
É certo que ainda só decorreram duas jornadas na apelidada “Superliga de Setúbal”, mas Bernardo Gonçalves (25) [foto de topo] tem tido um arranque perfeito no comando do Sesimbra. Ao todo são seis vitórias em outros tantos jogos, quatro para a Taça AF Setúbal, e duas no campeonato, que lhe conferem a liderança do campeonato. Ainda nesta mesma divisão, ‘mora’ Paulo Menezes (26), técnico de um Barreirense que tem 5 vitórias em sete jogos, juntando campeonato e taça.
Continuando a subir no mapa, chegamos à AF Évora, onde há duas equipas com técnicos sub-30. São elas o Grupo União Sport, comandado por Gonçalo Carapinha (30) e o Juventude de Évora B, liderado por Gonçalo Farinha (29).
Um pouco mais acima, na 1ª Distrital da AF Santarém, o Águias de Alpiarça, de Gonçalo Arraiolos (25) arrancou muito bem na época e discute a liderança com CD Torres Novas e Mação. Ao todo, soma quatro vitórias e uma derrota, esta sofrida precisamente na jornada inaugural, por 1-0, diante do agora líder CD Torres Novas, de quem está a um ponto de distância.
Mais acima, é em Coimbra e Castelo Branco que voltamos a encontrar apostas feitas em jovens e talentosos treinadores. Em Coimbra, Esperança AC e Eirense, liderados por Rúben Ventura (28) e Bernardo Estanqueiro (25), respetivamente, têm registado percursos similares e ocupam lugares tranquilos.

Já em Castelo Branco, o Sporting da Covilhã B arrancou bem na época e ainda não perdeu. No total, entre campeonato e Taça, são duas vitórias e dois empates para o técnico Rajiv Aguiar (28). Mas vem aí um duelo de maior exigência na próxima jornada com uma equipa que também ainda não perdeu, o ACRD Cabeçudo.
Na Guarda, e aos 26 anos, Rui Fernandes partiu para a sua terceira época no AD São Romão. O arranque não foi o melhor – uma derrota pesada, seguida de um empate – mas o trabalho desenvolvido nas duas épocas anteriores permite ao técnico ter o tempo necessário para inverter o percurso verificado até aqui.

E nos cinco distritos mais a norte de Portugal, estão presentes… nove treinadores sub-30. A começar pela AF Porto que, a par da AF Beja, é a que tem mais em atividade. São três e um deles é mesmo o mais novo de Portugal: Pedro Reis, de 22 anos, treina o Pedras Rubras. Mas há ainda André Reis (28) a comandar o Vila Caiz e João Sales (30) a orientar o Gondomar. Nenhum lidera o campeonato, mas João Sales tem o Gondomar no 4º lugar, a 6 pontos do líder Sousense e… prepara-se para entrar o benjamim Pedro Reis (Pedras Rubras) já na próxima jornada.

Na AF Braga, o Esposende, de Sérgio Campos (28) está muito bem posicionado. Ocupa o 3º lugar, a 1 ponto do líder Pevidém, com quem até já perdeu. Na AF Vila Real, Renato Coimbra (28) e Nuno Arada (28) registam, então, bons arranques ao serviço de Vila Pouca e Mondinense, respetivamente, e ainda não perderam.
Por fim, e a fechar este roteiro dos técnicos Sub-30 nas Primeiras Divisões Distritais em Portugal, chegamos à AF Viana do Castelo. Neste caso, Tiago Araújo (29) e Igor Ludgero (28) comandam Âncora Praia e Deucriste, respetivamente, mas ainda não conheceram o sabor da vitória esta época. O primeiro ocupa o 13º lugar, com dois empates e três derrotas, enquanto o segundo obteve um empate e quatro derrotas nas primeiras cinco jornadas. E na próxima jornada… encontram-se, com o Deucriste a receber o Âncora Praia, num duelo entre técnicos sub-30!

A Taça de Portugal 2025/26 entrou definitivamente para a história do futebol português. Quarenta e nove anos depois, a Prova Rainha volta a apresentar um cenário que parecia irrepetível: duas equipas de divisões inferiores garantiram presença nas meias finais da competição, algo que não acontecia desde a temporada de 1976/77. Na altura, os protagonistas foram [...]

De um lado, o Paredes de Tarantini que atravessa uma fase com 5 jogos sem perder e três triunfos seguidos. Do outro, o Amarante de Alex Costa que está imbatível também há 5 jogos, nos quais somou, então, outras tantas vitórias. Um jogo imperdível na penúltima ronda da fase regular da Série A da Liga [...]

Aos 39 anos, o craque ítalo-brasileiro continua a ser decisivo no futsal do Sporting. Desafiando o tempo e afirmando-se como uma das maiores figuras da história do futsal português. Na goleada por 11-4 frente ao Valpaços, para a Taça da Liga, o ala leonino voltou a deixar a sua marca com um golo e sete [...]

À entrada da 15.ª jornada das 26 previstas na fase inicial do Campeonato de Portugal, com mais de metade da época disputada, é tempo de olhar para o campeonato para lá dos marcadores e das estatísticas ofensivas. Num contexto competitivo marcado pelo equilíbrio e por margens cada vez mais curtas, a solidez defensiva continua a [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.