Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Treinadores portugueses que aguardam o próximo desafio

Treinadores portugueses que aguardam o próximo desafio

CraquesCraques|

Ao contrário dos jogadores, o mercado de treinadores está sempre aberto. Apesar da sólida reputação em torno dos técnicos portugueses, que nos últimos anos têm sido cada vez mais valorizados no panorama do futebol mundial, existem alguns sem clube.

Quando os maus resultados aparecem, é difícil para um clube, sob a pressão dos adeptos, justificar a, então, continuidade do treinador no comando técnico da equipa. Por muito boa que seja a sua reputação, o futebol está, hoje em dia, programado para dar valor, apenas ao momento atual. Isso faz com que os projetos sejam descredibilizados, e desacreditados. Treinadores portugueses que aguardam o próximo desafio.

2025/26 já fustigou alguns portugueses

Apesar da temporada ainda agora ter começado, já são alguns os técnicos lusos que foram, entretanto, demitidos do cargo. O antigo treinador do Benfica, Bruno Lage, é o caso mais recente. O setubalense foi demitido do comando técnico dos encarnados, após uma derrota por 3-2 frente ao Qarabag, na Liga dos Campeões. Ainda na Primeira Liga, José Faria, foi demitido do comando do Estrela da Amadora, e José Mota também já não é, então, o treinador do AVS.

José Mota foi o segundo, e mais recente, treinador despedido da Primeira Liga

Lá fora, nomes como Nuno Espírito Santo, ex-Nottingham, Rui Vitória, ex-Panathinaikos, Fernando Santos, ex-Azrebaijão, ou José Mourinho, ex-Fenerbahçe, foram, pois, obrigados a abandonar os cargos já no decorrer desta época. Este último, o ‘Special One‘, não demorou muito a conseguir arranjar trabalho, uma vez que foi o escolhido para suceder ao seu conterrâneo, Bruno Lage, no Benfica.

No Brasil, a época já vai mais à frente. Há casos de técnicos demitidos por mais do que um clube. Renato Paiva assinou pelo Botafogo em fevereiro deste ano, e foi demitido ao fim de quatro meses, antes de assinar pelo Fortaleza, onde só permaneceu cerca de um mês e meio. Pedro Caixinha também foi despedido do Santos, de Neymar, e Pepa, do Sport Recife. António Oliveira chegou a ser o substituto de Pepa no Sport, mas foi demitido ao fim de quatro jogos. Hoje, o filho de Toni, é o treinador-principal do Remo, da Série B.

Currículo vasto, mas 2025/26 vazio

Para além destes exemplos, muitos outros permanecem sem clube há mais tempo. Há alguns históricos do futebol português que continuam sem clube. Sérgio Conceição é talvez o nome mais conhecido desta lista. O antigo treinador, e jogador, do FC Porto, cumpriu meia época no AC Milan, antes de rescindir contrato, então, no final da temporada passada.

Sérgio Conceição continua sem clube, depois de ter saído do AC Milan

Carlos Carvalhal, ex-SC Braga, Rui Jorge, selecionador dos sub-21 de Portugal durante quase 15 anos, e Paulo Bento, antigo Selecionador Nacional, são, então, alguns exemplos de portugueses sem cargo, neste momento.

Habituais no futebol português

Daniel Sousa aguarda a próxima oportunidade

Acabamos a lista com alguns nomes conhecidos do nosso campeonato, como Petit, que já rodou por vários clubes da elite do futebol português, e também Daniel Sousa, Álvaro Pacheco, ou Vítor Bruno, além de José Mota. Técnicos sem clube, mas com muito valor para mostrar.

Treinadores portugueses que aguardam o próximo desafio

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados