A temporada oficial de futsal masculino começa hoje, às 21h00, em Gondomar. O futsal português vai consagrar o vencedor do troféu da Supertaça num faiscante Sporting-Benfica. E, além de ser uma final, é um dérbi… o dérbi eterno. O jogo traz agregado a si as rivalidades individuais e os duelos diretos. Neste caso, para Pany Varela vai ser um duelo com velhos colegas de balneário. O experiente ala português, de 36 anos, saiu do Sporting em agosto de 2024 para jogar no Al Nassr. Mas neste mercado de verão voltou a Portugal e assinou pelas águias. Supertaça – o reencontro de Pany Varela com o Sporting.
Ao serviço do Sporting, Anilton César Varela da Silva, ou Pany Varela, conquistou 19 troféus, entre eles 6 campeonatos e duas Ligas dos Campeões. Pelo Benfica, já havia, então, conquistado 7 troféus, entre eles, dois campeonatos e uma Champions.
Como é sabido, o Sporting não foi, então, o clube que formou Pany Varela, mas não é exagerado afirmar que foi o clube que mais o fez crescer no mundo da modalidade. O ala português foi formado no Benfica e, em Portugal, ainda passou pelo Belenenses, SL Olivais, Fundão e, naturalmente, o Sporting.
Dada a rica e longa história de Pany no futsal português, é óbvio que já se cruzou com o Sporting noutras ocasiões. No total, o jogador de 36 anos já foi adversário dos leões em 17 ocasiões e só venceu duas. Ainda assim, uma dessas duas ocasiões foi uma Supertaça… enquanto era jogador do Benfica. A final de 2011, que terminou 3-2 para os encarnados, foi, então, o primeiro dérbi na Supertaça de Pany. Nessa tarde, os marcadores dos golos foram, então, Joel Queirós, Marinho e o guarda-redes Marcão, do lado do Benfica. Fernando Leitão e um autogolo de Marinho contribuíram para o Sporting.
A outra vitória obtida contra o Sporting foi, então, na Taça de Portugal de 2008/09, ao serviço do Benfica. Ao lado de históricos como Ricardinho, Arnaldo Pereira, Gonçalo Alves, Bebé ou Zé Maria, Pany Varela ajudou as águias a vencer por 6-4.
Neste parâmetro os números são, então, muito mais equilibrados. No total, desde 2006, houve nove Supertaças que colocaram Sporting e Benfica frente-a-frente. O Sporting venceu cinco (2008, 2017, 2019, 2021 e 2022) e o Benfica ganhou quatro (2006, 2011, 2016 e 2023).
Nos dérbis em Supertaças, Pany Varela esteve, então, em 2011, ao serviço do Benfica, e em 2017, 2019, 2021 e 2022 do lado leonino. Recorde-se que a Supertaça joga-se às 21 horas e terá transmissão no Canal 11.
Três horas antes da Supertaça Masculina, e igualmente com transmissão exclusiva no Canal 11 (18h00), o Pavilhão Multiusos de Gondomar recebe a Supertaça de Futsal Feminino. Entre o campeão inédito Nun’Álvares, de Paulo Tavares, e o Benfica, do recém-chegado Paulinho Roxo (ex-Famalicão).
E ganha cada vez maior expressão a aposta dos clubes na juventude do futsal feminino. Se o Nun’Álvares conta com as alas Belinha (16 anos) e Inês Gomes (17 anos), já do lado do clube da Luz, as grandes promessas são, então, as alas Sofia Calheiros (15 anos) e Ana Oliveira (18 anos) e a pivô Madalena Frederique (17 anos). Promessas não faltam numa Supertaça de Futsal Feminino bastante esperada.
Entre todos estes nomes, destaque para Sofia Calheiros, que fez 25 golos em 23 jogos nos Sub-19 em 2024/25. Mas sobretudo para Madalena Frederique, que apontou uns impensáveis 56 golos (!) em 21 jogos com a camisola do Benfica.
Experiente guarda-redes mexicano, que jogou pelo AVS na época passada, esteve perto de assinar pelo Burgos, da 2ª Liga espanhola. Mas, durante as negociações, pediu para sair e rumou a um café. A partir daí, não voltou a reunir-se com os responsáveis do clube nem atendeu chamadas. Mais tarde, explicou o porquê. O Burgos, atual [...]
Portugal escreveu esta tarde mais uma página de ouro no seu desporto. A seleção nacional de basquetebol masculina garantiu, pela segunda vez na história, a presença nos oitavos de final de um EuroBasket. Mesmo perdendo Neemias Queta no terceiro período, após a segunda falta técnica, os linces bateram a Estónia de forma dramática. E repetiram, [...]
A Supertaça de futsal masculino joga-se hoje em Gondomar, às 21 horas, opõe Sporting a Benfica. Normalmente, um dérbi eterno já tem um peso notável, mas desta vez foi-lhe acrescentado o confronto de Pany Varela com o clube que mais elevou a sua carreira. O ala português assinou pelo Benfica e no primeiro jogo oficial [...]
O mercado de transferências já fechou em Portugal. Mas ainda há soluções para os clubes que não colmataram uma ou outra lacuna no plantel. O Craques dá-lhe a conhecer os jogadores portugueses que estão sem contrato e podem, então, assinar a custo zero após o fecho do mercado. Opções não faltam. Com experiência e qualidade. [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.