Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Mateus Fernandes – o ouro português de 44 milhões

Mateus Fernandes – o ouro português de 44 milhões

CraquesCraques|

Mateus Fernandes é o mais recente nome português a brilhar no radar do futebol europeu. Aos 21 anos, o médio natural de Olhão deixou o Southampton e assinou pelos londrinos do West Ham, numa transferência avaliada em 44 milhões de euros. E confirmou, então, o estatuto de uma das maiores promessas do futebol nacional.

O nome pode ainda não estar gravado a letras douradas no grande livro do futebol português, mas Mateus Fernandes está a escrever a sua própria história a uma velocidade impressionante. Este verão, o médio criativo, de 21 anos, tornou-se reforço do West Ham, depois de os hammers pagarem 44 milhões de euros ao Southampton. Um salto significativo face aos 15 milhões que os saints tinham investido no ano anterior, quando o contrataram em definitivo ao Sporting. Mateus Fernandes – o ouro português de 44 milhões.

A ascensão deste médio algarvio de gema tem sido, então, marcada por etapas sólidas e uma evolução constante. Nascido em Olhão, Mateus Fernandes deu os primeiros toques na bola no clube da terra, o Olhanense, mas cedo despertou o interesse do Sporting, onde veio a completar grande parte da sua formação. O talento e a visão de jogo levaram-no, em 2022, a estrear-se pela equipa principal dos leões, sob o comando de Rúben Amorim. Realizou, então, oito jogos com a camisola verde e branca.

No Sporting, Mateus foi lançado pelo treinador Ruben Amorim

Aposta confirmada de futuro

Apesar da curta utilização, o potencial foi sempre inegável. No verão de 2023, Mateus ainda jogou, por empréstimo, no Estoril Praia, onde encontrou o contexto ideal para se afirmar. Pela equipa da Linha, o médio realizou 35 partidas ao longo da temporada, mostrando regularidade, maturidade e uma capacidade notável de controlar o meio-campo. Foi essa época conseguida que lhe abriu, então, as portas da Premier League.

Mateus Fernandes cresceu bastante no Southampton

No Southampton, confirmou-se como aposta de futuro. A sua intensidade, qualidade no passe e capacidade de recuperar bolas rapidamente fizeram dele uma peça importante no plantel, despertando a cobiça de clubes de maior dimensão. Um ano depois, a valorização estava feita: de 15 para 44 milhões de euros. Num trajeto que mostra, de facto, a confiança que o mercado deposita nas suas qualidades.

Agora, em Londres, Mateus Fernandes terá, então, um novo desafio pela frente. Afirmar-se num clube com ambições europeias, habituado a medir forças com a elite do futebol inglês. Mas para Portugal, é mais um talento a ganhar espaço no campeonato mais competitivo do mundo, juntando-se a uma geração que promete manter o país no topo do futebol internacional.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados