
Caldas Sport Clube - os pelicanos que já voaram na elite
No coração das Caldas da Rainha ergue-se o Campo da Mata, casa de um dos clubes mais resilientes do futebol português. O Caldas Sport Clube, conhecido como os “Pelicanos”, carrega 109 anos de história, marcados por glórias inesquecíveis e pela capacidade de renascer sempre que necessário. É aqui que vibra o romantismo do futebol, onde a “Armada da Rainha” forma uma ligação única entre clube e cidade. Fundado a 15 de maio de 1916 por um grupo de caldenses visionários, o clube estabeleceu-se rapidamente como força regional. Após décadas nos escalões distritais, os anos 50 trouxeram a consagração nacional, transformando um clube de província numa referência do futebol português. Caldas Sport Clube – os pelicanos que já voaram na elite.
A década dourada do Caldas começou, então, em 1951/52, com a subida à III Divisão. Em 1954/55, os pelicanos terminaram em segundo na Fase Final da II Divisão, garantindo a presença numa liguilha, onde viria a defrontar o Boavista. Após dois empates, o dia 26 de junho de 1955 ficou, então, gravado na memória dos caldenses. No Estádio Municipal de Coimbra, a equipa de Mariano Amaro goleou os axadrezados por 4-1, selando o acesso à I Divisão.

Durante quatro épocas seguidas (de 1955/56 a 1958/59), o Caldas manteve-se entre os grandes, alcançando, então, um décimo lugar em 1957/58. Dessas quatro temporadas realçam-se algumas vitórias marcantes. Desde logo a obtida sobre o Atlético CP, por 1-0, por ter sido a primeira em 1955. Mas também os triunfos frente ao Benfica por 3-2, e contra o Belenenses, por 1-0, ambos alcançados em 1957/58, ficaram na memória dos adeptos.
Após a descida, em 1958/59, o Caldas caiu mas viria a mostrar, mais tarde, a sua resiliência, quando se sagrou campeão da III Divisão, em 1971/72.
A época 2017/18 devolveu, então, o Caldas às atenções nacionais. Numa campanha histórica na Taça de Portugal, a equipa de José Vala – técnico que inicia agora a sua… 9ª época seguida nos Pelicanos – chegou às meias-finais. Isto, após eliminar Lourinhanense, Olímpico Montijo, Cesarense, Arouca (penáltis), Académica (penáltis) e Farense (após prolongamento).

A aventura só terminou nas meias-finais, frente ao Desportivo de Aves, que viria a ser vencedor dessa edição, mas aproximou novamente cidade e clube. Foi nesse ano que os adeptos criaram e estabeleceram, então, o cântico “Ninguém passa na Mata.”

Além da forte ligação do técnico José Vala ao clube, destacamos ainda o jogador com mais jogos feitos pelo Caldas. O médio António Pedro, que jogou 11 épocas no Caldas e era uma das figuras da equipa que subiu à 1ª Divisão em 1954/55 e se manteve, por 4 épocas seguidas, entre os grandes do futebol português. António Pedro fez 101 jogos na 1ª Divisão e foi o melhor marcador de sempre do clube no escalão maior: 21 golos.
Mas não podemos, também, esquecer o ex-capitão Thomas Militão, um dos exemplos de dedicação caldense. O ex-defesa-central dedicou 24 anos ao clube, muitos deles como capitão, e despediu-se no final da época 2024/25.



“O amor pelo clube sobressaiu. Fiquei no Caldas pelas pessoas, mas acima de tudo pelo clube”, afirmou, então, ao Craques, numa entrevista concedida em maio deste ano depois da despedida, perpetuando-se como símbolo de lealdade rara no futebol moderno.

Após a eliminação da Taça de Portugal frente ao AD Fafe, da Liga 3, o Moreirense FC de Vasco Botelho da Costa tem uma visita difícil ao terreno do líder isolado FC Porto. Segue-se, então, um calendário difícil onde vai enfrentar SC Braga, FC Famalicão e SL Benfica. Após um arranque excecional na Primeira Liga, [...]

Pela frente vêm duas batalhas pela sobrevivência para os tondelenses, mas, por agora, é tempo de festejar. O Tondela bateu o Vila Real, por cinco bolas a uma, garantindo o passaporte para a próxima fase da prova rainha do futebol nacional. Porém, os próximos testes da formação auriverde são tudo menos acessíveis. Primeiro, a receção [...]

Viajou da Ucrânia até Portugal, com um propósito maior do que a vida e acabou por se tornar um símbolo do clube. Agora, passados 25 anos de ter imigrado, 'Sheva' relembra as dificuldades passadas, mas também os bons momentos. Além das recordações que ficam para sempre na memória. “Eu já estou cá há muito tempo [...]

O Esmoriz, do Campeonato Sabseg da AF Aveiro, alcançou a sua primeira vitória da temporada ao derrotar o Alba por 4-2. Este resultado representa um importante alívio para a equipa, que procurava inverter um ciclo de resultados menos positivos. A equipa da casa demonstrou grande determinação desde o início, com o estreante Martim Costa a [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.