
Embora não conte com nenhuma presença na Primeira Liga, o Freamunde sempre foi um clube histórico. Muito respeitado no nosso futebol, acima de tudo, devido às suas constantes presenças nas competições nacionais. Na Segunda Liga, foram 432 jogos em 12 edições.

Foi entre os primeiros anos do novo século que o SC Freamunde viveu o período mais marcante da sua história desportiva. Após conseguir a subida à Segunda Liga em 2006/07, permaneceu por lá durante seis temporadas seguidas, até ser rebaixado em 2012/13.
A estadia no Campeonato de Portugal foi breve, já que o clube voltou a subir às competições profissionais logo no ano seguinte. Em 2015/16 o clube registou a sua melhor prestação de sempre na Segunda Liga, tendo terminado na 5.ª posição, a quatro pontos dos lugares de subida.

Noutras épocas, o Freamunde também esteve muito perto da subida ao principal escalão do futebol português, como 1988/89. Nessa época terminou na segunda posição da antiga II Divisão, que, na altura, ainda não dava acesso à subida.
Depois de quase ter alcançado o sonho 2015/16, a partir daí o clube caiu a pique. Na temporada seguinte, em 2016/17, acabou o campeonato no penúltimo lugar, com direito a descida direta. O declínio do Freamunde continuou, e na época seguinte desceu de novo, desta vez para as divisões distritais da AF do Porto, de onde nunca mais conseguiu sair.

A situação tornou-se cada vez mais degradante com o passar dos anos. Problemas financeiros, com muitas dívidas por pagar aos credores, levaram o Sport Clube de Freamunde a uma situação sem volta. Em meados da época 2022/23, a SAD foi extinta, e o clube viu-se a obrigado a descer à 2.ª Divisão Distrital do Porto, por falta de condições.
Atualmente, o clube encontra-se na Divisão de Elite da AF Porto, a segunda de quatro escalões distritais, e aposta essencialmente na formação, depois de vários problemas financeiros. Após atravessar um verdadeiro pesadelo, e já sob a liderança de uma nova direção, a equipa devolveu aos adeptos e à comunidade local a esperança de um renascimento.

Nas últimas duas temporadas, o clube de Freamunde conquistou as duas divisões que disputou, e subiu duas vezes consecutivas de divisão. Podemos dizer que é um bicampeão.
O clube histórico acolheu, pois, imensas figuras do futebol ao longo dos seus 92 anos. À cabeça surge um filho da terra, campeão nacional e campeão na Ucrânia: Antunes. O canhoto fez a formação e os primeiros dois anos de sénior no clube, até que partiu para Paços de Ferreira. Na altura, um salto do 11.º lugar da II Divisão até à Primeira Liga, de 2005/06 a 2006/07.

Outras figuras que passaram no Freamunde e que deixaram marca no nosso futebol foram, por exemplo, Rui Borges, atual treinador do Sporting, em 2013/14, Pedro Barbosa, depois de ter terminado a formação no FC Porto, José Bosingwa, Diogo Valente e Marco Matias.
Freamunde: entre a tradição, a sobrevivência e o… bicampeonato

De norte a sul do país, estes são os jogadores que mais golos marcaram nas respetivas competições distritais, num contexto onde cada golo tem impacto direto na luta pela liderança, pela subida e pela afirmação dos projetos locais. Eis o TOP 10 dos melhores marcadores do primeiro escalão das divisões distritais em Portugal, considerando apenas [...]

O Farense oficializou esta quinta-feira a contratação de José Faria como novo treinador principal. O técnico de 39 anos assinou contrato válido até ao final da época e chega a Faro com a missão clara de inverter o momento negativo dos algarvios na II Liga. Mudança no banco após fase delicada José Faria sucede a [...]

A UEFA Youth League, a Liga dos Campeões de sub-19, viveu esta quarta-feira uma noite histórica, com um recorde absoluto de assistência na Alemanha e o apuramento de SL Benfica e Sporting CP para os oitavos de final. Colónia dá espetáculo… também nas bancadas Na Alemanha, o 1. FC Köln escreveu uma das páginas mais [...]

O Vasco da Gama garantiu um reforço com um apelido histórico para a segunda metade da época 2025/26. José Mozer, avançado de 19 anos, filho de Carlos Mozer, é a mais recente contratação do emblema da Vidigueira, depois de se destacar ao serviço do CD Almodôvar. Um apelido com história no futebol português Carlos Mozer [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.