
Agüero quer dar o título ao Guisande por amor à camisola
Aos 33 anos, Manuel Carvalho parece manter intactas as qualidades que já mostrava aos 18. Pelo menos, a avaliar pela alcunha que ganhou nessa altura no futebol e a qual ainda se mantém mais do que viva. Sobretudo depois do hat-trick que fez no passado domingo, contribuindo para a goleada (9-0) do Guisande sobre o GDC Serafão, na Taça da AF Braga. O engenheiro civil que veste a pele de Agüero dentro das quatro linhas e tem um objetivo claro. Agüero quer dar o título ao Guisande por amor à camisola.
Por uma razão muito simples. “A minha mãe é natural de Guisande. Eu moro cá, acomodei-me ao clube e tenho amor a esta camisola. Já tive várias propostas para jogar noutros clubes, mas gosto muito das pessoas do Guisande e gostava de lhes retribuir o carinho que têm por mim. Como? Ser campeão da AF Braga”, admite o experiente avançado que soma 7 golos em 6 jogos esta época.

Conquistar o título seria um momento único. “Nos últimos anos temos morrido sempre na praia. Mas, enquanto capitão, erguer a Taça de campeão no fim da época era incrível. Se calhar terminava aí a carreira”, explica.
A alcunha de Agüero já vem de longe. “Sou fisicamente parecido com o Agüero e logo aos 18 ou 19 anos deram-me essa alcunha, até porque jogo na mesma posição em que ele jogava. E curiosamente já fui abordado na rua, em Espanha e Inglaterra, a pensarem que sou o Agüero. Mas quando chegam mesmo ao pé de mim é que percebem que não sou [risos]”, conta.

Ainda assim, teve um episódio mais caricato em Cabo Verde. “Houve uma situação gira durante umas férias que fui passar a Cabo Verde. Uns idosos confundiram-me com o Agüero e mesmo quando chegaram ao pé de mim, não viram que eu não era ele. Eu disse-lhes que era português e não era o Agüero. Mesmo assim, quiseram tirar fotografias e ligaram aos netos a dizerem que estavam com o Agüero. Os miúdos gostavam do Manchester City e até começaram a chorar…”
A verdade é que Agüero já é uma ‘lenda’ do Guisande. É o jogador com mais jogos (177) pelo clube e com mais golos (68), estando a cumprir atualmente a 12ª temporada pelo clube de Braga.

Para Agüero, o segredo da boa época do Guisande passa, também, pelo treinador Xavier Silva. “É bom treinador. Tem uma grande capacidade de treino e, de certa forma, tem evoluído muito connosco também. Ele também é novo, ainda tem muito para crescer. Espero que o faça aqui”, salienta.

Já sobre os golos, o avançado não quer estabelecer metas para esta época. Até porque a regularidade não é o seu forte. Agüero até faz uma analogia com… um frasco de ketchup. “Eu sou mesmo assim. Ainda ontem estava a dizer à minha mulher que os meus golos saem em catadupa. É como frasco de ketchup. Estou ali três ou quatro jogos a abanar. E depois sai tudo de uma vez”, diz. E os registos confirmam-no: se é verdade que tem 7 golos em 6 jogos esta época, Agüero só marcou, então, em duas partidas. Um póquer contra o Arsenal da Devesa e o hat-trick do fim-de-semana passado ao GDC Serafão.

O defesa de 23 anos estreou-se a marcar na Liga 3 e logo com dois golos decisivos, ambos de bola parada! Gonçalo Cunha foi, pois, a figura da vitória do Trofense em Fafe, ao bisar no triunfo que devolveu a liderança da Série A da Liga 3, aproveitando o empate entre as equipas B do [...]

José Vala, antigo jogador do Caldas e treinador do clube há dez épocas consecutivas, é o convidado desta semana do podcast Final Cut, da agência Sports Tailors. Na antecâmara da receção ao Sp. Braga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o experiente técnico recordou os anteriores duelos mediáticos na prova rainha. Como o jogo com [...]

O jovem lateral-direito Guilherme Peixoto é uma das mais recentes e entusiasmantes promessas do FC Twente. O jogador, de 19 anos, chegou esta temporada ao clube neerlandês, oriundo das escolas do Benfica, e já se estreou pela equipa principal. Muito antes de pisar os palcos neerlandeses, Guilherme Peixoto começou a dar os primeiros toques na [...]

De um projeto quase artesanal sustentado pela paixão de um só homem, o Rangers de Telheiras transformou-se num fenómeno recente do andebol português. Fundado há cerca de 20 anos pelo infatigável José “Sr. Zé” Fernandes, o Rangers de Telheiras passou das divisões inferiores para uma das histórias mais surpreendentes da PO2. Com novas estruturas, reforços [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.