
A experiência é um posto - os treinadores mais velhos do Campeonato de Portugal
A experiência no futebol faz, muitas vezes a diferença. Ainda que nós, no Craques, já nos tenhamos debruçado sobre os técnicos mais jovens a singrar no futebol distrital, a verdade é que, no Campeonato de Portugal (CP), há alguns clubes que resolveram apostar em técnicos com muitos anos de trabalho. E, curiosamente ou não, os cinco treinadores mais velhos a trabalhar no CP estão a ter sucesso nos respetivos clubes. A experiência é um posto – os treinadores mais velhos do Campeonato de Portugal.
O treinador mais velho nesta competição é um nome bastante conhecido para quem acompanha as divisões inferiores dos futebol português nos últimos largos anos. Falamos de Toni Pereira, em tempos celebrizado como ‘Mourinho dos Pobres’, pelas várias subidas de divisão mas especialmente aquando da sua passagem pelo Atlético CP, em que eliminou o FC Porto da Taça de Portugal, com um incrível triunfo em pleno Dragão, em janeiro de 2007. Mas também Filipe Moreira (61), de volta aos bancos por convite do Atl. Malveira, Carlos Guerra (Chaves B), André Irulegui (Bragança) e Lázaro Oliveira (Portimonense Clube) têm mostrado que o saber mantém-lhes o lugar. E os (bons) resultados estão à vista de todos.
Aos 69 anos, Toni Pereira até iniciou a temporada ao serviço do Atlético da Malveira, depois de ter subido a equipa da região de Lisboa ao Campeonato de Portugal. Mas acabou por rescindir com o clube no arranque da época e foi aposta do Alcochetense. Fruto do mau arranque da equipa da AF Setúbal em 2025/26: 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas. O ‘Mourinho dos Pobres’ estreou-se na 6ª jornada, com uma derrota frente ao Portimonense Clube, já orientado por Lázaro Oliveira. Estava o Alcochete situado, então, no 12º e antepenúltimo lugar.

Daí para cá, Toni Pereira recuperou a equipa e só perdeu mais uma vez em sete jogos, nos quais obteve, então, quatro vitórias. E o Alcochetense está agora em 4º lugar, a 3 pontos do Alverca B e a 6 do Juventude de Évora, o segundo classificado em lugar de promoção. A treinar desde 1987/88, então ao serviço do Sertanense, Toni Pereira só esteve parado duas épocas: 1989/90 e 1997/98.
Antigo jogador do GD Chaves, nos anos 80 do século passado, Carlos Guerra terminou a carreira de futebolista no Vidago em 1997/98. E iniciou a de treinador em 2000/01, ao serviço do Montalegre. Com um percurso feito na região norte do país, o antigo médio regressou a casa – ao Chaves – em 2015/16 para orientar a equipa de Sub-19 dos flavienses. E foi aí que o seu trajeto se veio a consolidar. Nos últimos dez anos, treinou os Sub-19 do Chaves em dois períodos e ainda o Chaves Satélite, antes desta equipa se confirmar como a B dos flavienses. Já na época passada, fez um percurso notável ao serviço do Chaves B: 31 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas na Divisão de Honra da AF Vila Real. Um registo que foi mais do que suficiente para promover a equipa secundária do Chaves ao Campeonato de Portugal.

Se havia quem duvidasse da capacidade da jovem equipa flaviense num contexto competitivo mais intenso, enganou-se. Ao cabo de 13 jornadas, o Chaves B está, então, a lutar pela… subida! Os flavienses ocupam o 3º lugar da Série A do CP, com 22 pontos, a 2 do Bragança e a 3 do Limianos. Chapeau.
Mais um treinador ‘catedrático’ que tem vivido os últimos anos de forma intermitente, com passagens fugazes por vários clubes. A última época completa que fez no mesmo clube foi, então, em 2021/22, ao serviço do Torreense. Clube pelo qual alcançou a promoção à Liga 3. Daí para cá, trabalhou sempre em dois clubes por época, mas mereceu agora a confiança dos responsáveis do Atlético da Malveira.

A treinar desde 1984/85, Filipe Moreira acumula, então, passagens por vários clubes, entre eles alguns históricos como Vitória FC, Oriental, Portimonense, Académico de Viseu ou Sporting da Covilhã. Na Malveira, comanda o líder da Série D do Campeonato de Portugal, e contribuiu, para já, com 8 pontos. Fruto de duas vitórias e dois empates em quatro jogos. Amanhã, o primeiro grande teste: a deslocação ao terreno do vice-líder, Juventude de Évora.
A história de André Irulegui já foi contada pelo Craques. O treinador brasileiro estendeu a carreira de futebolista até aos 55 anos, embora tenha acumulado a função de técnico-adjunto do Grupo Desportivo de Sendim em 2018/19, então, com 53 anos. Ainda treinou este clube em 2021/22, tendo depois orientado o Mirandela durante duas temporadas consecutivas. Em 2024/25, iniciou a época ao serviço do Mirandela, mas haveria de sair para o Bragança, comandando os bragantinos ao 3º lugar da Série A do Campeonato de Portugal. E perdendo a luta pela subida para Vitória SC B e Paredes.

Esta época, Irulegui volta a apresentar um Bragança consistente. Ao fim de 13 jornadas, o técnico, de 59 anos, tem a equipa bragantina posicionada em 2º lugar da Série A do CP, a um ponto do líder Limianos. Este fim-de-semana vem aí um teste de fogo: a deslocação ao terreno do Tirsense, onde Daniel Ferreira entrou da melhor forma.
Antigo adjunto de Toni Conceição, o angolano Lázaro Oliveira começou a jogar à bola da AD Oeiras e cumpriu toda a carreira de futebolista em Portugal. Representando, então, clubes como Estrela da Amadora, Estoril, Penafiel ou Louletano. Contudo, a experiência como treinador principal, após os anos de aprendizagem na Reboleira, deu-se ao serviço do Penafiel em 2009/10. Portimonense, Atlético e Farense foram outros projetos de Lázaro, antes de uma experiência diferente vivida entre 2020 e 2024 ao serviço da seleção de Macau.

Contudo, esta época, aceitou regressar a Portugal, tendo-se estreado pelo Portimonense Clube na 5ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal com uma derrota (1-2) no terreno do Oriental. Daí para cá, tem conseguido tornar a equipa mais competitiva e está perto de sair da zona de descida. O recente triunfo sobre o Sintrense, por 2-1, permitiu-lhe ultrapassar o adversário na classificação. E a formação algarvia está agora a apenas 1 ponto dos rivais do GD Lagoa.
Em jeito de conclusão, a experiência ainda é um posto. E as equipas que têm os treinadores mais velhos do Campeonato de Portugal estão em boa forma. Mais uma vez se prova que, tal como noutros setores da sociedade, a qualidade não tem idade. Mas a acumulação de conhecimento e novas experiências ainda faz a diferença.

De um lado, o Paredes de Tarantini que atravessa uma fase com 5 jogos sem perder e três triunfos seguidos. Do outro, o Amarante de Alex Costa que está imbatível também há 5 jogos, nos quais somou, então, outras tantas vitórias. Um jogo imperdível na penúltima ronda da fase regular da Série A da Liga [...]

Aos 39 anos, o craque ítalo-brasileiro continua a ser decisivo no futsal do Sporting. Desafiando o tempo e afirmando-se como uma das maiores figuras da história do futsal português. Na goleada por 11-4 frente ao Valpaços, para a Taça da Liga, o ala leonino voltou a deixar a sua marca com um golo e sete [...]

À entrada da 15.ª jornada das 26 previstas na fase inicial do Campeonato de Portugal, com mais de metade da época disputada, é tempo de olhar para o campeonato para lá dos marcadores e das estatísticas ofensivas. Num contexto competitivo marcado pelo equilíbrio e por margens cada vez mais curtas, a solidez defensiva continua a [...]

O Folgosa da Maia FC, lanterna vermelha da Série 2 da Divisão de Elite da AF Porto, roubou pontos na visita ao terreno do líder isolado, Padroense FC. O jovem avançado Paulo Silva, de 23 anos, foi o herói da partida, ao bisar na partida e ser decisivo no empate. À entrada para a 16ª [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.