Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Charneca da Caparica: novos Aires já começam a dar resultados

Charneca da Caparica - novos Aires já começam a dar resultados

Charneca da Caparica: novos Aires já começam a dar resultados

CraquesCraques|

Os canários tiveram um arranque de época para esquecer, apesar de terem eliminado o Olímpico do Montijo, para a Taça de Portugal, no jogo de estreia. Após esse feito, seguiram-se 9 derrotas e 2 empates em 11 jogos. Mas o técnico conseguiu dar a volta por cima e encetou um ciclo de 6 triunfos seguidos. E nem o desaire recente em Sines apagou o bom ambiente que já se instalou no Cassapo.

A aposta do Charneca da Caparica em Ricardo Aires como treinador da equipa principal teve um sentido lógico. Depois do enorme trabalho do antigo defesa-central ao comando dos juniores, que redundou na histórica subida à 2ª Divisão Nacional, a promoção à equipa sénior era um prémio justo. E o projeto foi bem definido desde o início: rejuvenescimento do plantel e construção de uma equipa a pensar nos anos vindouros. Foram, por isso, várias as mudanças operadas no plantel e a paciência seria, inevitavelmente, uma palavra de ordem nesta nova temporada. Talvez por essa razão é que a direção liderada por José Manuel Santos suportou, então, o mau arranque de época. E o tempo está a dar razão ao presidente dos canários. Charneca da Caparica: novos Aires já começam a dar resultados.

E a época até arrancou tal como terminara a anterior: a ganhar. Com um triunfo sobre o Olímpico do Montijo, mas desta vez para a Taça de Portugal, igualmente nos penáltis. Contudo, o facto de a equipa ter muita juventude exigiu algum tempo e trabalho da equipa técnica para que os efeitos surgissem em campo. Para se ter uma ideia, a média de idades do plantel esta época é de 21,9 anos, quando na temporada passada se situava nos 24,4 anos.

A equipa ganhou cinco dos últimos seis jogos

A prova dos 90 minutos

O Charneca perdeu 9 jogos seguidos entre 21 de setembro e 9 de novembro, 6 deles na 1ª Divisão da AF Setúbal. E, ao fim da 6ª jornada, a direção reuniu com Ricardo Aires e, juntos, estabeleceram um acordo: uma derrota na ronda, seguinte, em casa do Alfarim significaria a saída do treinador. Mas o clique ter-se-á dado nessa mesma reunião.

Ricardo Aires (ao fundo, em pé) já vê a equipa a melhorar

Em casa do Alfarim, o Charneca venceu por 1-0 – com um autogolo – e estava dado o passo para uma grande recuperação. A partir daí, a equipa de Aires encetou uma série de 5 vitórias seguidas, com as mais marcantes a serem obtidas no Campo do Cassapo, a sua casa, diante do rival Pescadores Costa de Caparica (4-1) e, ainda, do Fabril do Barreiro (4-0).

Juventude mostra a sua qualidade

Num plantel com 35 elementos, apenas 7 têm mais de 24 anos. O melhor marcador é Hugo Letras, médio de 21 anos que já fez balançar as redes adversárias por 6 vezes. E no coração do meio-campo canário, brilham dois jovens talentos: Pedro Lopes, de 19 anos, que soma 4 golos em 13 jogos; e ainda Diogo Ferreira, de 21 anos, que confere equilíbrio à equipa.

Diogo Ferreira parece ser um talismã para o Charneca

Mas o caso de Diogo Ferreira é realmente especial. O médio, contratado ao Pescadores Costa da Caparica, fez 10 jogos com a camisola do Charneca e só perdeu… dois. Além disso, Diogo Ferreira foi totalista nas cinco vitórias seguidas que a equipa de Ricardo Aires obteve, antes do desaire em Sines. Neste último jogo, Diogo Ferreira saiu lesionado aos 61 minutos, quando a equipa estava, então, empatada (1-1).

Referência ainda para as respostas que a juventude deu nos jogos com Pescadores (4-1) e Fabril do Barreiro (4-0). Sobretudo no dérbi da Caparica, onde o Pescadores se apresentou com quatro jogadores ex-Charneca – o guardião Tiago Santos, o central Neca, o médio Bambo e o extremo Fabinho – no onze inicial. Acabando goleado no Cassapo.

Vem aí… o Vitória de Setúbal

Naquela que é uma das mais disputadas Divisões da AF Setúbal, o Charneca terá, na próxima jornada, um osso muito duro de roer. Nada mais, nada menos do que o líder isolado e imbatível do campeonato, o histórico Vitória de Setúbal. A ocupar um agora confortável 9º lugar no campeonato, a equipa de Ricardo Aires procurará, no Bonfim, perpetuar o bom momento que atravessa e operar a grande surpresa da jornada, ainda para mais no arranque de 2026.

Charneca quer ir surpreender o líder Vitória ao Bonfim

A 11 de janeiro, os homens do Cassapo defrontam o Vitória de Paulo Martins com a perspetiva de dar sequência ao recente trajeto. E comprovar que o desaire em Sines foi, então, um mero percalço numa recuperação que tem em mente a garantia da permanência. Com 15 pontos averbados, o Charneca precisará, à partida, de dobrar esta performance para poder cumprir o objetivo da temporada.

Créditos Fotos: photos.by.mgf

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados