
Aguinense-Calvão: surto de gripe A não afeta ambição dos homens da casa
Quando olhamos para a classificação da Zona Sul da 2ª Divisão da AF Aveiro, saltam, desde logo, à vista os registos do líder GD Calvão e do vice-líder Aguinense. A equipa de João Ferreira soma por vitórias todas as 11 jornadas disputadas e apresenta um impressionante saldo de golos: 50-4. Mas o Aguinense de Bruno Leal não fica muito atrás: 10 vitórias e um empate em 11 rondas e o saldo de golos é de 40-4. Falamos, por isso, de duas equipas à parte nesta divisão, pelo que os duelos entre ambas poderão ditar quem sobe diretamente e quem se apura para a Liguilha de promoção. Mas os cenários para este jogo são diferentes. Aguinense-Calvão: surto de gripe A não afeta ambição dos homens da casa.
O Craques falou com homens dos dois lados. E o Aguinense conta, então, com um ‘espião especial’: o treinador Bruno Leal. Foi jogador do GD Calvão e conhece bem a realidade do adversário. Mas tem ainda alguns problemas para ultrapassar na preparação para o jogo. “Já no jogo anterior tivemos cinco baixas devido a um surto de gripe A. Agora temos três, embora um deles seja recuperável. O Felipe Oliveira e o Afonso Luís, o nosso melhor marcador, estão de cama, fora deste jogo. Já o Piwinha deve poder jogar”, contou, reconhecendo que “as últimas três semanas não têm sido fáceis.”

Mas nada que afete a ambição da equipa. “Sabemos que o GD Calvão tem um orçamento muito superior e jogadores mais experientes, mas vamos dar tudo para ganhar o jogo. Temos de ser inteligentes, procurar marcar primeiro para enervar o adversário. O ambiente nos jogos do Calvão nunca é fácil para os adversários mas jogamos na nossa casa e confiamos em nós próprios”, atira.
No topo da tabela mora um líder incontestado. O Grupo Desportivo de Calvão assumiu o objetivo de ser campeão da 2ª Divisão da AF Aveiro e está a cumprir na íntegra. Leva 50 golos marcados em 11 jogos (média de 4,54 por partida) e embora já tenha ganho três jogos pela margem mínima, também já aplicou algumas goleadas. Para Gonçalo Cravo, pilar do meio-campo da equipa de João Ferreira, “está a correr tudo dentro das expetativas” e a época tem justificado a mudança de vida.
“Eu estava a trabalhar na Alemanha e jogava lá num clube do regional. Mas voltei a Portugal e como tenho amigos aqui de Aveiro, ‘chatearam-me a cabeça’ para vir para o Calvão. Por acaso, já conhecia vários jogadores da equipa e estávamos a contar fazer uma época assim. Mas sou sincero, achei que haveria uma equipa a dominar cada zona – sul, centro e norte – mas o Aguinense tem sido uma surpresa”, admitiu o médio ao Craques.
Face ao desempenho “notável” do Aguinense, Gonçalo Cravo não tem dúvidas. “Este jogo vai exigir o melhor Calvão da época. Estamos à espera de um adversário complicado. Tenho amigos noutros clubes que já jogaram com eles e confirmaram que são uma boa equipa. Mas nós temos treinado com muita intensidade e estamos preparados para um duelo destes”, promete.

Ao contrário do Aguinense, o Calvão “tem a equipa na máxima força” e, para Gonçalo Cravo, estes dois choques com a equipa de Aguim podem mesmo definir quem fica em 1º lugar. “No futebol, tudo pode acontecer mas, sinceramente, acho que será difícil termos um deslize com outras equipas. Assim como eles”, diz o médio que já fez 3 golos com a camisola do GD Calvão.
Instado a apostar num resultado para este encontro, Gonçalo mostrou estar com a confiança no topo. “Aposto num 2-0 para o Calvão, se der, com dois golos meus! Vamos embora”, atirou.

Afonso Luís é baixa confirmada no Aguinense. Logo ele, que é o melhor marcador da equipa no campeonato, com 9 golos. Bruno Leal vai chamar, então, o suplente Tiago Melo, que soma 8 golos na competição. “O Afonso tem estado ausente devido a doença e o Tiago, daqui a pouco, passa-o. É uma competição saudável. Aliás, o Tiago marcou 4 golos nos últimos dois jogos, pelo que estamos confiantes no trabalho dele para este jogo”, confessou o técnico.
Aguinense-GD Calvão, este domingo, pelas 15h30, em Aguim. Não pode perder este duelo de duas equipas que ainda não perderam. Irá alguém cair no Campo Afonso Ramos Bandarra?

O Craques falou com os dois lados da barricada antes de um jogo que se espera aceso do início ao fim. Os registos de Aguinense e GD Calvão na 2ª Divisão da AF Aveiro parecem fotocópia mas ambos querem triunfar. Em Aguim, há algumas baixas mas o técnico Bruno Leal, antigo jogador do... GD Calvão, [...]

O Grupo Desportivo Macedense encerrou a primeira volta da Série A da III Divisão de Futsal com um desempenho notável, posicionando-se na segunda colocação da tabela. A equipa de Macedo de Cavaleiros, impulsionada pela ambição de subir de divisão, tem demonstrado resiliência e um forte espírito coletivo. Um dos pilares desta campanha é o guarda-redes [...]

Num jogo impróprio para cardíacos, o Linda-a-Velha foi arrancar um triunfo por 5-4 no terreno do CSD Bairro da Boavista. E o jovem avançado fez a diferença com um hat-trick na 2ª parte. O primeiro do goleador, de 20 anos, esta temporada. O Linda-a-Velha conquistou três pontos preciosos no terreno do Bairro da Boavista, ao [...]

O sorteio da Taça de Portugal, realizado hoje na Cidade do Futebol, confirmou aquilo que esta edição da Prova Rainha vinha a anunciar desde cedo: uma equipa de liga inferior vai marcar presença na final do Jamor. O emparelhamento entre o AD Fafe, da Liga 3, e o Torreense, da Liga 2, garante que o [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.