Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

André Franco renasce em Chicago

André Franco renasce em Chicago

CraquesCraques|

Após três épocas de dragão ao peito, o médio português, de 27 anos, rumou a um novo desafio por empréstimo. Ao não entrar nos planos do novo treinador, Francesco Farioli, Franco aceitou atravessar o Atlântico para representar o Chicago Fire. E as primeiras impressões são positivas: duas assistências em dois jogos e determinante no último triunfo, por 3-2, sobre o New England Revolution.

André Franco vive dias felizes em Chicago. Aos 27 anos e após ver fechada a hipótese de permanecer neste novo FC Porto, o médio aceitou atravessar o Atlântico e assentar raízes na Major League Soccer (MLS), onde defende as cores do Chicago Fire. Em 2022, contratado, então, ao Estoril, André Franco foi uma aposta de Sérgio Conceição e mostrou ser um elemento válido no meio-campo portista. Mas depois de 2022/23, foi perdendo espaço e acabou por não ser opção de Vítor Bruno bem como, mais tarde, de Martín Anselmi. Pelo que quando surgiu a oportunidade de experimentar a MLS, André Franco entendeu que uma mudança de ares poderia ser benéfica para a sua carreira. André Franco renasce em Chicago.

André Franco tem no seu pé esquerdo uma das suas forças

Se, para muitos, esta decisão poderia ser vista como um passo atrás na carreira, André Franco optou por ver uma oportunidade. E cruzou, então, o Atlântico até chegar ao Chicago Fire. A estreia deu-se no terreno do Philadelphia Union, numa derrota por 4-0, mas a titularidade veio ao segundo jogo e logo com impacto imediato. Diante do New England Revolution, o médio fez um bis de assistências e levou o troféu de MVP para casa, na vitória caseira por 3-2. Num empréstimo acertado até janeiro de 2026, o clube norte-americano tem ainda a opção de adquirir 50% do passe de André Franco no valor de 1,1 milhões de euros.

Um longo caminho até às Américas

Formado no Sporting desde os 7 anos, André Franco passou ainda um ano pelo Belenenses nos escalões de formação. Mas voltou depois ao clube de Alvalade para se sagrar, então, campeão de juniores.

A formação foi feita no Sporting

Após esse longo trajeto, transferiu-se para os sub-23 do Estoril Praia e passado pouco tempo subiu à equipa principal. Onde conquistou a Liga 2 em 2020/21, e participou, depois na temporada de estreia no principal escalão português, em 38 jogos, nos quais fez 11 golos e 4 assistências. O melhor registo da carreira.

André Franco deu nas vistas no Estoril

Com grande destaque foi até à cidade invicta, contratado pelo FC Porto, ao serviço do qual venceu, então, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Agora, o futuro imediato – e, quem sabe, a longo prazo… – passa, então, por uma experiência no futebol dos Estados Unidos.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados