
Bruno Costa – o jogador e presidente do Fornos de Algodres também é presidente da Junta.
Bruno Costa nasceu em Fornos de Algodres, vila do distrito da Guarda, e ali foi criado. Começou a jogar futebol aos 11 anos no clube da terra e não mais o largou. Hoje, com 38 anos, é uma figura reconhecida de uma vila que conta com cerca de 1600 habitantes. E consegue conjugar o que muita gente considera impossível: o desporto e a política. “É possível conciliar, mas sempre com algumas cautelas”, defende, então, aquele que é jogador e presidente da Associação Desportiva de Fornos de Algodres, funções que acumula com um importante cargo político. Bruno Costa – o jogador e presidente do Fornos de Algodres também é presidente da Junta.
O amor pela AD Fornos de Algodres, esse é de sempre. “Desde criança… saí do clube quando subimos à 2ª Divisão B. O clube passou, então, por dificuldades e esteve alguns anos sem futebol sénior. Foi quando resolvi, com uns amigos meus, candidatarmo-nos à presidência. Em 3 anos colocámos o clube no Campeonato de Portugal. Entretanto já descemos, mas na distrital lutamos sempre para subir”, explica ao Craques.
Presidente do clube há 11 anos, Bruno Costa diz já ter assistido a “altos e baixos”, mas assume que o futebol é parte importante da vila. “Vivemos numa terra onde o futebol traz alegria a muita gente. Costumamos ter sempre 600 a 700 pessoas no estádio e batemos o recorde de assistência com o AFS, para a Taça de Portugal. O meu último jogo? Nunca pensei que fosse. Foi um momento único para o clube e para Fornos. Queríamos cá um dos grandes, mas pronto. Foi a primeira vez que jogámos contra uma equipa da 1ª Divisão”, explica, com alguma emoção à mistura.

Aos 38 anos, Bruno Costa ainda tem algo a oferecer dentro das quatro linhas. “Já subi três vezes de divisão com este clube e gostava de ser novamente campeão. A verdade é que, pelo Fornos de Algodres, só ainda não defrontei um clube da 2ª Liga. Se fossemos campeões este ano, seria uma felicidade a triplicar”, sublinha, confessando-se um “apaixonado pelo clube”.
E o Craques perguntou: Se fosse campeão, seria o melhor momento para pendurar as botas? “Talvez, talvez… seria o fecho com chave de ouro. Há momentos em que tem de se saber parar. Mesmo sabendo que se deixar de jogar, pode haver uma quebra de jogadores a quererem jogar nos seniores. Mas estamos cá para fortalecer o Fornos”, avisou. Refira-se que Bruno Costa é o melhor marcador da história da AD Fornos de Algodres, com 78 golos, e também o futebolista com mais jogos pelo clube (78).
Mas Bruno Costa também se sente como peixe na água no papel de Presidente da Junta de Freguesia. “Estou na política desde os 18 anos. Cumpri várias funções, depois acabei por substituir o presidente, que se ausentou por motivos de saúde. Mas ganhei as eleições em 2021 e voltei a ganhar este ano. Nunca tive quaisquer problemas por estar na política e no futebol, mas há que saber fazer as coisas. Tenho de ter tudo bem organizado”, explica.

Sobre o que pretende ainda desenvolver como líder da freguesia, Bruno é transparente. “Queremos continuar a desenvolver o nosso trabalho e melhorar infraestruturas e serviços pois só dessa forma conseguimos melhorar a vida das pessoas. O nosso objetivo é proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida”, diz quem também é professor de Educação Física e está integrado num projeto que o ajuda enquanto presidente de Junta. “Trabalho com o desporto jovem, mas também com o desporto sénior, num programa de envelhecimento ativo. Graças a isso, temos os dados de todos os idosos da nossa população, para que saibamos acompanhá-los da melhor forma e dar-lhes tudo o que necessitam”, diz.
Reconhecendo que não é fácil arranjar tempo para desempenhar tantos cargos, Bruno Costa refere que o que o vai motivando e à sua equipa no clube são mesmo os resultados. “Não é fácil conciliar tudo. O motor das equipas seniores, por muito que se diga não, até nas distritais são os resultados. Ainda me falta fazer muita coisa no clube. Nomeadamente melhorar a sede e construir o edifício de apoio ao estádio, o qual até já tem a candidatura aprovada para que se iniciem as obras”, confessa.

Mas o presidente do Fornos de Algodres alerta para um problema que está a atingir muitos clubes de concelhos do interior do país. “Os clubes do interior já estão a sentir muitos problemas e esses vão aumentar no futuro. Não há jogadores, esses fogem todos para o litoral do país. E aqui estamos a falar de clubes que pagam muito bons ordenados. Há jogadores a ganhar nestas divisões 800 e 900 euros. E mesmo assim, é difícil de arranjar jogadores! Temos de trabalhar com o que conseguimos encontrar”, sublinha.
Por enquanto, Fornos de Algodres conta, então, com a motivação de Bruno Costa e da sua equipa para lutar por mais uma subida. Que iria alegrar a população e serviria de cereja no topo do bolo da carreira do… presidente!

No final da primeira volta da Divisão de Honra da AF Viseu, há apenas 2 pontos a separar o líder do 5º classificado. Maior competitividade seria quase impossível, num campeonato que promete ser discutido até à última jornada. Ao rubro! Quem acompanha de perto a Divisão de Honra da AF Viseu, percebe que esta época [...]

De promessa irreverente a certeza competitiva, o número redondo chega em Alvalade — e diz muito mais do que parece. Se tudo correr como previsto, esta sexta-feira, frente ao Casa Pia, em Alvalade, Francisco Trincão atinge a marca simbólica dos 150 jogos na Liga portuguesa. Um número redondo, sim, mas sobretudo um número revelador. Porque [...]

O Craques falou com os dois lados da barricada antes de um jogo que se espera aceso do início ao fim. Os registos de Aguinense e GD Calvão na 2ª Divisão da AF Aveiro parecem fotocópia mas ambos querem triunfar. Em Aguim, há algumas baixas mas o técnico Bruno Leal, antigo jogador do... GD Calvão, [...]

O Grupo Desportivo Macedense encerrou a primeira volta da Série A da III Divisão de Futsal com um desempenho notável, posicionando-se na segunda colocação da tabela. A equipa de Macedo de Cavaleiros, impulsionada pela ambição de subir de divisão, tem demonstrado resiliência e um forte espírito coletivo. Um dos pilares desta campanha é o guarda-redes [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.