
Christiani Anastácio – capitão e treinador do São Domingos FC em honra ao pai e ao avô.
O amor à camisola não tem em conta resultados ou equipas fortes ou menos fortes. Amar um clube é gostar dele sem reservas ou condições. Por isso, pouco importa se ele está na mó de cima ou na mó de baixo. É, até, mais nobre quando se apoia um clube quando ele vive dias difíceis pois é nessa condição que ele mais precisa do apoio e dedicação. É o caso do São Domingos FC, das Minas de São Domingos, que tem uma ligação umbilical à família Anastácio. Christiani Anastácio – capitão e treinador do São Domingos FC em honra ao pai e ao avô.
Aos 36 anos, Christiani Anastácio aceitou acumular uma dupla função na equipa principal. “O mister saiu e como não chegou um novo treinador, fiquei eu a dar os treinos desde então. Não tenho curso, sequer. Mas o grupo aceitou bem, já me conhecem e respeitam-me”, explicou, ao Craques. Mas o amor ao São Domingos FC já vem de longe. “A ligação já vem desde o meu avô. Chamava-se António Anastácio e foi presidente do clube. Isto no tempo em que ainda não havia internet… (risos) depois, o meu pai, Manuel Dias Anastácio, foi jogador, treinador e presidente do clube também. Agora, não podemos deixar o clube morrer”, avisa.

O São Domingos perdeu os primeiros dez jogos da época e empatou os últimos dois. E o Craques fez mesmo as contas aos últimos anos. Nos últimos 88 jogos oficiais, o clube somou… 12 vitórias. As dificuldades estão relacionadas com um dos maiores problemas do futebol distrital da atualidade.
“É mesmo muito difícil arranjar jogadores para termos uma equipa. Ainda por cima, as Minas de São Domingos são um local maioritariamente de turismo e é difícil fixar pessoas aqui. Temos cinco ou seis GNR a jogar connosco que são do norte do país e vêm cá jogar ao fim-de-semana. E outros trabalham nas Minas de Aljustrel ou nas Neves-Corvo. Vou dar-lhe um exemplo: para o próximo jogo [hoje], em casa do Louredense, devemos ter 11 jogadores e, e… já será bom”, explica Christiani.

Ainda assim, o plantel, que conta com 7 jogadores com 30 ou mais anos – incluindo o guarda-redes Dário Gonçalves de 42 – também já começa a atrair alguns jovens. Mas só fazem um treino. “Não são de cá e chegam na sexta-feira ao fim do dia. Às vezes fazem esse treino e depois jogam ao domingo”, conta Christiani.
Questionado sobre se já começa a pensar ser treinador, o capitão e futebolista com mais jogos (116) com a camisola do São Domingos FC deixa, para já, essa hipótese de parte. “Não, não… Espero que o presidente António Calhegas contrate um treinador porque eu ainda me sinto muito levezinho [risos]. Quero continuar a jogar e só aceitei esta função porque o clube é centenário e não pode ficar para trás. Os jogos ao domingo ainda alegram aqui as gentes de São Domingos. O convívio é bom”, explica.
A jogar “há dois ou três anos no novo relvado sintético”, a equipa empatou os últimos dois jogos do campeonato. E o clube tem crescido muito devido à dedicação de António Calhegas, presidente do clube há 10 anos. Esteve na presidência do clube e, após um interregno, voltou para liderar os destinos do São Domingos FC que hoje disputa a 2ª Divisão da AF Beja.

“O presidente faz das tripas coração para manter o clube de portas abertas. Merece, sem dúvida, todo o nosso reconhecimento”, finaliza Christiani. Com um amor destes, o São Domingos nunca acabará.

O jovem lateral-direito Guilherme Peixoto é uma das mais recentes e entusiasmantes promessas do FC Twente. O jogador, de 19 anos, chegou esta temporada ao clube neerlandês, oriundo das escolas do Benfica, e já se estreou pela equipa principal. Muito antes de pisar os palcos neerlandeses, Guilherme Peixoto começou a dar os primeiros toques na [...]

De um projeto quase artesanal sustentado pela paixão de um só homem, o Rangers de Telheiras transformou-se num fenómeno recente do andebol português. Fundado há cerca de 20 anos pelo infatigável José “Sr. Zé” Fernandes, o Rangers de Telheiras passou das divisões inferiores para uma das histórias mais surpreendentes da PO2. Com novas estruturas, reforços [...]

Em constantes desafios de vida, o ponta de lança do Madalena foi obrigado a desistir do sonho por algumas vezes. Mas, de alguma maneira, o futebol encontrou-o sempre. Numa história algo improvável, o Craques foi conhecer os vários pontos da viagem de Ricardo Soares Moreira até chegar à Ilha do Pico. Tudo começou em Cabo [...]

A crise de resultados prolonga-se na equipa de sub-23 do Marítimo. A formação comandada por Marcelo Machado soma apenas uma vitória em toda a competição. E enfrenta, no próximo dia 16, um duelo crucial no fundo da tabela, com a receção ao Vizela Sub-23. O Marítimo Sub-23 atravessa um dos períodos mais difíceis da época. [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.