Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Liga 3 e CP – Os arranques em falso trazem resiliência

Liga 3 e CP – Os arranques em falso trazem resiliência

CraquesCraques|

Tal como há clubes que arrancam de forma vitoriosa e surpreendente na época, também há quem arranque em falso. Na Liga 3 e no Campeonato de Portugal, há clubes com ambições de subida que ainda não mostraram a sua força ao fim de duas jornadas. Mas, como diz um dos ditados futebolísticos mais conhecidos, isto não é como começa, mas sim como acaba.

Os inícios de temporada nem sempre correm como é esperado. Tudo depende da composição do plantel, da preparação feita na pré-época e na forma como se preparam os jogos. Para além disto, há outros fatores associados, inclusive externos. Mas se há quem entre da melhor maneira nas épocas, também existem os arranques em falso. Na Liga 3 e no Campeonato de Portugal (CP), há clubes com reais ambições de subida que ocupam, ao cabo de duas rondas, a zona mais baixa da classificação ou, até mesmo, o último lugar. Se dar a volta a esta situação não é fácil, a verdade é que é nestas alturas que se vê a fibra do grupo. Liga 3 e CP – Os arranques em falso trazem resiliência.

Diz um dos ditados futebolísticos mais conhecidos que, neste caminho, o que interessa não é como começa, mas sim como acaba. E o melhor exemplo vem, precisamente, da época passada. O Lusitânia de Lourosa tinha, então, apenas 3 pontos na 3ª jornada da Liga 3 e… sagrou-se campeão no fim. Pelo que, estes arranques em falso dão, mais tarde, outro tipo de carácter às equipas no decorrer da época.

Liga 3

Na Série A e Série B, há dois casos de clubes que têm altas aspirações esta época e não arrancaram da melhor forma. Na Série A, o Fafe e o recém-promovido Paredes ainda não ganharam ao fim de duas jornadas.

A equipa de Joel Sampaio, que na época passada chegou a liderar a Fase de Promoção com Jorge Pinto no comando, entrou na competição com uma derrota e um empate. Já o Paredes, de Tarantini, chegou do distrital, mas tem um projeto ambicioso, mas ainda não confirmou as credenciais dentro das quatro linhas: uma derrota a abrir a Liga 3 e um empate, precisamente frente ao… Fafe.

Já na Série B, os arranques em falso foram, então, do recém-despromovido Mafra e do histórico Atlético. Este último, que esteve envolvido na luta pela subida à Liga 2 na época passada, é, para já, a maior desilusão. Duas derrotas para o clube de Alcântara, agora orientado por um dos treinadores mais novos da Liga 3, Pedro D’Oliveira. Já o Mafra, que caiu na Liga 3, teve também um arranque em falso: empate a abrir e derrota com o recém-promovido Lusitano de Évora.

Campeonato de Portugal

No quarto escalão do futebol português, houve cinco equipas a entrar muito bem, mas também casos opostos. Aqui temos de considerar os arranques em falso do Leça FC (Série B) e do Fátima (Série D), clubes que participaram na Fase de Promoção à Liga 2 na época passada.

Outros clubes, como Beira-Mar, Tirsense, Cinfães, União de Lamas ou, até mesmo Florgrade chegaram ao fim da 2ª jornada sem qualquer vitória.

Ainda assim, o Campeonato de Portugal é uma prova longa e nem todas as séries têm duas jornadas completas. O arranque em falso de vários clubes não é, para já, motivo de alarme, mas exigirá uma resposta imediata para que o mau momento não se arraste e se torne um problema.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados