Lúcia Martins – a roupeira que mora dentro do campo do Trafaria
A poucos dias de completar 68 anos [faz no dia 28 deste mês], Lúcia Martins chegou 25 ao serviço do Trafaria, clube que serve desde que, no ano 2000, saiu do Bairro Social do Segundo Torrão. Parece ter sido noutra vida. “Vim do 2º Torrão trabalhar para o Trafaria. Nunca tinha lidado com futebol, mas adaptei-me muito bem. Quem tem boca vai a Roma, via como é que se faziam as coisas e aprendi a fazer. Há 25 anos, o Trafaria era muito melhor do que agora. O campo era, então, pelado e eu ajudava o meu falecido marido. Esticava as mangueiras e a corda para ele, com o carrinho, fazer as marcas do campo. Passava pelo campo com o carro e a rede atrás”, conta Lúcia Martins, a roupeira que mora dentro do campo do Trafaria.
A casa onde Lúcia morou com os dois filhos e o marido, Jorge Martins, é, então, a mesma de há 25 anos. “O meu marido e os meus filhos, todos servíamos o Trafaria. Não recebíamos nada, o meu marido tinha um reboque pronto-socorro em que fazia os seus biscates”, explica. E a relação de amizade com vários dirigentes que trabalharam no clube ainda perdura. “Foi sempre muito boa. Ainda hoje cá aparecem para falar comigo, e conversamos sobre esses tempos. Alguns, já nem os conheço [risos]…”
O Trafaria é hoje um clube completamente diferente. Após uma época em que não teve futebol sénior profissional [2023/24], entrou uma nova direção que reconstituiu e inscreveu uma equipa na 2ª Divisão Distrital da AF Setúbal. “Há 25 anos, o Trafaria era melhor do que agora. Ainda conheci a Beta e o falecido marido, que viviam aqui e trabalharam cá. Viemos para aqui, e o meu marido tinha o trabalho dele mas entregámo-nos à vida no clube. Ainda o meu filho mais novo estava na primária. Já vai fazer 32 em julho, está a trabalhar na Câmara de Almada”, explica.
Depois de ajudar o marido na manutenção do pelado, Lúcia Martins foi aperfeiçoando, então, o seu trabalho como técnica de equipamentos. E hoje merece o respeito de vários dos treinadores que orientam os treinos no Campo Pepita. E o seu trabalho já mereceu, então, reportagens em jornais.
“Qual é a importância dos roupeiros? O Paulinho? Quem me dera trabalhar com ele. Mas para alguns treinadores que cá estão, eu ainda tenho alguma importância. Em casa, tenho um artigo que fizeram comigo há uns anos para um jornal”, diz, mostrando, em seguida, uma reportagem que saiu no Diário de Notícias.
Em meados de Março, a tempestade Martinho assolou o nosso país e fez estragos de grande relevância. A casa de Lúcia Martins não escapou, então, à intempérie. “Estarei aqui até ter uma casa para onde ir. Mesmo assim, nunca tive problemas em viver aqui dentro do campo. A não ser agora, quando veio o temporal Martinho. Levou-me parte do telhado, chove lá como na rua, tenho tudo cheio de alguidares. Estou à espera de que alguém possa arranjar-me a casa”, conta.
O tempo até podia voltar atrás, mas Lúcia Martins faria tudo igual. “Não me arrependo nada de ter vindo para aqui. Foi muito bom para nós, por um lado. Criei os meus filhos aqui e sou feliz por saber que eles agora estão bem na vida”, atira.
O Trafaria passou a ter relvado sintético em 2007 mas, antes disso, Lúcia Martins ainda viveu momentos especiais no clube. “O que é me falta fazer no Trafaria? Nada… já fui delegada ao jogo, num jogo em que subimos de divisão nos juniores e estavam todos na bancada a gritar o meu nome. Os miúdos ganharam e foi uma grande alegria para mim. Na altura, convidavam-me para ir aos jantares da equipa. Fazíamos sempre uma grande festa”, explica. As faixas de campeões estão bem guardadas em casa. “Deram-me a mim e ao meu marido. Estão lá para casa, devem estar numa gaveta bem guardadas”, recordou.
Há um quarto de século que Lúcia serve, então, o Trafaria por amor e veste a camisola todos os dias. O que é que seria a Lúcia sem o futebol? “Já não sei, são 25 anos… já não sei o que seria sem isto. Mesmo o meu outro filho, que vive nos Países Baixos, disse-me há dias: ‘Oh mãe, já te podiam fazer uma estátua no campo.’” No Campo do Trafaria, a verdadeira Pepita de Ouro é Lúcia Martins.
Cristiano Ronaldo Junior foi convocado para a seleção nacional sub-16 para a Taça das Federações. O legado continua. Cristiano Ronaldo Junior, filho de CR7, foi convocado para a seleção nacional sub-16, para disputar a Taça das Federações, que se realiza entre o final de outubro e início de novembro. A seleção sub-16 de Portugal vai [...]
Modesto clube da vila piscatória de Hällevik, com cerca de 1.400 habitantes, selou a conquista do seu primeiro título de campeão com um triunfo (2-0) em casa do IFK Gotemburgo. O milagreiro Anders Torstensson, um ex-militar com ligação ao clube, fez história ao guiar o Mjällby a um feito impensável. E a Champions é já [...]
A 3ª eliminatória da Taça de Portugal jogou-se este fim-de-semana, tendo encerrado no passado domingo. Nela, caíram, então, muitas equipas das divisões inferiores, onze das quais a militar no Campeonato de Portugal (CP). Outras seis salvaram-se, mas nenhumas se vão cruzar entre si na próxima ronda. Pelo que todas se preparam, mais uma vez, para [...]
Diego “Cholo” Simeone chegou ao Atlético de Madrid há 15 temporadas e, desde então, tornou-se muito mais do que um treinador: tornou-se a essência do clube de Manzanares. Agora, ao completar 750 jogos oficiais pelos colchoneros, os números impressionam: 443 vitórias, 166 empates e 141 derrotas. Mas os números são apenas parte da história. O [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.