
Lúcia Martins – a roupeira que mora dentro do campo do Trafaria
A poucos dias de completar 68 anos [faz no dia 28 deste mês], Lúcia Martins chegou 25 ao serviço do Trafaria, clube que serve desde que, no ano 2000, saiu do Bairro Social do Segundo Torrão. Parece ter sido noutra vida. “Vim do 2º Torrão trabalhar para o Trafaria. Nunca tinha lidado com futebol, mas adaptei-me muito bem. Quem tem boca vai a Roma, via como é que se faziam as coisas e aprendi a fazer. Há 25 anos, o Trafaria era muito melhor do que agora. O campo era, então, pelado e eu ajudava o meu falecido marido. Esticava as mangueiras e a corda para ele, com o carrinho, fazer as marcas do campo. Passava pelo campo com o carro e a rede atrás”, conta Lúcia Martins, a roupeira que mora dentro do campo do Trafaria.
A casa onde Lúcia morou com os dois filhos e o marido, Jorge Martins, é, então, a mesma de há 25 anos. “O meu marido e os meus filhos, todos servíamos o Trafaria. Não recebíamos nada, o meu marido tinha um reboque pronto-socorro em que fazia os seus biscates”, explica. E a relação de amizade com vários dirigentes que trabalharam no clube ainda perdura. “Foi sempre muito boa. Ainda hoje cá aparecem para falar comigo, e conversamos sobre esses tempos. Alguns, já nem os conheço [risos]…”

O Trafaria é hoje um clube completamente diferente. Após uma época em que não teve futebol sénior profissional [2023/24], entrou uma nova direção que reconstituiu e inscreveu uma equipa na 2ª Divisão Distrital da AF Setúbal. “Há 25 anos, o Trafaria era melhor do que agora. Ainda conheci a Beta e o falecido marido, que viviam aqui e trabalharam cá. Viemos para aqui, e o meu marido tinha o trabalho dele mas entregámo-nos à vida no clube. Ainda o meu filho mais novo estava na primária. Já vai fazer 32 em julho, está a trabalhar na Câmara de Almada”, explica.
Depois de ajudar o marido na manutenção do pelado, Lúcia Martins foi aperfeiçoando, então, o seu trabalho como técnica de equipamentos. E hoje merece o respeito de vários dos treinadores que orientam os treinos no Campo Pepita. E o seu trabalho já mereceu, então, reportagens em jornais.

“Qual é a importância dos roupeiros? O Paulinho? Quem me dera trabalhar com ele. Mas para alguns treinadores que cá estão, eu ainda tenho alguma importância. Em casa, tenho um artigo que fizeram comigo há uns anos para um jornal”, diz, mostrando, em seguida, uma reportagem que saiu no Diário de Notícias.
Em meados de Março, a tempestade Martinho assolou o nosso país e fez estragos de grande relevância. A casa de Lúcia Martins não escapou, então, à intempérie. “Estarei aqui até ter uma casa para onde ir. Mesmo assim, nunca tive problemas em viver aqui dentro do campo. A não ser agora, quando veio o temporal Martinho. Levou-me parte do telhado, chove lá como na rua, tenho tudo cheio de alguidares. Estou à espera de que alguém possa arranjar-me a casa”, conta.

O tempo até podia voltar atrás, mas Lúcia Martins faria tudo igual. “Não me arrependo nada de ter vindo para aqui. Foi muito bom para nós, por um lado. Criei os meus filhos aqui e sou feliz por saber que eles agora estão bem na vida”, atira.
O Trafaria passou a ter relvado sintético em 2007 mas, antes disso, Lúcia Martins ainda viveu momentos especiais no clube. “O que é me falta fazer no Trafaria? Nada… já fui delegada ao jogo, num jogo em que subimos de divisão nos juniores e estavam todos na bancada a gritar o meu nome. Os miúdos ganharam e foi uma grande alegria para mim. Na altura, convidavam-me para ir aos jantares da equipa. Fazíamos sempre uma grande festa”, explica. As faixas de campeões estão bem guardadas em casa. “Deram-me a mim e ao meu marido. Estão lá para casa, devem estar numa gaveta bem guardadas”, recordou.

Há um quarto de século que Lúcia serve, então, o Trafaria por amor e veste a camisola todos os dias. O que é que seria a Lúcia sem o futebol? “Já não sei, são 25 anos… já não sei o que seria sem isto. Mesmo o meu outro filho, que vive nos Países Baixos, disse-me há dias: ‘Oh mãe, já te podiam fazer uma estátua no campo.’” No Campo do Trafaria, a verdadeira Pepita de Ouro é Lúcia Martins.


O defesa de 23 anos estreou-se a marcar na Liga 3 e logo com dois golos decisivos, ambos de bola parada! Gonçalo Cunha foi, pois, a figura da vitória do Trofense em Fafe, ao bisar no triunfo que devolveu a liderança da Série A da Liga 3, aproveitando o empate entre as equipas B do [...]

José Vala, antigo jogador do Caldas e treinador do clube há dez épocas consecutivas, é o convidado desta semana do podcast Final Cut, da agência Sports Tailors. Na antecâmara da receção ao Sp. Braga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o experiente técnico recordou os anteriores duelos mediáticos na prova rainha. Como o jogo com [...]

O jovem lateral-direito Guilherme Peixoto é uma das mais recentes e entusiasmantes promessas do FC Twente. O jogador, de 19 anos, chegou esta temporada ao clube neerlandês, oriundo das escolas do Benfica, e já se estreou pela equipa principal. Muito antes de pisar os palcos neerlandeses, Guilherme Peixoto começou a dar os primeiros toques na [...]

De um projeto quase artesanal sustentado pela paixão de um só homem, o Rangers de Telheiras transformou-se num fenómeno recente do andebol português. Fundado há cerca de 20 anos pelo infatigável José “Sr. Zé” Fernandes, o Rangers de Telheiras passou das divisões inferiores para uma das histórias mais surpreendentes da PO2. Com novas estruturas, reforços [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.