Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Luta pela subida em Viseu está ao rubro

Luta pela subida em Viseu está ao rubro

Luta pela subida em Viseu está ao rubro

CraquesCraques|

No final da primeira volta da Divisão de Honra da AF Viseu, há apenas 2 pontos a separar o líder do 5º classificado. Maior competitividade seria quase impossível, num campeonato que promete ser discutido até à última jornada.

Ao rubro! Quem acompanha de perto a Divisão de Honra da AF Viseu, percebe que esta época é especial. Quando já chegámos ao final da primeira volta do campeonato, a luta pela subida está mais renhida do que nunca. Prova disso são os dois pontos que separam o atual líder, AD Castro Daire (33 pontos), e o 5º classificado, o Oliveira de Frades (31). E se olharmos com atenção para a classificação, até o Carvalhais (29 pontos) e Moimenta da Beira (27) podem ser incluídos na luta pela subida ao Campeonato de Portugal. Uma vez que ainda faltam 15 rondas para o fim da prova. Luta pela subida em Viseu está ao rubro.

Quarteto de ‘repetentes’

Em relação ao mesmo momento da época passada há, então, quatro clubes que mantêm o mesmo nível de competitividade. A começar pelo AD Castro Daire. A equipa de Rogério Sousa terminou a época passada a 1 ponto do campeão GD Resende e esta época, chega ao meio do campeonato na liderança, com 33 pontos. Ainda assim, menos 4 pontos do que tinha na 15ª jornada de 2024/25.

Com a mesma pontuação do líder encontra-se o Penalva do Castelo que, na mesma fase da época passada, estava no 5º lugar. A 8 pontos do líder Resende. Esta época, Carlos Agostinho trouxe outro tipo de maturidade a uma equipa que promete lutar pela subida até à reta final do campeonato.

Licá é a figura maior da equipa do Lamelas

O trajeto do Lamelas parece ser, então, uma clara fotocópia da época passada, com o veterano Licá como maior figura (10 golos). A equipa de Rui Gomes tem apenas menos um ponto (32) do que na 15ª jornada de 2024/25 e apresenta, novamente, um registo defensivo de excelência: 9 golos sofridos, tal como na temporada anterior, sendo agora a melhor defesa da prova.

O quarto ‘repetente’ nesta luta pela subida é, então, o Oliveira de Frades. E a palavra de ordem é a estabilidade. O treinador Rui Almeida mantém-se desde a época passada e outro dos segredos é a permanência da espinha dorsal da equipa: os defesas Pedro Loureiro (DD) e Francisco Milheiro (DC) e os médios Rúben Cacheta, Tiago Marques e Hélder Almeida continuam a integrar o onze mais utilizado.

A surpresa chama-se Carregal do Sal

Entre o lote dos cinco primeiros, aquele que mais se destaca é, então, o Carregal do Sal. Sobretudo pelas melhorias demonstradas em relação à época passada. E a verdade é que não há assim tantas mudanças operadas de uma época para a outra. Desde logo, o treinador é o mesmo: Paulo Listra orienta a equipa pela terceira época seguida. E, depois de ter ganho a Taça AF Viseu em 2024/25, promete lutar esta época pelo título.

E se olharmos para a equipa do Carregal do Sal, também não houve revoluções profundas. Do onze mais utilizado pelo técnico na época passada para o desta, mantêm-se 7 jogadores. O que parece ter mudado é a forma como a equipa se apresenta em campo: Listra abdicou dos três centrais e passou a montar a equipa num 4x3x3, apostando em elementos mais experientes.

Hélder Rodrigues (de costas) é o goleador da competição

E talvez este último dado sustente a subida de forma do veterano Hélder Rodrigues. O avançado, de 36 anos, é o melhor marcador da competição, com 12 golos. E estamos em janeiro. Refira-se que a época mais profícua deste ponta-de-lança foi, então, em 2017/18, quando fez 13 golos pelo Lusitano de Vildemoinhos. Pelo que Hélder Rodrigues está a 2 golos de assinar a sua melhor época de sempre.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados