Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Michael Cardo: “O meu sonho desde miúdo foi jogar na Europa”

Michael Cardo: “O meu sonho desde miúdo foi jogar na Europa”

CraquesCraques|

Michael Cardo, jovem talento luso-americano do Drogheda United, da Irlanda, partilha a sua jornada futebolística em exclusivo ao Craques. A sua história é um testemunho de resiliência e adaptação, desde os campos dos Estados Unidos até aos desafios do futebol irlandês.

Nascido nos Estados Unidos, Michael Cardo viveu lá até aos 15 anos, jogando ao mais alto nível juvenil com o FC Westchester. A mudança para Portugal foi crucial, impulsionada por uma ambição clara. “O meu sonho desde miúdo foi jogar futebol na Europa, mais especificamente em Portugal”, revela Cardo, destacando a oportunidade de captações no Boavista.

O Padroense foi o clube onde Michael conseguiu, finalmente, ser federado

A jornada em Portugal: entre sonhos e (vários) obstáculos

A chegada de Michael Cardo a Portugal foi um misto de esperança e desafios. A espera pelo ‘cartão de jogador’ no Boavista e a pandemia da COVID-19 impediram-no de jogar a nível federado no clube axadrezado. Contudo, a sua perseverança levou-o ao Padroense, clube fundamental na sua formação.

“O Padroense foi muito importante na minha carreira. Cheguei para jogar nos sub-18 e ajudaram-me a evoluir imenso como jogador e como pessoa. É um clube incrível”, afirma. No Padroense, após transição de defesa-central para ponta-de-lança, subiu à equipa sénior e ainda jogou pelo Gil Vicente na Liga Revelação.

A estreia no escalão sénior foi no Padroense, depois de passar no Boavista e Gil Vicente

No entanto, uma lesão grave – tíbia partida – afastou-o por meses, limitando a sua participação a poucos jogos nessa temporada. Apesar dos contratempos, a experiência em Portugal moldou o seu caráter e visão do futebol.

A aventura irlandesa e o primeiro contrato profissional

A transição para o futebol irlandês surgiu através do seu agente, Arfan Rehman (CEO da Eyeconic Sports), que viu potencial em Cardo. “O Drogheda United foi o primeiro clube que tive oportunidade de fazer captações fora de Portugal e, além disso, consegui assinar o meu primeiro contrato profissional”, explica. A confiança do treinador Kevin Doherty foi decisiva: “Ele viu potencial em mim e pediu-me para assinar com o clube.”

A adaptação à Irlanda e ao seu futebol tem sido um processo de aprendizagem. Cardo descreve o país como “incrível, muito lindo, um bocado frio, mas nada de mais”. Reconhece as diferenças no estilo de jogo: “Tem sido um bocado difícil adaptar-me ao futebol irlandês, por ser muito diferente do de Portugal.” A cultura é distinta, mas o ambiente na equipa é um ponto forte. “Na minha opinião, os adeptos da nossa equipa são os melhores da liga, e até do país, por isso tive imensa sorte onde consegui ficar”, destaca. A fluência em inglês facilitou a integração, por ser a sua língua materna.

Michael está, atualmente, na primeira divisão irlandesa, ao serviço do Drogheda

Um dos aspetos mais marcantes do futebol irlandês, segundo Cardo, é a intensidade e o foco no físico. “O físico é muito importante no futebol irlandês. Isto é, todo o físico, não só a força, mas a rapidez, a explosão e o cardio também é muito importante”, detalha. A competição é elevada, com “imensas equipas com muita qualidade”, resultando numa “intensidade de cada jogo incrível.”

Regresso a Portugal nos planos

Focado na Irlanda, Michael Cardo não esconde o desejo de regressar a Portugal para jogar profissionalmente. “Eu adoro Portugal e adorava jogar lá como profissional”, confessa. Representar um clube profissional em Portugal seria a concretização de um objetivo. “O meu foco está totalmente no Drogheda. Receberam-me muito bem e foi aqui que assinei o primeiro contrato profissional. Mas, mais para a frente, se algum dia tiver interesse de clubes da Primeira ou Segunda Liga seria incrível, porque está nos meus planos voltar a jogar em Portugal”, conclui, deixando a porta aberta para um futuro regresso.

Michael Cardo: “O meu sonho desde miúdo foi jogar na Europa”

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados