
Pedro Resende - o chefe da melhor fortaleza da Europa
Pedro Resende, de 48 anos, escreveu o seu nome na história do futebol luxemburguês ao conquistar esta temporada o bicampeonato e a taça com o Differdange. Mas tudo começou em 2003/04, quando saiu de Portugal ainda enquanto jogador. O agora técnico português, que admitiu ao Craques.pt que não vai continuar no clube na próxima época, alcançou o título a cinco jornadas do fim. E usufruindo de uma vantagem de 18 pontos sobre o segundo classificado, o UNA Strassen. Com apenas nove golos sofridos nas competições nacionais, o Differdange estabeleceu-se como a equipa com a melhor defesa da Europa. Questionado sobre este feito, foi claro. “Não dou primazia ao processo defensivo, dou, antes, importância a ter uma equipa organizada e equilibrada nos dois momentos”, disse, em conversa com o Craques. Pedro Resende – o chefe da melhor fortaleza da Europa.
Esta solidez defensiva foi fundamental para as conquistas alcançadas esta temporada, mas o treinador português sublinha que tudo é resultado de um aprimorado trabalho coletivo: “Talvez por o grupo ser mais pequeno, senti mais compromisso.”
“Sem dúvida, esta foi a minha melhor temporada. Não só pelas conquistas internas mas também pelos recordes europeus e mundiais que conseguimos bater”, contou-nos. O Differdange sagrou-se campeão com cinco jornadas de antecedência, demonstrando uma superioridade incontestável no campeonato luxemburguês. Nas 30 jornadas da BGL Ligue, a equipa comandada pelo português venceu 25 jogos, empatou três e perdeu em duas ocasiões. E sofreu apenas sete golos no campeonato.

O percurso na taça foi igualmente dominante. Nos seis jogos disputados, só sofreu golos na final (2) – o único jogo da prova em que não ganhou no tempo regulamentar. Mas fê-lo através dos penáltis, batendo o eterno rival Dudelange (2-2, 5-4 g.p.).
A chegada de Pedro Resende ao Luxemburgo teve uma motivação familiar: “A minha esposa já tinha vivido no Luxemburgo e tomámos, então, a decisão de vir para aqui”. Sobre as condições que o país oferece em comparação com Portugal, o treinador é direto: “Financeiramente talvez seja melhor no Luxemburgo, se falarmos de um contexto de Liga 3, e o facto de poderes fazer jogos europeus.”

A transição de jogador para treinador aconteceu, então, de forma natural para Pedro Resende: “O meu objetivo sempre foi ser treinador”, afirma.
Apesar do sucesso alcançado, Pedro Resende surpreendeu, então, tudo e todos ao revelar diretamente que não continuará no comando técnico do clube: “Não vou continuar no Differdange.” Quanto aos seus planos futuros, o treinador mantém as opções em aberto: “Regressar a Portugal ou ir para outro país, mas com um contexto profissional.”
O legado de Pedro Resende no Differdange fica, então, marcado não apenas pelos títulos conquistados, mas também pela forma como elevou o clube a um patamar nunca antes alcançado. O técnico deixou, assim, uma marca indelével no futebol luxemburguês e, de certa forma, europeu, com uma defesa férrea – a melhor da Europa, contabilizando todos os campeonatos, considerando total de golos sofridos e a média por jogo. E leva duas medalhas esta época.


O Elétrico FC conseguiu romper um jejum de vitórias, que durava desde o início da temporada, em duas modalidades distintas. As equipas de futebol e de futsal do clube de Ponte de Sor venceram pela primeira vez esta época, nos respetivos campeonatos. Depois de um arranque de época marcado por resultados menos positivos, o último [...]

A equipa bragantina está a “morder os calcanhares” ao Vinhais na Divisão de Honra da AF Bragança, sob o comando do antigo central de Belenenses, FC Porto e Benfica. Ainda sem derrotas, o técnico português tem um grande desafio pela frente. E procura manter o grupo tranquilo face a uma notícia de última hora que [...]

Trinta jogos depois, Francisco Trincão voltou a parar. Desde 19 de fevereiro de 2025 — quando, por opção técnica de Rui Borges, não foi chamado para o segundo jogo do play-off da Liga dos Campeões frente ao Borussia Dortmund — o extremo do Sporting vinha num ciclo ininterrupto de titularidade e influência. Na altura, o [...]

Sérgio Fonseca arrancou da melhor maneira o seu trajeto na equipa principal do Académico de Viseu, após o despedimento do antigo treinador, Sérgio Vieira. O novo treinador, figura histórica do clube enquanto jogador, leva, então, duas vitórias em dois jogos. Afastou o Gil Vicente da Taça de Portugal e bateu o GD Chaves para a [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.