Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

“Salto duplo” para as divisões profissionais

“Salto duplo” para as divisões profissionais

“Salto duplo” para as divisões profissionais

CraquesCraques|

Mais uma vez, a qualidade que abunda nas divisões inferiores do futebol português deu nas vistas e mereceu atenções superiores. O mercado de transferências nacional inclui, até agora, oito operações que viram os atletas saltarem dois escalões, aterrando numa das duas divisões profissionais. Dessas oito, metade foram da Liga 3 para a Primeira Liga e as restantes são do Campeonato de Portugal para a Liga Portugal 2.

O mercado de transferências abriu há pouco tempo, mas já foi suficiente para trazer algumas ‘bombas’ no futebol nacional. Foram cinco os clubes, das primeira e segunda divisões, que recrutaram jogadores de clubes a alinhar em dois escalões abaixo. Entre os compradores, destacam-se o Feirense, que foi buscar três atletas ao Campeonato de Portugal, e o Alverca, com duas contratações feitas a clubes da Liga 3. Hoje abordamos o mercado em Portugal e o “Salto duplo” para as divisões profissionais.

Feirense aposta forte no Campeonato de Portugal

No segundo escalão, o Feirense está particularmente ativo no recrutamento vindo do Campeonato de Portugal. Já assegurou, então, três reforços com esse perfil: Desmond Nketia (O Elvas), Luiz Gustavo (Paredes) e Pedrinho (Marco 09).

Já o Lusitânia de Lourosa, recém-promovido à Liga 2, também apostou neste nicho de mercado, com a chegada de Gonçalo Braga, defesa polivalente que estava na Liga 3 ao serviço do Vitória de Guimarães B e disputou a final do Campeonato de Portugal. Outros casos, como Jota Silva (do Beira-Mar para o Penafiel), Bernardo Gomes (do Marítimo B para a U. Leiria) e Pedro Martelo (do Leça para a Oliveirense) também deram um “salto duplo” para a Segunda Liga.

Alverca, Estrela e AFS compram na Liga 3

A Primeira Liga foi o destino final de quatro dos oito reforços que saltaram dois escalões neste defeso, todos eles oriundos da Liga 3.

O Alverca, que subiu este ano ao principal escalão do futebol português, lidera, então, neste movimento com duas contratações: o guarda-redes André Paulo (Oliveira do Hospital) e o melhor marcador da Liga 3, Tiago Leite (Fafe). Também o AFS investiu em Gui Neiva, vindo do mesmo Oliveira do Hospital, enquanto o Estrela da Amadora contratou o guardião David Grilo, ex-Belenenses.

O único “salto triplo” até ver…

O médio-ofensivo português Bernardo Lourenço, de 22 anos, deu mesmo um salto de três divisões neste defeso. Autor de 7 golos em 27 jogos pelo Beira-Mar no Campeonato de Portugal em 2024/25, Bernardo Lourenço atraiu o interesse de vários clubes mas acabou por assinar, até 2029, pelo Estoril, clube da I Liga orientado pelo técnico escocês Ian Cathro. Uma aposta arrojada dos canarinhos, em função da confiança que depositam num jovem médio, com larga margem de progressão.

O talento não tem divisão

Estes movimentos mostram que o potencial dos jogadores não se mede apenas pelos campeonatos onde atuam. A capacidade de adaptação e o valor individual falam mais alto — e os clubes profissionais sabem disso. Com o defeso ainda a arrancar, é provável que o número de “saltos duplos” continue, então, a crescer até ao final de agosto.

Nota: Este artigo foi atualizado a 21 de julho de 2025

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados