Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Tiago Pinto: “Não sou o melhor, mas ninguém trabalha mais do que eu”

Tiago Pinto Bournemouth

Tiago Pinto: “Não sou o melhor, mas ninguém trabalha mais do que eu”

CraquesCraques|

O presidente de Operações de Futebol do Bournemouth falou no Portugal Summit da FPF sobre a transformação do papel do diretor desportivo, a gestão moderna dos clubes e a importância da estratégia sobre o improviso.

Tiago Pinto, atual presidente de Operações de Futebol do Bournemouth e ex-dirigente de Benfica e Roma, foi um dos oradores mais escutados no Portugal Summit, evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol. O dirigente português refletiu sobre o que mudou na função de diretor desportivo e o que significa liderar um projeto no futebol moderno.

“O papel de um diretor desportivo mudou muito. Há 20 anos o foco era o scouting, ver jogadores e negociar. Hoje é muito mais complexo — temos de saber falar várias línguas, lidar com proprietários, entender de finanças e de contratos. É preciso ser um líder capaz de gerir uma teia de pessoas e interesses sem perder o foco: a equipa, o treinador e os jogadores.”

Da cultura portuguesa ao rigor inglês

Com uma carreira feita entre Portugal, Itália e Inglaterra, Tiago Pinto destacou as diferenças culturais e estruturais dos clubes onde trabalhou.

“Em Portugal, onde trabalhei no maior clube do mundo, regra geral os presidentes são eleitos, o que tem implicações evidentes. Em Itália, o dono define a estratégia, e em Inglaterra a mentalidade é diferente: os adeptos gostam do seu clube, mas são apaixonados por futebol, não apenas pelo clube. O diretor desportivo tem de compreender a cultura de cada país e adaptar-se ao contexto em que está inserido.”

No Bournemouth, sublinha, encontrou “um clube familiar e humilde”, onde a coerência tem sido a base do sucesso.

“Perdemos 11 jogadores, cinco deles titulares, mas as coisas estão a correr bem porque temos um grande treinador. Iraola é top — como pessoa e como técnico. Se lhe dermos talento, ele sabe tirar rendimento.”

Estratégia, estabilidade e estruturas pequenas

Tiago Pinto defende que o sucesso na Premier League depende menos de reações imediatas e mais da consistência de ideias.

“A única forma do Bournemouth sobreviver é ter uma estratégia bem definida, independentemente dos resultados do fim de semana. Na época 2023/24, Iraola perdeu vários jogos seguidos no início da temporada. Em Portugal ou Itália teria sido despedido. Mas os responsáveis do clube acreditaram — e estou à vontade para falar porque eu ainda nem sequer lá estava – e os resultados apareceram.”

O português defende estruturas enxutas e focadas: “As estruturas que funcionam melhor são as que têm menos gente. No nosso departamento de contratações somos três ou quatro pessoas, identificamos os alvos e decidimos juntos.”

Tiago Pinto está no Bournemouth há perto de ano e meio

“Todos os scouts querem descobrir um novo Messi”

Foi uma das frases mais fortes da conferência no Summit, refletindo a importância da visão estratégica nos clubes.

“Creio que por vezes se fala muito do Scouting… Todos querem descobrir o novo Messi, mas mais importante é saber o que se vai fazer com ele depois de o contratar. É por isso que analisamos tanto os jogadores, para perceber os seus pontos fortes e fracos, mas também para saber como o podemos potenciar no futuro. O sucesso no futebol é 30% trabalho de mercado e 70% trabalho diário. O Bournemouth nunca competirá com clubes como o Manchester City, por isso temos de saber encontrar o jogador certo para o nosso contexto.”

A liderança e o balneário

Tiago Pinto admitiu, então, que aprendeu a valorizar o equilíbrio e a distância na gestão de grupos.

“Quando era mais novo queria saber tudo o que se passava no balneário. Hoje penso diferente. O balneário tem a sua própria linguagem. Se houver um problema, ele chegará até à minha secretária. Caso contrário, há coisas que é melhor nem saber.”

E terminou com a filosofia que o tem acompanhado desde o início da carreira:

“O segredo é simples: trabalho. Trabalho mais do que a maioria. Não sou o melhor, mas ninguém trabalha mais do que eu.”

#Tiago Pinto Bournemouth

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados