Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Tubarões Azuis a um passo do sonho do Mundial

Tubarões Azuis a um passo do sonho do Mundial

CraquesCraques|

A vitória nas Ilhas Maurícias, por 2-0, deixou a seleção de Cabo Verde mais perto do feito inédito de se qualificar para o Mundial’2026. Na liderança do Grupo D de qualificação e a 3 jornadas do fim, amanhã há uma ‘final’ caseira contra os Camarões. Se vencer, a equipa de Bubista tem o apuramento totalmente à mercê.

Um golo de Jovane Cabral (Estrela da Amadora) e outro de Diney Borges (Al Bataeh) nas Ilhas Maurícias foram suficientes para a seleção de Cabo Verde manter vivo o sonho de uma qualificação inédita para um Mundial de Futebol. Neste momento, as contas são fáceis de fazer. Cabo Verde lidera o Grupo D do Apuramento Africano para o Mundial que se realiza no próximo ano no Canadá, México e Estados Unidos, com mais 1 ponto do que os Camarões. Precisamente o adversário de amanhã, numa autêntica ‘final’ à vista para os comandados de Pedro Brito, popularmente conhecido como Bubista. Tubarões Azuis a um passo do sonho do Mundial.

Se vencer amanhã – jogo às 17h00, transmitido na SportTV 1 – a seleção dos Camarões, Cabo Verde abre, então, 4 pontos de avanço para o rival de amanhã. Permite-se perder um dos dois jogos que faltam, sendo que o seguinte é na Líbia, outra grande surpresa desta fase de apuramento, e, por fim, a receção ao frágil Essuatini, país que não tem qualquer vitória na qualificação. Quer isto dizer, então, que os homens de Bubista, se baterem Camarões, só precisam depois de repetir o resultado frente ao Essuatini.

Contornar o histórico contra os Camarões

Diney Borges fez um dos golos nas Ilhas Maurícias

O grande desafio será, então, bater a seleção dos Camarões, agora comandada pelo lendário e antigo central camaronês Rigobert Song, sucessor de Toni Conceição. É que em 8 confrontos com os leões indomáveis, Cabo Verde só conseguiu ganhar duas vezes e, curiosamente, uma delas já foi com Bubista no comando técnico dos Tubarões Azuis.

Essa vitória, por 3-1, foi, então, alcançada a 26 de março de 2021, no Estádio Nacional de Cabo Verde, na Praia, o mesmo palco que irá receber o confronto de amanhã. Nesse jogo, Cuca (24′), um autogolo de Bagnak (59′) e Ryan Mendes (69′) viraram o resultado, depois do golo inaugural de Pierre Kundé (14′). Ainda assim, há dois jogos seguidos que os Tubarões Azuis não derrotam os leões indomáveis.

Bubista já sabe o que é bater os Camarões por Cabo Verde

Várias figuras a jogar em Portugal

Nos convocados de Bubista encontram-se, então, vários elementos que jogam em clubes portugueses. Desde logo, o experiente guardião Vozinha (39 anos), que atua no GD Chaves, mas também os defesas Sidny Cabral (E. Amadora) e David Moreira (Sporting), os médios Jair Semedo (Farense) e Telmo Arcanjo (Vitória SC) e, ainda, o avançado Jovane Cabral (E. Amadora).

E todos quererão ajudar a seleção de Cabo Verde a alcançar um feito histórico. O Mundial’2026 pode mesmo ser o primeiro de sempre para os Tubarões Azuis.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados