A final da Liga das Nações é no domingo, mas as atenções dos adeptos mais apaixonados por futebol estão, há já vários dias, viradas para o Mundial de Clubes FIFA, numa primeira edição com o novo formato alargado. Ao todo, são 32 clubes a participar, com destaque natural para Benfica e FC Porto, mas há vários outros que também contam com portugueses na equipa técnica ou no plantel. E, a pouco mais de uma semana do arranque – jogo de estreia opõe o Al Ahly ao Inter Miami, de Messi e Luis Suárez, a 14 de junho – o Craques.pt dá-lhe tudo o que precisa de saber sobre o Mundial de Clubes: reforços sonantes, mudanças internas, alvos desejados…
Os participantes têm-se mexido no mercado para se reforçarem a preceito para uma nova competição, mas ainda há vários nomes a serem falados. Desde logo, salta à vista o de Cristiano Ronaldo, que há poucos dias disse, nas redes sociais, ter encerrado o capítulo do Al Nassr mas outros nomes estão a ser cobiçados.
O FC Porto de Martín Anselmi integra o Grupo A da competição, onde vai discutir a passagem aos oitavos-de-final frente ao Palmeiras de Abel Ferreira, Al Ahly e o Inter Miami de Messi e Luis Suárez.
Os portistas estão perto de fechar a contratação de Gabri Veiga, médio-ofensivo espanhol de 23 anos, visto como uma das grandes promessas do futebol europeu.
E se o Palmeiras se reforçou bastante após perder o título do Brasileirão, já o Al Ahly acaba de sagrar-se, então, tricampeão egípcio e confia na eficácia do palestiniano Wessam Abou Ali. Para atacar o Mundial de Clubes, contratou o técnico espanhol José Riveiro.
Por fim, o Inter de Miami já conta, então, com estrelas como Leo Messi, Luis Suárez, Busquets ou Jordi Alba mas ainda espera fechar a contratação de um central e do avançado uruguaio Brian Rodríguez (Club América).
Neste grupo, encontra-se um dos clubes que mostrou interesse em contar com Cristiano Ronaldo para o Mundial da FIFA. Nada mais do que o Botafogo, treinado pelo compatriota Renato Paiva. Mas, após semanas de esperança, a perspetiva de CR7 jogar pelo Fogão é quase nula. “Não vou iludir as pessoas. É praticamente impossível que ele venha. Mas não deixa de ser uma notícia que mexe connosco e de ser algo que nós gostaríamos imensamente, como é óbvio”, afirmou, ainda ontem, Renato Paiva.
Reconhecendo a importância de contar “com um jogador do calibre do Cristiano”, Renato Paiva deixou bem claro que, nesta fase, já será difícil ter CR7 no Mundial. Ainda assim, mesmo sem CR7, o Botafogo dirige agora atenções a um trio de atacantes. Arthur Cabral (Benfica), Jovic (fim de contrato com o Milan) e Joaquin Correa (Inter) são alvos.
Em relação aos restantes clubes do grupo, não é expectável que o Paris SG, recém-campeão europeu e o Atlético de Madrid se reforcem especialmente para o Mundial de Clubes.
Já quanto aos norte-americanos do Seattle Sounders, o reforço sonante para o Mundial de Clubes é o extremo inglês Ryan Kent, após terminar contrato com o Glasgow Rangers.
O Benfica integra este grupo e, não só a pensar no Mundial de Clubes, mas também com olhos já em 2025/26, tem João Félix na mira. Já o Bayern não deverá reforçar-se de propósito para a competição. Enquanto os neozelandeses do Auckland City vão chegar aos Estados Unidos sem treinador, devido a problemas pessoais de Paul Posa. Regressado ao clube este ano, devido à enorme experiência que tem em competições internacionais, o técnico estará ausente nos primeiros jogos.
Já o Boca Juniors, após uma época para esquecer na Liga argentina, promoveu o regresso do técnico Miguel Ángel Russo. E espera fechar duas contratações até ao arranque do Mundial de Clubes: o central Pellegrino (Milan) e o lateral-esquerdo Malcom Braida (San Lorenzo).
Hoje mesmo, o Flamengo anunciou que o médio brasileiro Jorginho (ex-Arsenal) chega nas próximas horas para reforçar o meio-campo da equipa de Filipe Luís antes do Mundial de Clubes. Já o Chelsea, onde Jorginho já jogou, prepara mais uma revolução no plantel às ordens de Enzo Maresca e já contratou Liam Delap (ex-Ipswich Town).
O Espérance de Tunis, um dos underdogs da competição, espera fechar a contratação do maestro argelino Yassine Benzia (Qarabag) e do avançado Fily Traore (Asswehly). Por fim, o Los Angeles FC conta com os veteranos franceses Hugo Lloris e Olivier Giroud para surpreender.
Neste grupo sobressaem o Inter de Milão, que acabou de perder o técnico Simone Inzaghi para o Al Hilal, e o River Plate, que espera fechar quatro reforços para atacar o Mundial de Clubes: um lateral-esquerdo, um médio-defensivo, um médio-centro e um avançado. A janela de mercado especial para os clubes que vão disputar o Mundial de Clubes está aberta de 1 a 10 de junho.
O Monterrey, do México, mexeu-se com bastante antecedência: as contratações de Sergio Ramos e Sergio Canales já foram feitas a pensar no Mundial de Clubes. Por fim, os japoneses do Urawa Red Diamonds confiam no atual plantel para fazerem um percurso consistente na competição.
O Fluminense foi um dos clubes que pareceu mais ativo na procura de reforços para o Mundial de Clubes, mas ainda não fechou ninguém. Desde logo, Cristiano Ronaldo, que não passou de um sonho, mas também Nico López e Neymar foram sondados pelo Clube do Rio. Mas nada efetivado até ao momento.
Já o Mamelodi Sundowns, treinado por Miguel Cardoso, conquistou a Liga da África do Sul, mas perdeu a final da Champions Africana, frente aos egípcios do Pyramids. Neste grupo estão ainda Borussia Dortmund, que pensa reforçar o plantel com o pródígio Jobe Bellingham (Sunderland), irmão de Jude Bellingham, que já jogou no clube amarelo. E há ainda o Ulsan FC, cujo técnico Kim Pan-gon já disse querer levar o clube “pelo menos aos oitavos da competição”.
Favorito neste grupo e, também, na competição, o Man. City prepara-se para, segundo a imprensa inglesa, disputar o Mundial de Clubes sem o seu reforço mais caro de sempre, Jack Grealish. E vai atacar Gibbs-White (Wolverhampton).
A estreia dos citizens será frente aos marroquinos do Wydad Casablanca. Clube que já anunciou três reforços para o Mundial de Clubes: Nordin Amrabat (ex-Hull City), Hamza Hannouri (ex-FUS Rabat) e Stephane Aziz Ki (ex-Young Africans). Isto depois de garantir a chegada de um novo treinador: Mohamed Amine Benhachem (ex-Renaissance Zemamra).
Destaque ainda para o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, que contratou o experiente guardião português Rui Patrício (ex-Atalanta) para o Mundial de Clubes, competição onde também levará o central Fábio Cardoso. O primeiro adversário do Al Ain será, então, a Juventus que chega ao Mundial após uma época turbulenta e com um reforço de peso na estrutura. Giorgio Chiellini, ex-defesa lendário da Vecchia Signora, vai liderar, com Damien Comolli, novo diretor-geral, a procura por um novo treinador e reforços para 2025/26.
E é no último grupo que se encontra o Real Madrid, que pagou 10M€ ao Liverpool para poder ter já Alexander-Arnold no Mundial de Clubes. Com o técnico Xabi Alonso recém-contratado, os merengues forçam ainda a chegada de Carreras (Benfica) antes do dia 10 de junho.
Mas é, também, neste grupo que se poderia dar um reencontro muito especial. O Al Hilal, que acabou de contratar o técnico Simone Inzaghi, tem Cristiano Ronaldo e Pogba na mira para atacar o Mundial de Clubes. O presidente do clube disse a CR7 para “esperar” quando este anunciou o adeus ao Al Nassr e poderá, então, fazer uma proposta ao craque português, de 40 anos. O que o levaria, então, a defrontar o Real Madrid nos Estados Unidos. Já quanto a Pogba, houve conversas, mas a imprensa inglesa até avançou que o médio francês está mais inclinado a aceitar uma proposta do Monaco.
Por fim, o Pachuca, do México, anunciou a contratação do central uruguaio Federico Pereira (ex-Toluca). Já o Red Bull Salzburgo vai participar no Mundial de Clubes FIFA como um dos 12 representantes da UEFA e até vai mudar, por isso, de emblema e de nome, para FC Salzburgo, para poder participar.
Fundado a 19 de março de 1933, o Sport Clube Freamunde foi, durante muitos anos, um emblema de respeito no futebol português. Ganhou notoriedade sobretudo pela sua presença assídua na Segunda Liga, onde construiu parte significativa da sua história. Porém, hoje, joga na segunda divisão mais prestigiada da AF Porto, após dois títulos e duas [...]
A tendência do panorama futebolístico nos últimos anos tem incidido na Arábia Saudita, mas já vimos anteriormente a China ou a Rússia fazer parte desse mundo. Bem, o português foi atrás dessa tendência… e de Cristiano Ronaldo, logicamente. Que lhes abriu portas ao futebol e não só. O Al-Fateh, da Arábia Saudita, é um exemplo [...]
O Rio Ave enfrenta um início de temporada conturbado na Primeira Liga, sem conseguir ainda somar qualquer vitória. Para além dos resultados aquém do esperado, o clube de Vila do Conde destaca-se, então, pela reduzida presença de jogadores portugueses no seu plantel. A temporada 2025/26 começou de forma preocupante para o Rio Ave, que ainda [...]
Um duelo de alta voltagem aguarda os adeptos da Liga 3 esta tarde, às 17 horas, em Coimbra, onde Académica e Atlético se encontram num embate de vizinhos de tabela. Ambas as equipas chegam a este confronto com seis pontos na tabela, fruto de duas vitórias e duas derrotas, prometendo equilíbrio. O jogo, agendado para [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.