Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial de Clubes: reforços sonantes, mudanças internas, alvos desejados…

Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial de Clubes: reforços sonantes, mudanças internas, alvos desejados…

CraquesCraques|

A pouco mais de uma semana da estreia da competição, os clubes participantes continuam a reforçar-se para fazerem boa figura na prova. O último craque garantido foi o médio Jorginho (ex-Arsenal) pelo Flamengo. Mas nomes como Cristiano Ronaldo, Lacazette ou Pogba estão na mira de vários clubes para atacar este Mundial de Clubes FIFA. O jogo de estreia é no dia 14, entre os egícpios do Al-Ahly e o Inter de Miami.

A final da Liga das Nações é no domingo, mas as atenções dos adeptos mais apaixonados por futebol estão, há já vários dias, viradas para o Mundial de Clubes FIFA, numa primeira edição com o novo formato alargado.  Ao todo, são 32 clubes a participar, com destaque natural para Benfica e FC Porto, mas há vários outros que também contam com portugueses na equipa técnica ou no plantel. E, a pouco mais de uma semana do arranque – jogo de estreia opõe o Al Ahly ao Inter Miami, de Messi e Luis Suárez, a 14 de junho – o Craques.pt dá-lhe tudo o que precisa de saber sobre o Mundial de Clubes: reforços sonantes, mudanças internas, alvos desejados…

Os participantes têm-se mexido no mercado para se reforçarem a preceito para uma nova competição, mas ainda há vários nomes a serem falados. Desde logo, salta à vista o de Cristiano Ronaldo, que há poucos dias disse, nas redes sociais, ter encerrado o capítulo do Al Nassr mas outros nomes estão a ser cobiçados.

Grupo A

O FC Porto de Martín Anselmi integra o Grupo A da competição, onde vai discutir a passagem aos oitavos-de-final frente ao Palmeiras de Abel Ferreira, Al Ahly e o Inter Miami de Messi e Luis Suárez.

Inter Miami não é o único clube de Messi e Suárez
Inter Miami de Messi e Suárez será adversário do FC Porto no Grupo A

Os portistas estão perto de fechar a contratação de Gabri Veiga, médio-ofensivo espanhol de 23 anos, visto como uma das grandes promessas do futebol europeu.

E se o Palmeiras se reforçou bastante após perder o título do Brasileirão, já o Al Ahly acaba de sagrar-se, então, tricampeão egípcio e confia na eficácia do palestiniano Wessam Abou Ali. Para atacar o Mundial de Clubes, contratou o técnico espanhol José Riveiro.

Por fim, o Inter de Miami já conta, então, com estrelas como Leo Messi, Luis Suárez, Busquets ou Jordi Alba mas ainda espera fechar a contratação de um central e do avançado uruguaio Brian Rodríguez (Club América).

Grupo B

Neste grupo, encontra-se um dos clubes que mostrou interesse em contar com Cristiano Ronaldo para o Mundial da FIFA. Nada mais do que o Botafogo, treinado pelo compatriota Renato Paiva. Mas, após semanas de esperança, a perspetiva de CR7 jogar pelo Fogão é quase nula. “Não vou iludir as pessoas. É praticamente impossível que ele venha. Mas não deixa de ser uma notícia que mexe connosco e de ser algo que nós gostaríamos imensamente, como é óbvio”, afirmou, ainda ontem, Renato Paiva.

Reconhecendo a importância de contar “com um jogador do calibre do Cristiano”, Renato Paiva deixou bem claro que, nesta fase, já será difícil ter CR7 no Mundial. Ainda assim, mesmo sem CR7, o Botafogo dirige agora atenções a um trio de atacantes. Arthur Cabral (Benfica), Jovic (fim de contrato com o Milan) e Joaquin Correa (Inter) são alvos.

Arthur Cabral está perto de trocar o Benfica por um regresso ao Brasil

Em relação aos restantes clubes do grupo, não é expectável que o Paris SG, recém-campeão europeu e o Atlético de Madrid se reforcem especialmente para o Mundial de Clubes.

Já quanto aos norte-americanos do Seattle Sounders, o reforço sonante para o Mundial de Clubes é o extremo inglês Ryan Kent, após terminar contrato com o Glasgow Rangers.

Grupo C

O Benfica integra este grupo e, não só a pensar no Mundial de Clubes, mas também com olhos já em 2025/26, tem João Félix na mira. Já o Bayern não deverá reforçar-se de propósito para a competição. Enquanto os neozelandeses do Auckland City vão chegar aos Estados Unidos sem treinador, devido a problemas pessoais de Paul Posa. Regressado ao clube este ano, devido à enorme experiência que tem em competições internacionais, o técnico estará ausente nos primeiros jogos.

Já o Boca Juniors, após uma época para esquecer na Liga argentina, promoveu o regresso do técnico Miguel Ángel Russo. E espera fechar duas contratações até ao arranque do Mundial de Clubes: o central Pellegrino (Milan) e o lateral-esquerdo Malcom Braida (San Lorenzo).

Grupo D

Hoje mesmo, o Flamengo anunciou que o médio brasileiro Jorginho (ex-Arsenal) chega nas próximas horas para reforçar o meio-campo da equipa de Filipe Luís antes do Mundial de Clubes. Já o Chelsea, onde Jorginho já jogou, prepara mais uma revolução no plantel às ordens de Enzo Maresca e já contratou Liam Delap (ex-Ipswich Town).

O Espérance de Tunis, um dos underdogs da competição, espera fechar a contratação do maestro argelino Yassine Benzia (Qarabag) e do avançado Fily Traore (Asswehly). Por fim, o Los Angeles FC conta com os veteranos franceses Hugo Lloris e Olivier Giroud para surpreender.

Grupo E

Neste grupo sobressaem o Inter de Milão, que acabou de perder o técnico Simone Inzaghi para o Al Hilal, e o River Plate, que espera fechar quatro reforços para atacar o Mundial de Clubes: um lateral-esquerdo, um médio-defensivo, um médio-centro e um avançado. A janela de mercado especial para os clubes que vão disputar o Mundial de Clubes está aberta de 1 a 10 de junho.

Simone Inzaghi já foi oficializado como novo treinador dos sauditas do Al Hilal

O Monterrey, do México, mexeu-se com bastante antecedência: as contratações de Sergio Ramos e Sergio Canales já foram feitas a pensar no Mundial de Clubes. Por fim, os japoneses do Urawa Red Diamonds confiam no atual plantel para fazerem um percurso consistente na competição. 

Grupo F

O Fluminense foi um dos clubes que pareceu mais ativo na procura de reforços para o Mundial de Clubes, mas ainda não fechou ninguém. Desde logo, Cristiano Ronaldo, que não passou de um sonho, mas também Nico López e Neymar foram sondados pelo Clube do Rio. Mas nada efetivado até ao momento.

Já o Mamelodi Sundowns, treinado por Miguel Cardoso, conquistou a Liga da África do Sul, mas perdeu a final da Champions Africana, frente aos egípcios do Pyramids. Neste grupo estão ainda Borussia Dortmund, que pensa reforçar o plantel com o pródígio Jobe Bellingham (Sunderland), irmão de Jude Bellingham, que já jogou no clube amarelo. E há ainda o Ulsan FC, cujo técnico Kim Pan-gon já disse querer levar o clube “pelo menos aos oitavos da competição”.

Cardoso orienta o Mamelodi Sundowns

Grupo G

Favorito neste grupo e, também, na competição, o Man. City prepara-se para, segundo a imprensa inglesa, disputar o Mundial de Clubes sem o seu reforço mais caro de sempre, Jack Grealish. E vai atacar Gibbs-White (Wolverhampton).

A estreia dos citizens será frente aos marroquinos do Wydad Casablanca. Clube que já anunciou três reforços para o Mundial de Clubes: Nordin Amrabat (ex-Hull City), Hamza Hannouri (ex-FUS Rabat) e Stephane Aziz Ki (ex-Young Africans). Isto depois de garantir a chegada de um novo treinador: Mohamed Amine Benhachem (ex-Renaissance Zemamra).

Rui Patrício deixou a Atalanta para reforçar o Al Ain

Destaque ainda para o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, que contratou o experiente guardião português Rui Patrício (ex-Atalanta) para o Mundial de Clubes, competição onde também levará o central Fábio Cardoso. O primeiro adversário do Al Ain será, então, a Juventus que chega ao Mundial após uma época turbulenta e com um reforço de peso na estrutura. Giorgio Chiellini, ex-defesa lendário da Vecchia Signora, vai liderar, com Damien Comolli, novo diretor-geral, a procura por um novo treinador e reforços para 2025/26.

Grupo H

E é no último grupo que se encontra o Real Madrid, que pagou 10M€ ao Liverpool para poder ter já Alexander-Arnold no Mundial de Clubes. Com o técnico Xabi Alonso recém-contratado, os merengues forçam ainda a chegada de Carreras (Benfica) antes do dia 10 de junho.

Mas é, também, neste grupo que se poderia dar um reencontro muito especial. O Al Hilal, que acabou de contratar o técnico Simone Inzaghi, tem Cristiano Ronaldo e Pogba na mira para atacar o Mundial de Clubes. O presidente do clube disse a CR7 para “esperar” quando este anunciou o adeus ao Al Nassr e poderá, então, fazer uma proposta ao craque português, de 40 anos. O que o levaria, então, a defrontar o Real Madrid nos Estados Unidos. Já quanto a Pogba, houve conversas, mas a imprensa inglesa até avançou que o médio francês está mais inclinado a aceitar uma proposta do Monaco.

Por fim, o Pachuca, do México, anunciou a contratação do central uruguaio Federico Pereira (ex-Toluca). Já o Red Bull Salzburgo vai participar no Mundial de Clubes FIFA como um dos 12 representantes da UEFA e até vai mudar, por isso, de emblema e de nome, para FC Salzburgo, para poder participar.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados