Tome nota: Tiago Zorro, 44 anos, natural de Lisboa, não é só mais um treinador português no Brasil. Na sua primeira época ao serviço do Ferroviário Atlético Clube, de Fortaleza, Zorro mete o popular ‘Ferrão’ entre os grandes do Cearense, com uma equipa que, neste início de ano, atingiu as meias-finais do cearense (eliminado pelo Fortaleza com resultados de 0-0 e 0-1) e, para já, lugar nos quartos-de-final da Copa do Nordeste (adversário ainda por definir).
Treinador batido na formação e nos campeonatos não profissionais em Portugal, responsável pelas mais recentes promoções, títulos (AF Lisboa e Campeonato de Portugal, em épocas sucessivas) e ainda pela primeira presença do popular Atlético na Liga 3, Tiago Zorro orienta agora o ‘Tubarão da Barra’, primeiro clube da carreira de Mário Jardel, considerado o maior futebolista cearense da história.
Numa aposta arrojada, o professor de Educação Física cruzou, então, o Atlântico e assumiu o Ferroviário, popular clube com sede em Fortaleza, no Ceará, campeão estadual em oito ocasiões (o último título data de 1995) e com calendário nacional (Série D).
E, a avaliar pelos primeiros resultados, Tiago Zorro já conseguiu meter o ‘Ferrão’ entre os grandes do Estado. Tudo por ter alcançado um 4.º lugar no estadual (Ceará é o campeão de 2025, repetindo o título de 2024). Conseguiu também a qualificação para a fase a eliminar (quartos de final, disputado em jogo único) da Copa do Nordeste.
De permeio, o Ferroviário de Tiago Zorro caiu, então, no desempate por grandes penalidades, na Copa do Brasil, depois de uma igualdade a um golo com o Maracanã EC.
A partir de abril, em simultâneo com a continuidade na Copa do Nordeste (reúne clubes de nove estados do Brasil), o ‘Ferrão’ inicia, então, a participação no Grupo 3 da Série D do Brasileirão. O clube fundado em 1933 venceu a competição por duas vezes (2018 e 2023).
Num plantel extenso, preparado para enfrentar todas as competições, Tiago Zorro conta com uma média de idades de 23,55 anos. Além disso, ele tem à disposição a experiência e eficácia na finalização de um nome relativamente conhecido do futebol português.
Ciel, antigo avançado do Paços de Ferreira (2009/10), é um dos mais utilizados e o segundo melhor marcador do Ferroviário (cinco golos e uma assistência). Mesmo que o passaporte indique que, amanhã, o goleador cumpre 43 anos.
O avançado formado no Ceará cumpre, então, a terceira época no ‘Ferrão’. Em 2023, foi mesmo o goleador na campanha histórica que terminou com a conquista do título da Série D.