
Lazar Markovic – em busca da pérola perdida Foto: Fernando Veludo (Lusa)
Lazar Markovic chegou ao Benfica com o carimbo de craque, proveniente do Partizan de Belgrado, numa transferência a rondar os 10 milhões de euros. O jovem irreverente espalhou magia pelos relvados portugueses e fez 7 golos e 6 assistências pelo Benfica na sua época de estreia em Portugal. Um pecúlio que fez despertar, então, o interesse do Liverpool, que o levou para Terras de sua Majestade. Mas, a pressão de jogar na Premier League parece ter bloqueado um talento que prometeu bastante. Lazar Markovic – em busca da pérola perdida.
Na Premier League, Markovic nunca conseguiu corresponder às expetativas atribuídas ao seu talento, e os 25 milhões de euros pagos pelos reds ao Benfica colocaram ainda mais pressão sobre o sérvio. A forte concorrência de jogadores como Philippe Coutinho ou Raheem Sterling tornou a tarefa de se impor em Liverpool ainda mais complicada. Depois de uma época muito apática, seguiram-se, então, sucessivos empréstimos, até deixar Anfield em 2018, a custo zero.

A primeira paragem depois de deixar Liverpool foi, então, o Fenerbahçe. Mas as coisas voltaram a não dar certo em Istambul. As graves lesões atrapalharam, e muito, a sua passagem pela Turquia, forçando-o a falhar grande parte da segunda metade da época.
Na temporada seguinte, o Sporting de Jorge Jesus conseguiu um surpreendente golpe de mercado, ao trazer Markovic de volta a Lisboa. Mas, desta vez, para jogar no maior rival da sua antiga equipa.

As expetativas em torno do craque voltaram a crescer, uma vez que Markovic tinha, assim, a oportunidade de jogar num campeonato onde já tinha sido feliz. Porém as coisas não podiam ter corrido pior em Alvalade. Uma primeira metade de época desoladora, com dois golos em 11 jogos, não foi suficiente para convencer Jorge Jesus. E o sérvio acabou por sair de Alvalade em janeiro, num novo empréstimo, desta feita para o Hull City, então treinado por… Marco Silva.
Os passos seguintes dados por Markovic foram vários. Continuaram, então, os empréstimos, e até uma transferência em definitivo para o Fulham, mas sempre sem sucesso.

Depois de inúmeras experiências que nunca correram bem, Markovic decidiu, então, voltar à casa de partida. Em 2019/20, o extremo assinou pelo Partizan de Belgrado, clube de formação, e que representou ainda enquanto sénior antes de rumar ao Benfica. Apesar de nunca se ter afirmado como peça crucial da equipa, intercalando entre a titularidade e o banco de suplentes, foi no país natal que voltou a encontrar algum ritmo de jogo.
Apontou 20 golos em 87 jogos durante as três temporadas em que permaneceu no clube, antes de envergar em mais uma aventura no estrangeiro. Desde que saiu do Benfica em 2014, Markovic já passou por 11 clubes diferentes. Na maior parte deles sem sucesso. Hoje, aos 31 anos, veste a camisola do Apollon Limassol, do Chipre. Uma carreira muito aquém para uma pérola que se perdeu no tempo.

Desde que Mika assumiu o comando técnico do Leça, substituíndo Carlos Pinto, o conjunto só sabe ganhar e já está no terceiro lugar da Série B do Campeonato de Portugal. Não foi um arranque positivo para o Leça, mas desde que Mika está no comando, o conjunto só sabe vencer! São três vitórias no mesmo [...]

O menino Didi, jogador do Oliveira do Douro que lutava contra um cancro, morreu na passada sexta-feira, no dia em que completava sete anos. Foi através das redes sociais que o Oliveira do Douro anunciou o falecimento de Didi, jogador da formação do emblema gaiense, no dia em que completava sete anos, vítima de um [...]

A equipa de futebol da NOVA SBE (School of Business & Economics), Universidade em Lisboa, entrou nas divisões distritais na época de 2019/20. Desde então, tem evoluído e adquirido cada vez mais capacidade para competir contra as mais experientes equipas presentes na AF Lisboa. Antes de entrar no campeonato distrital, a NOVA SBE já participava, [...]

O Farense protagonizou uma recuperação histórica na Liga 2, vencendo o Benfica B por 4-3 após estar a perder por 0-3 ao intervalo. A equipa algarvia demonstrou uma resiliência notável, transformando a desvantagem pesada numa vitória memorável no ‘velhinho’ Estádio de São Luís. Numa tarde que parecia destinada ao desastre para os anfitriões, o Benfica [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.