
FC Tirsense em campo, no jogo contra o Pedivém SC. Fonte: Craques.pt
Amanhã é dia de taça e, depois de ter vencido o Pevidém por 3-0, o FC Tirsense tem apenas um objetivo: ganhar contra o Elvas. Quem conhece a equipa sabe que as expectativas estão altas e, nas bancadas, pode esperar-se um jogo com garra, emoção e muita luta até ao apito final.
Apesar de agora passar quase despercebido, o clube fundado em 1938, já foi um dos protagonistas do desporto-rei nacional. Nas décadas de 80 e 90, a equipa chegou à primeira divisão e fez história ao estar presente no maior palco do futebol português.
Com o tempo, a equipa foi construindo um currículo de invejar (para clubes modestos como o Tirsense) e que mostra o peso que a sua história carrega:
A época de ouro do clube, não durou muito tempo, mas houve momentos de glória.
Em 1966/67, alcançaram pela primeira vez um lugar na principal divisão do futebol nacional. O FC Tirsense entrou a todo o gás nos anos 90 garantindo a sua terceira subida à 1º Liga na última época da década anterior.
Mas a história de sucesso começou a desmoronar, com oscilações entre a 1º e 2º liga a tornarem-se cada vez mais recorrentes. Mesmo assim, esta instabilidade serviu também para demonstrar a força de vontade que a equipa tinha. Descia de divisão, sim. Mas voltava a subir rapidamente o que a consolidou como um prodígio das divisões de elite portuguesas.
A cada época, a equipa mostrava-se preparada para ultrapassar todos os obstáculos e lutava para permanecer num lugar cimeiro.
Depois de alguns anos de glória, o futuro reservou aos jesuítas uma época pouco frutuosa.
Na temporada de 1995/96, o FC Tirsense terminou com 18 derrotas, 10 empates e apenas 7 vitórias. Esta onda de azar, atirou o clube para o 18º lugar da 1º Liga, ditando a descida para a 2º Divisão.
Nas quatro épocas seguintes, a equipa desceu sempre de divisão e em 1999/00, volta a disputar os distritais.
A grave crise financeira que assolava o clube, motivada por erros de gestão, foi uma das grandes causas do fraco desempenho desportivo. Afinal, se não há dinheiro, não há futebol – pelo menos de qualidade.
Durante a década de 2000, a sorte do clube não pareceu mudar. Permaneceu na 3º divisão de 2000 a 2006/07. Na época de 2007/08 conseguiu subir á 2ª divisão, um sinal de esperança para a equipa que contava com jogadores como Serginho, João Pedro e Hugo Oliveira.
Depois de vários anos na sombra do futebol português os jesuítas tiveram que se reinventar.
Atualmente, ocupam o 2º lugar da Serie A do Campeonato de Portugal. O seu objetivo? Voltar à 1ª Liga e, quem sabe, receber das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa a Taça de Portugal.
O jogo contra O Elvas é um recomeço e é a oportunidade de reescreverem a sua história. Mesmo com os altos e baixos, a identidade dos tirsenses nunca foi apagada e deixou marcas, principalmente quando enfrentaram tubarões do futebol português, como o Benfica em 1994/1995.
Passe ou não despercebida, a importância da equipa mantém-se viva até aos dias de hoje, onde é a casa de prodígios do futebol. Um desses exemplos é Alberto Costa, atual defesa da Juventus, que passou pelos “Jesuítas” quando ainda era criança.
Mas o que nos garante que a história do FC Tirsense não se vai repetir? Nada nos pode assegurar de um regresso ao passado, mas se há coisa que os tirsenses mostram é garra e fidelidade à sua identidade: lutar até ao fim.

A formação d’O Elvas SAD protagonizou um fim de semana absolutamente exemplar. Em três jogos oficiais, três triunfos. Três exibições de caráter, alma e maturidade competitiva que mostram que o futuro do clube está a ser construído com rigor e ambição. Formação d’O Elvas vive fim de semana irrepreensível. Sub-23: vitória intensa no Patalino contra [...]

O capitão do GD Bragança, Fabien Capelo, é uma verdadeira lenda viva do clube. Desde as camadas mais jovens, e durante toda a sua carreira enquanto jogador de futebol, o médio luso-francês representou apenas um emblema, o do clube da sua terra. Em entrevista ao Craques.pt, Fabien falou sobre o seu longo percurso no conjunto [...]

No futebol, a idade é frequentemente vista como um obstáculo, um sinal de que o fim da carreira se aproxima. Contudo, nos campeonatos das ilhas portuguesas – abrangendo as Associações de Futebol da Madeira, Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada – a idade é, pelo contrário, um distintivo de honra e uma prova de [...]

Após mais de 10 anos na formação do clube minhoto, Rodrigo Duarte está cada vez mais perto de envergar a camisola do seu Vitória SC. Formado inteiramente na cidade berço, Rodrigo Duarte tem sido uma das figuras da campanha da equipa B do Vitória na Liga 3. Além de que a, infeliz, lesão de Gustavo [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.