Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Do andebol nasceu a nova jóia do futebol vimaranense, Rodrigo Duarte

Do andebol nasceu a nova jóia do futebol vimaranense, Rodrigo Duarte

CraquesCraques|

Após mais de 10 anos na formação do clube minhoto, Rodrigo Duarte está cada vez mais perto de envergar a camisola do seu Vitória SC.

Formado inteiramente na cidade berço, Rodrigo Duarte tem sido uma das figuras da campanha da equipa B do Vitória na Liga 3. Além de que a, infeliz, lesão de Gustavo Silva no plantel principal pode abrir uma janela para o jovem extremo mostrar o seu talento ao treinador Luís Pinto.

Nascido e criado a preto e branco, com a espada ao eixo

A história de Rodrigo Duarte confunde-se com a do próprio Vitória. O extremo direito, hoje com 19 anos, é um dos verdadeiros “meninos do berço”, crescido entre a cidade, o clube e a cultura vimaranense.

Curiosamente, o futebol não foi a sua primeira paixão, dado que antes de pisar os relvados, atuou no andebol ao serviço do Xico Andebol, onde começou o seu percurso desportivo. Só aos nove anos decidiu trocar os pavilhões pelos relvados, ingressando nos sub-11 do Vitória, clube onde não mais saiu.

Rodrigo Duarte entrou no Vitória com nove anos e continua de preto e branco

Desde então, Duarte completou toda a formação no clube. Extremo canhoto, mais refinado pela qualidade de jogo do que pelo impacto estatístico, cresceu ano-após-ano dentro da estrutura vitoriana. A temporada 2021/22, ao serviço dos sub-17, destacou-se como a sua melhor até agora: 15 golos em 18 jogos. Números que chamaram a atenção e consolidaram o seu potencial dentro do berço minhoto.

Às portas do D. Afonso Henriques

Atualmente, Rodrigo Duarte é uma das peças mais utilizadas no Vitória SC B. Totalista na Liga 3, até ao momento, tem sido um dos pilares da equipa na Série A, onde os vitorianos ocupam o quinto lugar, apenas três pontos atrás do líder Trofense. Nesta época soma um golo e uma assistência em dez jogos, mas é sobretudo a dinâmica, a leitura de jogo e a maturidade tática que têm alimentado o reconhecimento interno.

O canhoto tem 31 internacionalizações, dos sub-17 aos sub-19

Embora ainda não tenha somado minutos oficiais pela equipa principal, já esteve perto. A presença na convocatória para o duelo da Taça diante do Mortágua mostrou que o seu nome está no radar. E agora, com a lesão do extremo brasileiro Gustavo Silva, pode surgir um cenário mais favorável para que Luís Pinto abra a porta ao jovem da formação, que já tem 31 internacionalizações dos sub-17 aos sub-19.

A polivalência, o compromisso e a evolução contínua de Duarte podem ser argumentos suficientes para que o treinador dos conquistadores lhe conceda uma oportunidade de subir ao tapete verde do estádio D. Afonso Henriques.

Rodrigo Duarte cresceu no Vitória, vive o Vitória e promete continuar a escrever a sua história com a camisola que sente desde criança. O próximo capítulo pode estar para breve, e quem sabe se não será dentro das “muralhas do castelo”.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados