Foi em 2004 que tudo desabou. O fim do futebol sénior do Sport Comércio e Salgueiros foi anunciado na sequência de uma crise financeira incomportável. Nesse ano, o histórico emblema de Paranhos militava na Liga de Honra (segunda divisão nacional), conseguiu mesmo finalizar a época 2003/04 em sexto lugar, mas acabaria relegado para a II Divisão B devido a incumprimentos financeiros diversos.
A descida originou, então, a saída não só do treinador, Norton de Matos, como também de todo o plantel que estava montado. Incapaz de inscrever jogadores, a Direção teve de colocar os juniores à disposição do plantel sénior, terminando a época no 20.º e último lugar da classificação. Somou apenas cinco pontos na época 2004/05.
Seguiram-se vários anos sem alegrias no Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro. Até que, em 2008, os portuenses voltaram, então, a atuar, agora no Complexo Desportivo da Campanhã. E com o nome de ‘Salgueiros 08’, voltando à vida desde a última divisão da AF Porto.
Desde o 104.º aniversário, em 2015, altura em a Direção salgueirista anunciou a aquisição do ‘verdadeiro’ nome, símbolo, bandeira e história, a situação voltou a normalizar-se… à exceção do regresso aos grandes palcos.
Atualmente, o Salgueiros está no Campeonato de Portugal, a lutar pelo acesso à Liga 3 – divisão que já estive perto de alcançar em 2021/22 e 2022/23. Na sua equipa conta com o veterano Diogo Valente que, aos 40 anos, soma 8 golos e 7 assistências em 24 jogos esta época.
Jorginho, “Joaninha” e Medina foram os três jovens que criaram, então, o Sport Grupo e Salgueiros, em 1911, debaixo do candeeiro 1047 da Rua da Constituição, no Porto, com vista a ser uma coletividade futebolística.
O nome foi, então, alterado em 1916/17. Por quererem honrar a cidade, passaram a ser o Sport Porto e Salgueiros. Assim foram campeões do Porto (1917/18), considerado o melhor torneio de Portugal na época – lado a lado com o Campeonato de Lisboa.
A denominação do clube voltaria a mudar depois de uma profunda crise e, em 1920, deu-se a união com o Sport Clube Comércio. O novo nome ficou até à atualidade – Sport Comércio e Salgueiros.
Durante muitos anos, o Salgueiros foi o segundo melhor clube da Cidade Invicta. Com mais sócios que o Boavista.
O Campeonato de Portugal foi, então, o primeiro torneio “além-Porto” em que o Salgueiros participou. Das nove participações nesta liga, destaca-se a época 1927/28. Nesse ano, os salgueiristas chegaram aos quartos-de-final da prova, depois de terem eliminado o FC Porto (2-1).
Mais tarde, em 1943/44, o Salgueiros estreou-se, então, na Primeira Divisão e seguiram-se alguns anos entre subidas e descidas, até ao princípio de consolidação no principal escalão a partir de 1982/83.
O Salgueiros está ainda no lote de equipas com mais participações na primeira divisão (24), mas a última participação na primeira divisão já foi em 2001/02. Os adeptos do futebol nacional ainda hoje recordam a “Alma Salgueirista”, a fervorosa claque do clube.
Foi em 1990/91 que os salgueiristas viram a sua equipa obter a melhor classificação de sempre. O quinto lugar daquele ano, alcançado pelos comandados de Zoran Filipović, ainda hoje é lembrado, por ter dado o único acesso dos portuenses à Taça UEFA (atual Liga Europa).
Embora tenha sido uma passagem curta, a 1.ª eliminatória, frente ao Cannes, ficou eternizada por ter sido a estreia europeia do Salgueiros.
A primeira mão, no Estádio do Bessa, correu de feição. O primeiro de dois jogos terminou com a vitória por 1-0. O golaço à meia-volta do internacional português Jorge Plácido deu para sonhar com a passagem à próxima ronda, em território francês.
O resultado repetiu-se no sul de França, após a expulsão de Pedrosa aos 57′ e do golo gaulês aos 85′. A eliminatória decidiu-se, depois, nas grandes penalidades. Onde o Cannes acabou por vencer 4-2.
Na equipa francesa constava um jovem gaulês, de 19 anos, chamado Zinédine Zidane. Foi o primeiro clube sénior de Zizou.
Depois da maioria dos jogos da 1.ª eliminatória terminarem na semana passada, este fim-de-semana ainda contou com quatro jogos. Todos estes encontros têm algo em comum: goleadas. Nestes quatro jogos de dia 5, 6 e 7 de setembro houve 25 golos! Este cenário de resultados expressivos sublinha a imprevisibilidade e a emoção que a Taça [...]
O futebol faz-se momentos que desafiam a lógica e que se eternizam na memória dos adeptos. Um dos grandes momentos do futebol fez 30 anos a 6 de setembro, quando o lendário guarda-redes colombiano protagonizou um movimento ‘escorpião’ na baliza ao serviço da Colômbia. A sua acrobática e audaciosa defesa não só evitou um golo, [...]
Em dia de Hungria-Portugal, o Craques falou com o defesa-central do Florgrade, internacional sub-19 dos magiares. Nasceu em Budapeste mas vive com os avós portugueses e vai dividir-se no jogo de mais logo. "Para mim, que sou 50/50 português e húngaro, vai ser difícil. Mas acho que Portugal vai ganhar 2-1", avisa. Aos 19 anos, [...]
O presidente e alguns adeptos do Carapinheirense ajudaram às obras de remodelação do estádio. Um deles pintou o emblema do clube numa fachada do recinto. É, por norma, nos clubes mais desconhecidos que surgem as melhores histórias de associativismo. No Carapinheirense, que milita na divisão de elite da distrital de Coimbra, o presidente e alguns [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.