Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Queta como CR7 e Ricardinho – linces apuram-se no Eurobasket sem a sua estrela

Queta como CR7 e Ricardinho – linces apuram-se no Eurobasket sem a sua estrela

CraquesCraques|

Portugal escreveu esta tarde mais uma página de ouro no seu desporto. A seleção nacional de basquetebol masculina garantiu, pela segunda vez na história, a presença nos oitavos de final de um EuroBasket. Mesmo perdendo Neemias Queta no terceiro período, após a segunda falta técnica, os linces bateram a Estónia de forma dramática. E repetiram, então, o feito alcançado também em 2007.

Mesmo sem a sua maior estrela, Neemias Queta, expulso após duas faltas técnicas, a Seleção Nacional uniu-se e fez do coletivo a sua maior arma e venceu a Estónia (68-65). À semelhança de outros momentos icónicos do desporto português, como a lesão de Cristiano Ronaldo na final do Euro 2016 ou a de Ricardinho no Europeu de futsal em 2018, a ausência do líder transformou-se em combustível para a equipa alcançar o objetivo. Queta como CR7 e Ricardinho – linces apuram-se no Eurobasket sem a sua estrela.

Os heróis nascem nas dificuldades

A Seleção Nacional de Basquetebol carimbou, então, a passagem histórica aos oitavos-de-final do EuroBasket’2025, após bater a Estónia num duelo carregado de emoção e nervos. O ‘tudo ou nada’ ganhou contornos dramáticos quando Neemias Queta, poste dos Boston Celtics e referência maior da equipa nacional, foi expulso no 3º período da partida, por acumulação de duas faltas técnicas.

Ronaldo teve de deixar o relvado do Stade de France aos 25′

Mas o que poderia ter sido o fim do sonho revelou-se, afinal, o ponto de viragem. Portugal recusou vergar-se e ergueu-se como coletivo, ao contrário da Estónia, que se mostrou perdida e sem rumo. Tal como aconteceu com Cristiano Ronaldo na final do Euro’2016 ou com Ricardinho no Euro de Futsal’2018, quando os craques ‘caíram’ por lesão, o grupo uniu-se na adversidade. A história repetiu-se, então, em Riga, na Letónia. Com a seleção de basquetebol a mostrar que é muito mais do que uma equipa de um só jogador.

Ricardinho saiu de campo antes de acabar a final do Euro de Futsal

Emerge a equipa com Lisboa e Relvão à cabeça

Sem o gigante português, emergiram, então, novas figuras. Miguel Queiroz, com dez pontos e nove ressaltos, mostrou uma atitude e raça digna de um atleta do FC Porto, enquanto Travante Williams impôs-se na luta física e defensiva, terminando a partida com 11 pontos, oito ressaltos e três roubos de bola.

Por fim, Rafael Lisboa. O filho de Carlos Lisboa, uma das maiores figuras do basquetebol português, esteve inspirado, assumiu o papel de líder ofensivo e acabou, então, como melhor marcador dos linces com 17 pontos. No momento de maior aperto, foi em Lisboa que Portugal encontrou calma e serenidade, com triplos atrás de triplos que mantiveram a equipa de Mário Gomes em jogo.

Rafael Lisboa foi o melhor marcador de Portugal frente à Estónia

Na rotação, ainda saltou Daniel Relvão do banco para ocupar o lugar de Neemias Queta. O post do Benfica não desiludiu, entregando minutos preciosos de intensidade e coragem. Já Diogo Gameiro e Diogo Ventura, ao lado de Lisboa, surgiram na hora certa. Cada triplo convertido revelou-se, então, um golpe de moral que empurrou Portugal para a vitória.

Não há equipas de um homem só

O triunfo sobre a Estónia, carregado de sacrifício, união e alma, garante a Portugal um lugar entre as 16 melhores seleções da Europa. Mais do que uma vitória, é um marco para a modalidade e um sinal de que o basquetebol português está pronto para sonhar mais alto.

Há capítulos da história que estão destinados a serem escritos. O futebol português evoluiu bastante desde a célebre conquista do Europeu’2016. O futsal manteve-se uma autêntica potência mundial, desde a conquista alcançada, então, em 2018. E o basquetebol português abriu novamente as suas portas a um crescimento da modalidade. Seja Queta, Ronaldo ou Ricardinho, uma coisa é certa. A todos os que enfrentarem Portugal não se esqueçam de que as quinas não são seleções de um homem só.

Nos oitavos-de-final, Portugal deverá ter, então, pela frente, nada mais nada menos do que a atual campeã do Mundo, a Alemanha. O jogo está agendado para sábado.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados