Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Os craques portugueses que podem ser reforços a custo zero

Os craques portugueses que podem ser reforços a custo zero

CraquesCraques|

O mercado de transferências já fechou em Portugal. Mas ainda há soluções para os clubes que não colmataram uma ou outra lacuna no plantel. O Craques dá-lhe a conhecer os jogadores portugueses que estão sem contrato e podem, então, assinar a custo zero após o fecho do mercado. Opções não faltam. Com experiência e qualidade.

O cenário é o mesmo todos os anos. O mercado de transferências fechou em Portugal, mas há sempre a hipótese de os clubes preencherem lacunas de última hora com os jogadores que se encontram sem contrato. E o Craques foi à procura dos craques que esperam uma oportunidade para mostrar o seu valor, seja em Portugal ou lá fora. A lista inclui alguns jogadores com experiência de Primeira Liga, Série A e outros campeonatos e até ex-internacionais portugueses. Os craques portugueses que podem ser reforços a custo zero.

Esta não será a lista completa, mas está ordenada pelo respetivo valor de mercado, considerado pelo site Transfermarkt.

Rúben Semedo (defesa-central)

Rúben Semedo terminou contrato com os qataris do Al-Markhiya

Aos 31 anos, e após três passados no Qatar, o antigo central de Sporting, FC Porto e Olympiacos está agora sem clube. A última experiência de Rúben Semedo na Europa foi ao serviço do campeão helénico, em 2021/22. No verão de 2022, assinou pelo Al-Duhail SC, onde jogou até janeiro de 2024. Depois, foi cedido a Al Markhiya SC e Al-Khor SC e chegou a ficar sem clube entre janeiro e março deste ano. Ainda jogou três meses no Al-Markhiya, entre março e junho, mas agora está sem contrato. Numa altura em que parecem ultrapassados alguns problemas fora das quatro linhas, Rúben Semedo deverá prosseguir a carreira em mercados periféricos.

Tomás Ribeiro (defesa-central)

Aos 26 anos, o defesa-central português conta com passagens relevantes na Primeira Liga, ao serviço de B-SAD, onde chegou a capitanear a equipa, Vitória SC e Farense. Para além de uma experiência na Suíça, ao serviço do Grasshoppers. Central canhoto, característica rara que alguns técnicos querem ter sempre na sua equipa, Tomás Ribeiro [foto de topo] mostrou-se sempre um elemento valoroso nos plantéis que integrou e espera agora uma nova oportunidade para mostrar a sua qualidade. Os clubes que procuram reforçar o eixo da defesa têm em Tomás Ribeiro um defesa com experiência e na flor da idade. Uma aposta com selo de qualidade.

Rui Patrício (guarda-redes)

Rui Patrício representou o Al-Ain no Mundial de Clubes. Foto: Getty Images

Aos 37 anos, o experiente guardião terminou a sua ligação contratual de um mês ao Al-Ain, clube pelo qual assinou para participar no recente Mundial de Clubes. Antes, o internacional português já findara, a 30 de junho, o contrato com a Atalanta, restando saber, então, se o antigo guardião de Sporting, Wolverhampton ou Roma ainda deseja prosseguir a carreira e onde. Em julho, chegou a ser noticiado o interesse do Nápoles em Rui Patrício, mas, para já, nada se sabe sobre o novo destino do experiente guarda-redes.

Mário Rui (lateral-esquerdo)

Mário Rui está sem clube desde que rescindiu com o Nápoles

O defesa experiente, de 34 anos, cessou a ligação ao Nápoles em janeiro e, daí para cá, não voltou a jogar mais. Ainda assim, nessa altura, o lateral-esquerdo dizia, então, estar aberto a um novo desafio na carreira, mostrando que ainda pode ser um elemento útil numa equipa portuguesa ou estrangeira. Em fevereiro de 2025, Mário Rui ainda foi tentado com uma proposta do FC Dallas, para jogar na Major League Soccer, mas recusou. Provavelmente, a vontade do experiente defesa passa por manter-se na Europa, mas resta esperar pelos próximos dias sobre novidades em relação ao seu futuro.

André Moreira (guarda-redes)

André Moreira procura uma nova oportunidade na carreira

O guarda-redes português, que em 2014 trocou, então, o Ribeirão pelo… Atlético de Madrid, está hoje sem clube depois de dois anos ao serviço do Al-Raed, da Arábia Saudita. Aos 29 anos, André Moreira, que chegou a ser companheiro de equipa de Tomás Ribeiro na B SAD e no Grasshoppers, fez quase toda a carreira em Portugal. Como jogador do Atlético de Madrid, foi cedido a Moreirense, União da Madeira, Belenenses, Sp. Braga e Feirense. Mas também ao Aston Villa. Acabaria por sair a custo zero e assinar pela B SAD e, já depois de rumar à Suíça, assinou pelos sauditas do Al-Raed em 2023. Agora está sem clube e à procura de uma nova oportunidade na carreira.

Na lista de jogadores portugueses sem contrato do site Transfermarkt, encontram-se ainda outros nomes bem conhecidos de quem acompanha o futebol português. Casos de Miguel Reisinho (ex-Boavista), Josué Sá (ex-Gil Vicente), Daniel Candeias (ex-Adanaspor), Dyego Sousa (ex-Nacional Madeira), Marco Baixinho (ex-U. Leiria) ou Vasco Fernandes (ex-Chaves), entre outros.

Para os clubes que ainda tencionam colmatar alguma lacuna motivada por uma venda necessária de última hora, ainda há várias (e boas) soluções.

Confira aqui a lista completa.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados