Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

A queda de Erik Ten Hag

A queda de Erik Ten Hag

CraquesCraques|

O treinador neerlandês Erik Ten Hag, foi demitido do comando técnico do Bayer Lerverkusen, depois de apenas três jogos no comando dos alemães. O técnico chegou carregado de esperança para operar um renascer das cinzas, depois de uma má experiência em Inglaterra. Mas foi afastado do cargo após não conseguir mais do que um empate e uma derrota nas duas primeiras jornadas do campeonato.

Ten Hag deu nas vistas para o futebol europeu, depois de um excelente trabalho nos neerlandeses do Ajax. Para além dos vários títulos nacionais que conquistou com a equipa de Amesterdão, a sua passagem no clube ficou marcada pela célebre campanha na Liga dos Campeões da época 2018/2019, quando conseguiu alcançar as meias-finais da competição. Onde foi, então, eliminado pelo Tottenham de forma dramática. Um feito notável, para uma equipa que há muito que não estava perto do patamar dos grandes tubarões europeus. Mas, após deixar o Ajax, tudo mudou. A queda de Erik Ten Hag.

Ten Hag guiou o Ajax até às meias-final da Liga dos Campeões de 2018/19

O efeito CR7

Este trabalho notável deixou os adeptos do Manchester United com esperança de que o técnico conseguisse acordar um gigante há muito adormecido, aquando da sua chegada ao clube no verão de 2022. Mas apesar da crença em torno do treinador, a temporada arrancou mal, com duas derrotas pesadas na abertura do campeonato.

Para além disso, os adeptos começaram a notar algum desgaste na relação do treinador com jogadores importantes, nomeadamente com Cristiano Ronaldo. Ten Hag não ligou muito ao estatuto do astro português, que na época anterior tinha sido o melhor marcador da equipa com 24 golos. E à semelhança do que Fernando Santos também viria a fazer uns meses mais tarde no mundial do Qatar, sentou Ronaldo no banco de suplentes nos jogos seguintes.

A quezília com Cristiano Ronaldo prejudicou Ten Hag no Manchester United

A partir desse momento, pairou sempre no ar um ‘clima de guerra’ entre ambos. Inclusive com troca de algumas indiretas, que duraram até à saída bastante amarga de Ronaldo para o Al-Nassr, então em janeiro de 2023.

O início da queda

Apesar das controvérsias, o United ainda conseguiu terminar a época em terceiro lugar na Premier League, garantindo também um lugar na Liga dos Campeões do ano seguinte. O que não deixava de ser uma clara melhoria em relação ao ano anterior. Mas a época seguinte voltou a trazer resultados inconstantes, o que motivou dúvidas em relação à continuidade de Ten Hag no cargo.

Por esta altura, já Ronaldo brilhava na Arábia há largos meses. E a verdade é que o técnico neerlandês não saiu ileso das polémicas da época anterior acabou marcado, para sempre, pelo ‘fantasma Cristiano’. Foi uma temporada e meia de inconsistência e de muita tolerância por parte dos responsáveis do clube, que continuaram a confiar nele mesmo após um desolador 8º lugar na Premier League em 2023/24.

Em outubro de 2024 Ten Hag foi demitido, algo que se sentia ser desejado há muito tempo pelos adeptos em Old Trafford. Saiu após não resistir a uma derrota, por 2-1, na casa do West Ham, e a uma sequência de oito jogos em que ganhou apenas um.

Herança pesada

Em Leverkusen, Erik Ten Hag recebeu uma herança pesada, deixada por Xabi Alonso, que durante a sua estadia na Alemanha, conquistou a primeira Bundesliga da história do clube. Apesar da saída de vários jogadores importantes, o clube fez um investimento avultado de quase 200M€ no mercado de verão.

A passagem pelo Bayer Leverkusen foi curta e negativa, deixando Ten Hag pensativo

Estava, então, mais uma vez montado o cenário perfeito e a esperança voltava a cair sobre Ten Hag, que tornou a ser uma desilusão. Três jogos chegaram para a direção do clube alemão perceber que não queria contar mais com o treinador neerlandês. Apenas uma vitória para, a Taça da Alemanha, por 4-0, sobre um clube regional não foi, então, suficiente. Seguiu-se uma derrota caseira por 2-1 com o Hoffenheim, e depois a gota de água: em Bremen e a ganhar por 3-1 com mais um jogador, o Leverkusen permtiu ao adversário chegar ao empate na reta final da partida. A queda de Erik Ten Hag conhecia, então, mais um capítulo.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados