Simão Sabrosa esteve muito perto do Liverpool em 2005
Quem não se lembra da célebre frase do ex-presidente do V. Guimarães, Pimenta Machado? Na época 1987/88, um furo jornalístico do JN o então presidente do Vitória SC a utilizar “o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira”. O JN noticiara a saída do treinador René Simões e o ex-presidente voltou atrás na decisão… por uma semana. O despedimento acabou por acontecer, mas o “timing” da notícia obrigou-o a esperar.
Para celebrar o dia 1 de abril, o Craques.pt foi à procura das “transferências” que nunca aconteceram. As tais verdades que o mercado acabou por transformar em mentira. Selecionamos dez:
Talvez uma das maiores novelas dos mercados de transferências em Portugal. Edinson Cavani, avançado uruguaio, que em 2020 terminou contrato com o PSG foi alvo do interesse concreto do Benfica. Foi abertura de telejornais, tema principal dos programas, capa de jornais e revistas durante todo o verão desse ano. Em Portugal, não se falava de outro tema. As negociações cessaram no fim de agosto, depois das elevadas exigências do jogador e dos seus representantes que o Benfica não conseguiu acompanhar. Em vez do Benfica, assinou nesse verão pelo Man. United.
Os rumores que precederam a segunda maior transferência do futebol na época 2023/24, ligavam o equatoriano Moisés Caicedo ao Liverpool de Jurgen Klopp. O treinador alemão chegou a confirmar acordo entre os reds e o Brighton com vista a uma transferência recorde na Premier League. O trinco sul-americano acabou por ingressar no Chelsea na reta final de agosto de 2023, por uma verba a rondar os 116 milhões de euros, que ainda pode chegar aos 133.
Foi uma das negociações mais badaladas do verão de 2019. No Brasil e em Itália a imprensa ligou Mario Balotelli ao Flamengo, então orientado por Jorge Jesus. O avançado, então com 28 anos, procurava relançar a carreira. Os dirigentes rubro negros confirmaram as negociações e chegaram a estar com o jogador, mas no dia 15 de agosto anunciaram o fim das tentativas de transferência, emitindo mesmo um comunicado oficial: “O Clube de Regatas do Flamengo, o atleta Mario Balotelli e seus representantes decidem de comum acordo e após dois dias de cordiais reuniões no Mónaco, encerrar nesta data (15/08) as negociações envolvendo a possível contratação do atleta”.
Lenda do Benfica e da Seleção Nacional, Eusébio tinha um sonho: jogar em Itália, o país onde estavam alguns dos melhores de então. Em 1966, o Inter de Milão quis contratar o Pantera Negra. Esteve praticamente tudo acertado e o jogador até chegou mesmo a escolher casa em Milão. Mas a transferência nunca se deu, pois a federação italiana decidiu fechar nessa altura as portas a jogadores estrangeiros.
Em 2021, depois de ter estado em Itália, ao serviço da Juventus, Cristiano Ronaldo tinha de mudar de ares, muito devido às dificuldades financeiras do clube de Turim. O Manchester City surgiu no horizonte como possível destino e as palavras de Pep Guardiola acentuaram o desejo de concretizar esse negócio. Cristiano, chegou mesmo a confirmar que esteve “perto”, mas o seu “coração falou mais alto” e levou-o de regresso ao Man. United. Decisivo para esse volte-face terá sido o telefonema de Sir Alex Fergunson, com o antigo treinador a pedir ao português que não fosse para o City. “Ok boss”, respondeu Cristiano.
“Graças a Deus temos o Simão Sabrosa”. As palavras são do treinador italiano Giovanni Trapattoni, quando em 2004/05 lutava pelo título de campeão nacional ao serviço do Benfica, Simão era a figura maior e graças a ele as águias voltaram aos títulos no campeonato 11 anos depois. No verão que se seguiu, o campeão europeu Liverpool foi atrás do craque encarnado. Depois de tentar contratar Ricardo Quaresma, Rafa Benítez recebeu a indicação para tentar Simão Sabrosa. O clube inglês chegou mesmo a publicar um comunicado com os valores da proposta que enviaram ao Benfica, Simão, que estava ao serviço da Seleção, chegou a ser avisado que tinha um avião à espera para embarcar para Liverpool para assinar o contrato, mas à última hora o então presidente, Luís Filipe Vieira, não aceitou a oferta e o negócio caiu.
Corria o verão de 2024 e o mercado árabe estava bem ativo no futebol mundial, depois de muitas transferências com valores elevados. Na imprensa portuguesa e também na brasileira surgiram notícias do interesse do Al Ittihad no portista Galeno. O FC Porto chegou mesmo a confirmar a transferência. Mas soube-se, mais tarde, que foi o antigo CEO e administrador da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, agora no emblema árabe, vetou a chegada do extremo. O dirigente do Al Ittihad, na sequência da colocação de Galeno na rota do clube depois do Fundo de Investimento Público apresentar o jogador, recusou a oferta e o negócio caiu.
Talvez um dos processos mais estranhos desta lista. No verão de 2022, o Benfica queria contratar Ricardo Horta, o jogador queria voltar para o clube onde se formara, o Málaga, de Espanha, que detinha parte substancial do passe, queria vender… mas o SC Braga, onde jogava, não aceitou negociar abaixo dos €20 milhões. Ricardo Horta, ainda chegou a despedir-se dos adeptos do SC Braga, mas o negócio nunca se concretizou, levando o Málaga a apresentar queixa na FIFA contra o SC Braga.
No verão de 2023, o Bayern e o jogador então no Fulham chegaram a acordo para a transferência do português para a Baviera. Mas o emblema do treinador português Marco Silva não conseguiu encontrar um substituto a tempo do limite de inscrições e o negócio caiu. João Palhinha ainda fez exames médicos, tirou fotografias e deu uma entrevista no “novo clube”, antes da transferência ser cancelada. Um ano depois, a transferência aconteceu mesmo, e Palhinha está agora no Bayern Munique.
Desta lista, uma das mais dececionantes do lado desportivo. Adrien Silva era o capitão do Sporting mas queria mudar de clube e jogar em Inglaterra. O Leicester estava pronto para o receber, mas o sonho saiu caro ao médio campeão europeu em 2016: a documentação foi entregue 14 segundos após o fecho do mercado de transferências e a FIFA não aceitou o apelo do Leicester para registar o negócio. Resultado, Adrien esteve vários meses impedido de jogar. Quando o processo foi, finalmente, regularizado, o atleta deixou de fazer parte dos planos do clube: em ano e meio atuou apenas 21 vezes pela equipa principal dos foxes.
A equipa do Craques.pt espera que o leitor tenha tido um feliz dia das mentiras mas aconselha os leitores a não “caírem” em tudo o que leem, especialmente na internet… sendo certo que “aquilo que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira”. Ou o inverso!
O único clube sobrevivente dos distritais na prova rainha voltou a mostrar uma enorme capacidade de resiliência. Depois de afastar o Oliveira do Hospital, a equipa de Fábio Félix deixou pelo caminho outra equipa do Campeonato de Portugal, desta feita o Louletano. E com o mesmo sangue-frio: entrar a perder, empatar para ir a tempo [...]
Avançado formado no Sporting brilha no Vasco da Gama e já marcou a todos os rivais cariocas. Há histórias que se escrevem devagar, mas a de Nuno Moreira no Brasil está a ser escrita a galope. O avançado português, de 26 anos, nascido em Espinho e formado no Sporting, tornou-se uma das figuras mais consistentes [...]
Madalena Costa, de 17 anos, sagrou-se campeã mundial de patinagem livre e tornou-se na primeira portuguesa a conquistar o título sénior. É um feito histórico para Portugal. Madalena Costa, de apenas 17 anos, sagrou-se campeã mundial de patinagem livre, sendo a primeira portuguesa a conquistar o título mundial sénior na modalidade. No Campeonato do Mundo, [...]
As equipas portuguesas, Benfica e Sporting, voltaram a brilhar na fase de liga da UEFA Youth League, garantindo vitórias importantes na terceira jornada. Estes triunfos surgem após uma jornada sem êxitos para ambos os clubes, que tinham, no entanto, começado a competição com vitórias na ronda inaugural. O Benfica impôs-se com uma goleada expressiva em [...]
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.