Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Brito fez ponta final à… candidato

Brito fez ponta final à… candidato

Brito fez ponta final à… candidato

CraquesCraques|

Um exemplo de como das fraquezas se fez força. Quim Berto chegou em janeiro, quando já tínham saído elementos na janela de mercado e… não entrou ninguém. Mas só o Vitória B fez mais pontos (um) nos últimos 12 jogos.

O Brito é um caso de estudo esta época. Foi uma de duas equipas – entre seis da AF Braga – que evitou a descida do Campeonato de Portugal, mas fê-lo com classe e… muita raça. Se em janeiro, o cenário da despromoção parecia um destino já traçado, os últimos 12 jogos mostraram um Brito à campeão. O técnico Quim Berto estreou-se a 19 de janeiro, com um triunfo por 2-0 sobre o Vila Real, e os números falam por si. O Brito fez uma ponta final à… candidato.

Vamos recuar até ao dia 18 de janeiro deste ano. O Brito tinha acabado de ver sair os médios Leandro Campos, Romário e Tiago Gonçalves, todos eles bastante utilizados na equipa, e o goleador Roger Almeida, autor de 8 golos em 14 jogos. Quim Berto entrou, então, com o clube na zona de descida (11º lugar), a 3 pontos do Pevidém, primeiro clube na zona tranquila da tabela. E… não houve reforços.

“Tinham saído seis jogadores, mas não conseguimos ir buscar alguém que realmente acrescentasse qualidade ao plantel. Quem queríamos acabou por ser aliciado por clubes de maior poderio financeiro. A juntar a isso havia a lesão do Gusmão (central), que estava parado a época toda, com uma rotura dos ligamentos cruzados de um joelho”, conta Quim Berto ao Craques. Solução? “Não somos de desistir. Chamámos juniores e juvenis e arregaçámos as mangas”, atira.

Recorde alcançado na reta final

E a equipa… disparou. Contabilizando os últimos 12 jogos, sob o comando de Quim Berto, a equipa somou, então, 24 pontos, tantos quantos… o Paredes, que ficou, então, em 2º lugar no campeonato e se apurou para a Fase de Subida. Melhor do que o Brito só mesmo o líder Vitória de Guimarães B, que fez 25 pontos nos mesmos 12 jogos.

Quim Berto elogia o trabalho da equipa técnica, onde se incluem Parauta, Miguel Campos e Tiago Targino

“Foi incrível. É o que dá trabalharmos de forma profissional num clube amador. Quando se trabalha nos limites, acabamos por evitar as lesões. Não tivemos um único lesionado e ainda bem porque o plantel era curto”, diz o técnico, antigo defesa-lateral de V. Guimarães, Benfica ou Sporting, entre outros.

PONTOS NAS ÚLTIMAS 12 JORNADAS DOS 5 PRIMEIROS
1º Vitória SC B – 25 pontos
2º Paredes – 24
3º Bragança – 21
4º Rebordosa – 20
5º BRITO – 24

Desta forma, o Brito bateu, então, o seu recorde de pontos numa edição do Campeonato de Portugal. “Fizemos 40 pontos quando a melhor marca era 38. Muito contente com os jogadores e toda a gente no clube”, disse Quim Berto, em exclusivo, ao Craques.

Soluções para todos os problemas

Quim Berto tem elogios para o antecessor André Anastácio, presidente José Dias e diretor desportivo Carlinhos. “Esta é uma vitória de todos no clube. O presidente nunca nos faltou com nada, salários em dia, roupa, condições para trabalhar. E há que destacar o excelente trabalho do André Anastácio nos últimos dois anos e meio ao serviço do clube”, salienta.

Ainda assim, há questões para melhorar, tal como em todos os clubes no Mundo. “Sim, claro que há. Dividir o campo com as equipas da formação no treino não é a melhor opção. Condiciona o nosso trabalho porque treinar em 50 metros não é o ideal. O clube está sempre pronto a melhorar. Se posso ficar na próxima época? Há possibilidades, mas temos de sentar-nos para falarmos sobre o que queremos para o Brito”, confessou.

Espírito de grupo da equipa tem sido uma constante ao longo da temporada

Com uma equipa cuja média de idades era de 23,8 anos, Quim Berto solidificou o grupo e estabilizou o onze que deu tudo de si para operar uma recuperação épica, levando, então, o Brito a bater todos os recordes. E a ausência de lesões foi, em certos casos, determinante. “Comigo, jogaram sempre os mesmos dois centrais. Havia posições fulcrais em que tinha de haver muita segurança e estabilidade”, disse.

As histórias engraçadas nas redes sociais

Prova do bom ambiente que reinou no balneário do Brito, foram os vídeos que o clube foi publicando nas redes sociais ao longo da temporada. Partidas feitas a jogadores – normalmente é o médio Tiger o mais visado – ou até um combate de boxe, todos os momentos são importantes para fortalecer o espírito de grupo de uma equipa que soube reagir à adversidade.

Tiger é uma figura da equipa do Brito e sofre muitas partidas dos colegas. Foto: Notícias do Berço

E até o golo que selou a permanência do clube no Campeonato de Portugal teve direito a vídeo. Que golo!

Muito ativo nas redes sociais, o Brito mostra, então, que está virado para o futuro. Esta recuperação histórica pode, então, ser o incentivo que faltava para que nas próximas épocas, a equipa possa ser ainda mais competitiva e passar a pensar em objetivos mais ambiciosos. Por que não?

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados