
Deivison – o goleador da AF Castelo Branco também vende… gelados de açaí
Aos 34 anos, Deivison sente-se como nunca. “Estou muito bem fisicamente, sem lesões, sem dor em qualquer parte do corpo. Vejo jogadores mais novos com queixas físicas e eu, graças a Deus, sinto-me em forma”, reconhece o experiente avançado ao Craques. Aliás, o arranque de época comprova o que Deivison diz: são 9 golos em 7 jogos e só numa época, a passada, ultrapassou os 10 golos. Pelo que está, então, a quatro golos de tornar esta a melhor temporada da carreira. Deivison – o goleador da AF Castelo Branco também vende gelados de açaí.
A boa relação pessoal que tem com o técnico André Matias levou Deivison a optar por assinar pelo Pedrógão. Apesar das propostas que recebeu. “Tive ofertas de bons clubes, alguns do Campeonato de Portugal com projetos de subida à Liga 3. Não vou dizer os nomes, mas eram do Porto, do Alentejo e do Algarve”, conta. E outro dos motivos que o levou a aceitar o Pedrógão tem a ver com a vida que leva fora do clube. “Nem pensei duas vezes quando o Pedrógão me convidou. Já tinha representado o clube na época passada e tenho a minha família radicada em Castelo Branco. As minhas filhas andam cá na escola e eu tenho um negócio de venda de gelados de açaí com a minha mulher”, explica.
O que, diga-se de passagem, é um sucesso. “Tem corrido lindamente. Também fomos os primeiros a vender açaí aqui em Castelo Branco. Foi uma forma de agarrar e conquistar clientes.”, confessa.

O técnico do Pedrógão mostra-se muito contente em poder contar com um jogador da craveira de Deivison no plantel. “Tenho uma relação de grande proximidade com ele. É um jogador bastante diferenciado para o distrital. Podia perfeitamente andar a jogar num clube da Liga 3 ou eventualmente na Liga 2”, explica André Matias, assumindo, sem reservas, que “é mais fácil trabalhar com este tipo de relação.”
André Matias está há dez épocas no comando do Pedrógão e os objetivos do clube estão bem identificados. Ao ponto de o treinador comparar, então, o clube a um dos maiores clubes nacionais. “Costumo dizer que somos o Braga da Associação de Futebol de Castelo Branco. Queremos sempre lutar para subir de divisão e passar a fase de grupos da Taça, se possível, vencê-la. Jogámos na Taça de Portugal e o clube tem crescido em infraestruturas nos últimos anos”, explica.

Depois de ter ganho uma Supertaça e sido finalista em duas finais da Taça José Farromba, o Pedrógão espera, então, conquistar mais um troféu esta época. Mas, além disso, o técnico André Matias deseja contribuir para mais melhorias do clube em breve. “Espero ajudar à renovação dos balneários. Mas também à renovação do sintético. Se eu renovar contrato, para o ano atacamos a subida de divisão”, promete o técnico que, a par de José Vala no Caldas, tem 10 anos a treinar o mesmo clube em divisões inferiores do futebol português.
O mister Matias mostra-se ainda orgulhoso com o facto de o Pedrógão apostar “nos melhores atletas do distrito”. “Damos primazia aos melhores futebolistas nascidos e formados no distrito, é uma aposta clara”, explica ao Craques.

Para além disso, e já a pensar numa possível subida ao Campeonato de Portugal, André Matias explica que, em termos de certificação, o Pedrógão já tem a questão resolvida. “Temos um protocolo feito com o Valongo, que nos permite ter a certificação para uma eventual participação no Campeonato de Portugal. Assim, se atacarmos a subida e alcançarmos o objetivo, não haverá problema. Temos inclusivamente três juniores do Valongo que podem vir a integrar o plantel sénior do Pedrógão”, conta, cheio de orgulho.
Quem distribui elogios por toda a equipa é Deivison. “É um grupo com homens, mas também com alguns miúdos e todos humildes. Tanto os mais novos como os mais velhos têm capacidade de reconhecer o erro, se for esse o caso. E isso é bom. A equipa é muito unida”, considera, então, o experiente avançado, de 34 anos.

Questionado sobre se já pensa no fim da carreira, o goleador brasileiro é claro. “Falo com a minha mulher sobre isso e o pensamento é jogar mais 2 ou 3 aninhos, assim me continue a sentir bem fisicamente. E enquanto me sentir feliz a marcar golos, vou continuar”, conta, lembrando o que mister André e amigo lhe diz muitas vezes nos treinos: “’Deivison, domingo são dois. Domingo são três… [risos] E eu respondo: ‘Deus te ouça’. Não tenho metas em relação a golos, é ver até onde posso chegar.”

No futebol distrital, vencer jogos continua a ser decisivo. Mas em Cascais, o jogo começou a ser preparado muito antes do apito inicial. O CS Cascais tem vindo a afirmar-se não apenas pelos resultados em campo, mas por um projeto estruturado onde a comunicação, a identidade e a ligação à cidade assumem um papel central [...]

João Miguel Lima vive o melhor momento da época ao serviço do Maria da Fonte. Nos seus últimos quatro jogos, o extremo de 32 anos assinou 6 golos e 2 assistências, números que o colocam no centro das atenções da Pro-Nacional da AF Braga e ajudam a explicar a liderança sólida da equipa povoense. O [...]

Finalmente acabou janeiro, e as principais competições distritais de Portugal entram numa fase decisiva da temporada. Com a luta pela subida ao Campeonato de Portugal a ganhar forma em vários distritos, o Craques faz o ponto de situação e apresenta os líderes de todas as Associações de Futebol do país à entrada de fevereiro, num [...]

O clima de contestação que se vive em Vila do Conde tem raízes profundas e começa, antes de tudo, dentro das quatro linhas. A temporada do Rio Ave FC tem sido marcada por maus resultados, falta de consistência e perda de competitividade, criando um ambiente de desconfiança que se agravou de forma clara com a [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.