Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Diogo Conceição - do treino físico ao sonho de treinador: “Quero continuar a evoluir até chegar ao banco”

Diogo Conceição – do treino físico ao sonho de treinador: “Quero continuar a evoluir até chegar ao banco”

CraquesCraques|

Diogo divide os dias entre vários clubes, sempre com um objetivo claro: crescer no futebol. Preparador físico da equipa sénior da Nova SBE, assume que tudo passa pela adaptação. “O principal foi aprender a adaptar a teoria a pessoas reais”.

Formado em Exercício e Bem-Estar, Diogo iniciou o percurso no Carcavelos e deu o salto para o futebol sénior esta época. Na Nova SBE, encontrou um contexto exigente, marcado pela gestão de cargas entre futebol distrital e universitário. Paralelamente, trabalha nos juniores do Abóboda e como treinador estagiário no Central 32, experiências que considera essenciais para o futuro.

Do Carcavelos à Nova SBE

A primeira experiência competitiva surgiu no Carcavelos e marcou o início do percurso no futebol. “Permitiu-me desenvolver bases para integrar um contexto competitivo”, recorda.

Esta época, chegou à equipa sénior da Nova SBE, um passo pensado e ambicioso. “Queríamos dar o salto para um contexto de equipa sénior e a Nova SBE fez-nos o convite”, explica.

A equipa técnica de Diogo Conceição quis dar o salto para uma equipa sénior.

Uma oportunidade que lhe permitiu aplicar conhecimento académico num ambiente mais exigente e próximo da realidade que ambiciona para o futuro.

Gerir cargas, contextos e realidades

Trabalhar com uma equipa de seniores trouxe novas exigências físicas e mentais. “Foi fundamental a gestão da carga, a prevenção de lesões e a comunicação”, sublinha. Muitos atletas conciliam futebol distrital e universitário, aumentando a complexidade do trabalho.

Em paralelo, mantém funções nos juniores do Abóboda. “Consigo gerir com facilidade os dois contextos porque os microciclos são diferentes”, explica, garantindo que a presença regular nos dois clubes tem sido natural e equilibrada.

Diogo afirma que gerir duas equipas diferentes decorre de forma natural.

Contextos diferentes, princípios comuns

Apesar das diferenças etárias, a base metodológica mantém-se. “A abordagem acaba por ser similar”, explica, destacando o foco na recuperação e prevenção no início da semana.

As diferenças surgem nas necessidades individuais e no momento da época. “Ao lidar com diferentes escalões, acabo por desenvolver uma maior adaptabilidade”, afirma, considerando que esta diversidade lhe dá uma compreensão mais ampla do jogo e do treino.

A ambição de ser treinador principal

A ambição de ser treinador principal nasceu ainda na faculdade. “Recebi um convite para ajudar numa equipa de formação e ganhei um gosto enorme em dar treinos”, recorda.

Com a parte teórica do UEFA C concluída, é atualmente treinador estagiário dos Benjamins do Central 32, e para o futuro, o caminho está traçado.

Diogo já concluiu a parte teórica do curso UEFA C.

“É essencial continuar a apostar na formação, ganhar experiência e aprender com treinadores mais experientes”, sublinha, apontando a liderança e a comunicação como passos fundamentais

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados