
O avançado veio do Brasil para Portugal para jogar futebol em 2021. Contudo, vários contratempos e burocracias atrasaram a sua estreia nos relvados portugueses, que só aconteceu quase dois anos depois de ter aterrado. Esta temporada, em apenas cinco jogos pelo Ansião, leva já 10 golos, que fazem dele o melhor marcador de todos os campeonatos nacionais no mês de outubro. Edílson Santos – o melhor marcador de outubro a nível nacional.
Natural de Salvador, na Bahia, Edílson Santos já atuou pelas camadas jovens de grandes clubes brasileiros como o Cruzeiro e o Fortaleza. Começou a trilhar o seu caminho no futebol sénior no Barcelona Esportivo, e passou ainda por outros clubes como o Mineiros EC, o CA Serranense ou Serra FC.
Em meados de 2021, emigrou para Portugal, com o objetivo de jogar futebol em terras lusas. No entanto, algumas adversidades adiaram a sua estreia nos relvados portugueses. “Eu só poderia jogar se tivesse o visto. Como não tinha, não pude ser inscrito. Fiquei quase dois anos sem poder competir devido a essa burocracia. Nesse período, apenas treinava com o grupo”, disse, num exclusivo ao Craques.

A sua estreia no futebol português acabou mesmo por acontecer, mas já na época 2023/24, pela porta do AC Avelarense. No clube de Avelar, da AF Leiria, Edílson cumpriu duas temporadas, contabilizando um total de 37 jogos e 30 golos.
Atualmente no Ansião, sexto classificado da 1.ª Divisão da AF Leiria, e futuro adversário do Avelarense, Edílson antevê o confronto que se avizinha com a sua ex-equipa de forma muito tranquila: “Para mim é só mais um jogo como outro qualquer. Tenho amigos lá, mas, dentro de campo, cada um defende a sua camisola”.

Apesar do grande momento de forma a nível individual, o grupo continua a lutar por maior consistência exibicional, somando, até ao momento, duas vitórias, um empate e duas derrotas. O contributo do avançado tem sido determinante, mas a equipa ainda procura estabilizar o seu rendimento coletivo ao longo do campeonato. Ainda assim, o jogador mantém a confiança na equipa, e acredita que vão melhorar: “Somos uma equipa com muitos jogadores novos, e demora tempo para ganharmos química uns com os outros, mas acredito que estamos no caminho certo”.
O avançado reconheceu também a qualidade dos seus colegas de equipa, e afirma que o trabalho árduo vai ser o caminho para uma boa época: “A equipa é boa, temos bons jogadores, e sabemos da nossa qualidade. É continuar a trabalhar, que os resultados positivos vão aparecer naturalmente”.
É indiscutível a influência de Edílson no início de temporada do Ansião. São já 10 golos apontados em apenas cinco partidas, o que representa mais de 80% da eficácia da equipa. Tais números fazem dele o, então, melhor marcador de todos os campeonatos nacionais no mês de outubro. “Quando levas a sério aquilo que fazes, as coisas acontecem naturalmente”, revelou o jogador sobre o segredo por detrás da sua veia goleadora.

Quanto ao futuro, o ponta-de-lança do Ansião espera não parar por aqui, e, apesar dos seus objetivos pessoais, não destoa daquilo que são as metas do coletivo: “Espero poder continuar a marcar golos e ser o melhor marcador do campeonato, mas ajudar a minha equipa a andar lá em cima é o objetivo principal”.

No futebol distrital, vencer jogos continua a ser decisivo. Mas em Cascais, o jogo começou a ser preparado muito antes do apito inicial. O CS Cascais tem vindo a afirmar-se não apenas pelos resultados em campo, mas por um projeto estruturado onde a comunicação, a identidade e a ligação à cidade assumem um papel central [...]

João Miguel Lima vive o melhor momento da época ao serviço do Maria da Fonte. Nos seus últimos quatro jogos, o extremo de 32 anos assinou 6 golos e 2 assistências, números que o colocam no centro das atenções da Pro-Nacional da AF Braga e ajudam a explicar a liderança sólida da equipa povoense. O [...]

Finalmente acabou janeiro, e as principais competições distritais de Portugal entram numa fase decisiva da temporada. Com a luta pela subida ao Campeonato de Portugal a ganhar forma em vários distritos, o Craques faz o ponto de situação e apresenta os líderes de todas as Associações de Futebol do país à entrada de fevereiro, num [...]

O clima de contestação que se vive em Vila do Conde tem raízes profundas e começa, antes de tudo, dentro das quatro linhas. A temporada do Rio Ave FC tem sido marcada por maus resultados, falta de consistência e perda de competitividade, criando um ambiente de desconfiança que se agravou de forma clara com a [...]

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.
Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.
Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever, aceita nossa política de privacidade.Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias
Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.