Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Luís Lira: “A Madeira fez de mim o jogador que sou hoje”

Luís Lira: “A Madeira fez de mim o jogador que sou hoje”

Luís Lira: “A Madeira fez de mim o jogador que sou hoje”

CraquesCraques|

Globetrotter do futebol madeirense construiu toda a carreira na Pérola do Atlântico. E não esconde o orgulho pelo percurso feito “em casa”. “Representa orgulho para mim jogar na minha região, perto da minha família”, afirma o avançado do 1º Maio Funchal.

Após passagens por diversos clubes na Ilha da Madeira, Luís Lira assume-se como um jogador moldado pelo contexto regional. Onde cresceu, então, enquanto atleta e pessoa. Entre momentos marcantes e algumas adversidades, como uma lesão grave no início da carreira sénior, o avançado manteve sempre a ligação à Madeira. Hoje, vive uma fase de maturidade competitiva, num campeonato que considera cada vez mais equilibrado e exigente. Luís Lira: “A Madeira fez de mim o jogador que sou hoje.”

Uma carreira feita na Ilha

Luís Lira construiu todo o seu percurso em clubes madeirenses, mas não se pense que se arrepende de tal feito. É, aliás, algo que o globetrotter do futebol madeirense assume como uma honra.

“Representa orgulho para mim jogar na minha região, perto da minha família”, afirma, em entrevista ao Craques. A estabilidade e a proximidade ajudaram-no a crescer num contexto familiar, onde se sente valorizado. Mesmo com diferentes realidades competitivas, manteve sempre a ligação à ilha, construindo uma identidade própria no futebol regional.

O atleta da ilha fez todo o seu percurso profissional em clubes da Madeira

Ambição e pertença

O avançado admite que sair da Madeira é, na maioria das vezes, uma ambição comum entre os jogadores da região. “Todos nós almejamos algo mais”, reconhece, mas sublinha que houve momentos em que “estar no conforto de casa é o melhor”.

Ao longo do percurso, indica alguns clubes que marcaram a sua evolução. Mas destaca, sobretudo, o Juventude de Gaula. “Foi casa, foi família, foi união”, recorda, apesar de ter sido lá que sofreu uma grave lesão, a qual o obrigou a interromper esse capítulo.

Avançado madeirense destaca o Juventude de Gaula como o clube que o mais fez crescer

Números que falam por si

A mudança para o 1º Maio Funchal surgiu, então, num momento especial para o clube e para Luís Lira. “Aceitei o projeto por ser o ano centenário do clube e também pela equipa técnica”, explica o avançado, de 28 anos.

Com sete golos em onze jogos, o melhor marcador da Divisão de Honra da AF Madeira vive, então, a época mais produtiva da carreira. “Sinto-me numa fase mais madura, física e mentalmente”, admite, destacando a confiança do grupo como fator decisivo para o rendimento individual do atleta.

Pensar no amanhã com os pés no chão

Luís Lira vê-se, nos seus próximos anos, ligado ao futebol madeirense. E num campeonato que considera, então, cada vez mais competitivo. “Imagino o meu futuro ligado ao futebol madeirense”, afirma.

O avançado admite que o seu futuro desportivo será sempre na Madeira

Os objetivos passam, por isso, por ajudar o clube e manter a consistência exibicional. “Trabalharemos ao máximo para melhorar na segunda volta”, garante. A terminar, para os mais novos, deixa uma mensagem clara: “Sonhem grande, mas trabalhem ainda mais.”

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados