Logo
Desportos
Rubricas

REDES SOCIAIS

Marco Almeida e a fase do Gouveia: “Dava-nos jeito o Tó Madeira do CM”

Marco Almeida e a fase do Gouveia: “Dava-nos jeito o Tó Madeira do CM”

Marco Almeida e a fase do Gouveia: “Dava-nos jeito o Tó Madeira do CM”

CraquesCraques|

O Clube Desportivo Gouveia está na ordem do dia devido a um documentário do humorista Luís Franco-Bastos. Mas o Craques foi, também, perceber as razões dos maus resultados da equipa sénior que viu o técnico Rui Gomes sair. O treinador dos Sub-19 assumiu os seniores e é da geração do avançado que acredita que existiu. Mas com ou sem Tó Madeira, avisa, o Gouveia “dará a volta por cima.”

O Clube Desportivo Gouveia voltou a ser muito falado devido a um documentário do conhecido humorista Luís Franco-Bastos, a propósito da lenda do simulador de futebol virtual Championship Manager, hoje Football Manager: Tó Madeira. Mas, na realidade, o clube atravessa uma série de maus resultados na Série B do Campeonato de Portugal. Rui Gomes subiu a equipa dos distritais, mas a colocação do Gouveia na Série B não estava nos planos. E o técnico acabou por sair, dando lugar a Marco Almeida, que agora orienta os Sub-19 e, de forma interina, os seniores. A verdade é que, tendo existido ou não, o ‘goleador fantasma’ é muito falado no clube. Marco Almeida e a fase do Gouveia: “Dava-nos jeito o Tó Madeira do CM.”

Para Marco Almeida, que tem 46 anos, o Tó Madeira é uma figura indiscutível da sua juventude. “Toda a nossa geração fala do Tó Madeira. Se existiu? Não tenho a certeza, mas o presidente diz que sim. Todos os miúdos nos perguntam quem foi o Tó Madeira. E creio que, se estivéssemos noutra zona do país, o clube poderia beneficiar muito mais com o fenómeno do Tó Madeira”, reconhece.

Este era o perfil de um avançado que se tornou lenda no CM mas que não se sabe se existiu

O técnico viu os dois episódios já disponíveis do documentário e não tem dúvidas de que o Gouveia poderia aproveitar o fenómeno Tó Madeira de outra forma. “Já mandei prints ao presidente [Alberto Cardoso]. E ele ri-se quando falamos disto. Mas até o Intermarché já publicitou nas redes sociais a camisola que o Luís Franco-Bastos exibe no documentário. E a própria ida à fábrica da Lacatoni poderia, de alguma forma, catapultar o Gouveia”, reconhece.

Uma realidade bem diferente

Se é verdade que o fenómeno Tó Madeira voltou à ribalta e recolocou o Gouveia nas bocas de toda a gente, o técnico reconhece que esta é uma equipa jovem e que pode dar frutos no futuro. “O mister Rui Gomes fez ajustes no plantel para jogarmos a Série C, que era onde o clube tinha estado há duas épocas. Mas ficámos na Série B, que é totalmente diferente. Um futebol mais físico, em que é preciso mais estaleca e saber ler o que o jogo pede em determinado momento. Pelo que temos sentido muito a falta de gente mais madura”, explica, sobre uma equipa que tem uma média de idades de 21,6 anos.

Equipa do Gouveia é composta por vários jovens e a média de idades é de 21,6 anos

Para Marco Almeida, a equipa “esquece-se de que tem de se divertir a jogar”. E o medo de errar está sempre presente. “Não sei se é por nervosismo ou falta de responsabilidade”, diz. A trabalhar num clube que já potenciou vários jogadores para ligas profissionais, como são os casos de Wagner Pina ou Jorge Monteiro, Marco Almeida explica que o clube deve reforçar-se em breve. “Existe um acordo de cavalheiros com o Estoril, desde que estava lá o Pedro Alves como diretor-desportivo. E estamos a tentar o empréstimo de jogadores sub-23”, revela.

Tudo pode estar diferente daqui a um mês

O Gouveia soma cinco jogos seguidos a perder e sem marcar qualquer golo. Daí a necessidade de encontrar “um Tó Madeira”, mas, para já, a equipa terá de dar uma resposta. E os próximos jogos são contra equipas com trajetos distintos: o aflito União de Lamas (9º), o vice-líder Vila Meã e o igualmente desesperado Anadia (13º).

“O futebol muda muito depressa. Se calhar, daqui a um mês, o treinador do Gouveia está aqui a falar de 3 ou 4 vitórias seguidas. Eu irei voltar aos Sub-19, pois é a equipa onde tenho desenvolvido o meu principal trabalho no clube”, assume Marco Almeida.

Um crescimento mais do que evidente

Os Sub-19 do Gouveia têm dado muitas alegrias aos adeptos. Especialmente na última época. “Conseguimos ir à fase de subida e só não subimos porque empatámos contra o Machico na última ronda e tínhamos de fazer melhor do que o Moreirense. Eles empataram em Vizela e nós tínhamos de ganhar, mas ficou 1-1. Ainda assim, ficámos muito satisfeito com o crescimento de vários jogadores”, diz.

Alguns deles foram, então, promovidos ao plantel principal esta temporada e até já se estrearam no Campeonato de Portugal. Tanto sob o comando de Rui Gomes como agora às ordens de Marco Almeida. “Ainda na última jornada, frente ao Alpendorada, estreei o Guilherme Pereira [defesa, 19 anos], o Simão Cunha [médio, 18 anos] e o Afonso Santos [médio, 18 anos]”, refere, com orgulho.

Notícias e Entrevistas

Subscreve para receber as últimas novidades, entrevistas exclusivas, análises de jogos e muito mais.

Cuidamos dos teus dados conforme a nossa política de privacidade.

logo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas notícias

Ao subscrever estará a concordar com nossa política de privacidade.

REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 CRAQUES.PT
Todos os direitos reservados